quarta-feira, 23 de junho de 2010

Município de Branquinha vive o pós-apocalipse / junho de 2010



"Nada restou da parte funcional. Não tenho uma folha de papel para fazer uma ficha de um doente"
Ana Renata da Purificação Moraes
Prefeita de Branquinha

A moça acima enfrenta agora o maior desafio da vida dela, o de liderar, literalmente, sobreviventes de um evento apocalíptico. Esse município até então desconhecido, chamado de Branquinha, terá de recomeçar do zero.

Prefeitura, escolas, posto de saúde e lojas foram destruídas. Nenhum prédio público ficou inteiro. Fala-se que 90% da zona urbana foi arrasada, como se o rio local, chamado de Mundaú, tivesse varrido a cidade como uma Tsunami.

Sei que nesse momento o rosto da prefeita está bem diferente do da foto, tirada em melhores dias, e provavelmente em um local que nem deve existir mais. É duro, pois para ela e aos seus munícipes não se trata de uma tragédia distante como a do Haiti, mas de algo que estão vivendo, experimentando, um evento que mudará radicalmente a história local, inclusive de todos os que sobreviveram.

Realizações arrastadas pelas águas, entes queridos que se foram, sonhos e projetos que serão abandonados definitivamente, e em breve, multidões de jovens partirão em êxodo na busca de existência digna em outras terras. O sofrimento do povo branquinhense está apenas começando.

Vamos ajudar essa gente. Poderia ser aqui. ALGO MUITO PARECIDO PODE OCORRER AQUI. Eu não esqueci da enchente de 1979. Nossos governantes esqueceram, eu não.

Pois bem, visitem o link da Prefeitura de Branquinha . Me parece ser o melhor site sobre o assunto, devido as constantes atualizações. Não se trata do único município atingido, mas de longe é o mais prejudicado. Sejamos solidário, assim como já fomos ajudados no passado....e poderemos necessitar de nova ajuda no futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

LINDA VOTO NELA