terça-feira, 22 de junho de 2010

Branquinha, uma cidade brasileira destruída / junho de 2010

A prefeita de Branquinha, Renata Moraes, diz que a situação é desesperadora no município. A enchente levou escolas, posto de saúde, várias lojas do comércio e todas as secretarias da Prefeitura. "Não sobrou mais nada, estamos sem água, sem luz, sem comunicação nenhuma", contou.

O município foi atingido na tarde da última sexta-feira. A própria prefeita passou a noite de sexta até sábado pela madrugada em cima do telhado da casa dela. "Eu estava no telhado de casa, com 11 pessoas, em cima do telhado, ilhada. A casa do lado desabou e a do outro lado também. A gente ligou para os bombeiros, mas eu só consegui sair quando minha irmã chegou, com um bote", contou a prefeita.

Bastante desesperada, Renata Moraes disse que a população perdeu tudo. Só restaram as casas de dois morros, mesmo assim, o espaço é pequeno para tanta gente. "Nós temos três igrejas que estão lotadas. Eu não tenho mais local para colocar ninguém. Parece que passou um furacão pela cidade", desabafou. "Eu perdi o funcionamento da cidade. Como é que a cidade existe, se não sobrou mais nada", disse, chorando, a prefeita.

Renata Moraes ainda lembrou que, há cerca de um mês, no dia 18 de maio, quando foi comemorada a Emancipação Política de Branquinha, chegou a inaugurar um posto de saúde, uma escola, um tele-centro e ainda comprou carros para o município - "não sobrou nada. Hoje eu não consigo localizar nada por lá", disse a prefeita.

Números

Segundo os números da Defesa Civil Estadual, há 3.200 pessoas desalojadas e 1.000 desabrigadas em Branquinha. Ao todo, 8.000 pessoas foram afetadas pela enchente e três morreram.

A prefeita contou que ontem enterrou quatro pessoas e que já sabe de mais de dez desaparecidas. "O dono do mercadinho desceu com a enxurrada. A mulher dele está em Maceió, em pânico. Ela perdeu a casa, o comércio e o marido dela", contou.

Sobre os números, Renata Moraes disse que não tem ideia porque a situação ainda é precária em Branquinha.


O Corpo Militar Bombeiros de Alagoas (CBM/AL) está disponibilizando duas contas bancárias para receber doações destinados às vítimas das chuvas que devastaram 21 municípios alagoanos nos últimos dias. De acordo com dados da Defesa Civil, já são 19 mortos e cerca de 80 mil desabrigados e desalojados.

Os interessados podem depositar nas contas do Banco do Brasil Agência 3557-2 CC 5241-8 e na da Caixa Econômica Agência 2735 Operação 006 Conta 955-6. Doações de todos os valores serão aceitas.


Fonte: Prefeitura de Branquinha

Um comentário:

Anônimo disse...

MIKZ E PARCEIRA DO CI BARGIERI TAMBEM, ALEM DO CONTRATO DE 6MILHÕES COM A PREFEITURA

No dia 12 de junho o Colégio Irene Bargieri realizou um grande arraial no Centro de Convenções. A MIKZ monitoramento esteve presente e participou da iniciativa doando, dentre os brindes, uma TV de LCD que foi sorteada no bingo da festa junina.