terça-feira, 22 de junho de 2010

Peruíbe e Ana Dias caminhando para a integração / junho de 2010



Ana Dias integrará Vale do Ribeira ao maior programa de saneamento do litoral

 

Sabesp planeja obra para tratar esgoto coletado no bairro em estação construída pelo programa Onda Limpa em Peruíbe


O pacato distrito de Ana Dias, em Itariri, surgido no início do século passado em torno da linha férrea Santos-Juquiá, integrará o Vale do Ribeira ao Onda Limpa - o maior programa de saneamento e recuperação ambiental do litoral brasileiro.

Na semana passada, o superintendente regional da Sabesp, Irineu Yamashiro, esteve em Ana Dias com o coordenador do Onda Limpa no Litoral Sul, engenheiro Marco Antônio Vieira Sampaio, para avaliar a possibilidade de integração do sistema de esgoto do bairro com uma das estações de tratamento recém inauguradas no município vizinho de Peruíbe.

A ideia é levar todo o esgoto coletado em Ana Dias para tratamento estação "Lama Negra", de Peruíbe, perto da divisa com Itariri. Para isso, serão aplicados recursos do Onda Limpa na construção de uma estação elevatória e no assentamento de 4 quilômetros de tubos. O prazo estimado para elaboração de projeto e execução da obra é de um ano.

O empreendimento possibilitará expandir a rede coletora de esgoto de Ana Dias, que hoje atende apenas 28% das residências do bairro e não pode ser crescer enquanto não houver garantia de tratamento do esgoto coletado. Após a interligação com a estação de Peruíbe, todos os domicílios de Ana Dias vão contar com coleta de esgoto.

"A integração com o Onda Limpa é uma solução criativa para o saneamento em Ana Dias", comemora o superintendente Irineu Yamashiro. Sem isso, a única alternativa seria construir uma estação de tratamento exclusiva para o bairro de 2 mil habitantes, o que exigiria um investimento alto em relação ao pequeno volume de esgoto a tratar.

O Programa Onda Limpa é uma das maiores ações de saneamento do Brasil e o maior projeto de recuperação ambiental já implementado no litoral paulista. São mais de 3,5 milhões de pessoas beneficiadas, com investimento total de R$ 1,47 bilhão e a geração de mais de 42 mil empregos diretos e indiretos. O programa conta com financiamento da Japan International Cooperation Agency (Jica).

Fonte : Monica Lima / Blog do Camilo Aparecido

 

 Comentário: Essa melhora estrutural que ocorrerá em Ana Dias não apenas proporcionará rede de esgoto para todas as residências da sua área urbana. Na prática ela justifica uma idéia, que foi cogitada nos anos oitenta, de que esse distrito itaririense deveria ser anexado a Peruíbe.

Peruíbe ganharia muito com esse crescimento territorial, pois aumentaria a sua área agrícola - aqueles imensos bananais se tornariam peruibenses - e poderia aumentar o seu potencial para a prática do turismo rural. Já os moradores de lá estariam integrados a um município que apesar dos problemas sociais conhecidos, está em melhores condições do que Itariri. 

E é claro, isso contribuiria para o lento porém contínuo processo de valeribeiralização de Peruíbe. 

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de saber ...afinal Ana Dias é um bairro de Peruíbe ou Itariri? E se pertence a Itariri existe possibilidade de Peruíbe tomar posse???