segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festival Gastronômico Show & Sabor em Peruíbe / 2010




A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Departamento de Turismo está organizando o Festival de Inverno, com a abertura oficial do Festival Gastronômico Show & Sabor, que inicia no dia 2 de julho. Este ano a gastronomia peruibense traz uma surpresa aos munícipes e turistas, pois além de conhecerem os diversos restaurantes a la carte do município, será apresentado o prato turístico de Peruíbe, que terá seu lançamento junto a abertura do evento.

Na quarta edição do festival gastronômico de Peruíbe doze restaurantes estão participando, entre eles:


  • Restaurante A Toka do Lula - É a kara do kara
  • Restaurante Beer Uta - Cada um no seu quadrado
  • Restaurante Beira Mar - Abadejo ao Camarão
  • Restaurante Bolinho de Bacalhau - Bacalhoada
  • Restaurante Brisamar - Catupiranga de Camarão
  • Restaurante Escondidinho´s - Chapa de Picanha
  • Restaurante Leblon - Alcatra à Leblon
  • Mamma Lina (Pizza na Pedra) - Meca à moda
  • Pão de Maçã Pães e Gastronomia - Capeline ao limone com tiras de pescada
  • Restaurante do Epa - Tilápia à moda do Epa
  • Restaurante Pier Gaivotas - Tainha ao Pier
  • Restaurante Turístico - Picanha Brasileira
No sábado (3) haverá show do cantor sertanejo Renny Ribeiro e no dia 4 a apresentação do Coral do Servidor Municipal de Peruíbe, em comemoração ao segundo aniversário. Isso é apenas o começo da programação do Festival de Inverno que ainda contará com a Festa do morango, a Festa Reggae e muitas outras atrações culturais.

O Festival Gastronômico se encerrará juntamente com a programação de inverno. Então, não perca as dicas de culinária que este evento oferece a você. Assim, poderá traçar um roteiro gastronômico para toda a família. O Festival de Inverno acontecerá durante todos os finais de semana de julho até o dia 1 de agosto, no Espaço Cultural Chico Latim, localizado na Avenida São João s/n, no centro da cidade, com apresentação a partir das 20 horas.

Peruíbe se prepara para o lançamento de prato que irá representar a cidade

O Departamento de Turismo, convidou o chef João Carlos Demarco, diretor da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo e do Departamento de Qualidade no Atendimento ao Turista da AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Turístico), ambas do Estado de São Paulo, para desenvolver um prato, utilizando ingredientes típicos da cidade para ser símbolo da gastronomia de Peruíbe.

Para o lançamento do prato o chef ministrou um curso em cinco dias, em abril, para restaurantes que se inscreveram. Para a escolha dos ingredientes que compõem o prato representante da cidade, foi realizado um trabalho de pesquisa, com estudo sobre a cultura local. A viabilidade, o acesso a cada um deles durante todo o ano e o custo também foram levados em conta.

Durante curso chef destacou que funcionários bem preparados são fundamentais para a qualidade do atendimento e faz parte da gastronomia, que é tudo aquilo que leva ao prazer da boa comida.
 
Fonte: MOGIANO.COM

Comentário: é uma boa iniciativa para o nosso turismo esse Festival Gastronômico. Mas não basta criar um prato que seja, digamos assim, a cara da gastronomia peruibense, se esse não for divulgado em outros eventos, não apenas naqueles realizados em regiões metropolitanas, como a Baixada Santista.

Pode ser algo que Peruíbe poderia apresentar em uma futura EXPOVALE, a qual cresce em importância. Peruíbe precisa deixar de dar as costas a eventos que, embora pareçam de pouca expressão, podem contribuir em muito para que este município conquiste um maior espaço, de acordo com as suas características.

EXPOVALE sem Peruíbe

Nenhum comentário: