domingo, 9 de agosto de 2009

LITORAL PLAZA SHOPPING E UM SONHO PERUIBENSE




Aproveitando as minhas férias, resolvi ir ontem (sábado) até Praia Grande, onde, com um amigo, visitei o Shopping LITORAL PLAZA.


O lugar estava lotado, sendo que até vimos outros peruibenses. O que eu quero dizer, é que aquele local não tinha apenas praiagrandenses, mas consumidores das cidades vizinhas. Aqui, na nossa "parte da baixada santista", algo similar ao LITORAL PLAZA simplemente não existe; parece ficção científica para a nossa realidade.

Durante anos, escutei o conto do SHOPPING PERUIBE, ou seja, de um sofisticado centro de consumo, serviços e lazer, que seria construído na Avenida Anchieta, em frente ao condomínio Praia do Arpoador, o que não aconteceu. Uma placa ficou durante durante anos em um terreno vazio, onde hoje existe....um outro condomínio.

Creio que o motivo de não temos um SHOPPING de verdade é simples: não temos consumidores de classe média, em quantidade suficiente, para justificar tal empreendimento. E não estou falando apenas de consumidores locais.

Vou dar um exemplo: Ubatuba, uma cidade MUITO MENOR DO QUE A NOSSA (pois é) possui um SHOPPING chamado PORTO ITAGUÁ (Itaguá é um bairro chique ubatubense), com direito a
MCDONALD'S, sorveteria ROCHA (aquela famosa do litoral norte, que tem filial aqui), cinema, café, loja de importados....e por aí vai. Como é que UBATUBA PODE E PERUIBE NÃO PODE?

Ubatuba atrai turistas paulistanos com melhor condição financeira, o que tornou viável o negócio, mesmo fora da temporada, já que os veranistas que tem casas na cidade também possuem mais recursos.

Lembro, não faz muito tempo, quando um certo senhor, em um de seus discursos salvacionistas, prometeu um shopping na cidade. Ele entrou na prefeitura, saiu, voltou (não exatamente no mesmo cargo) e nada de shopping !!!!! Tudo papo furado, que vai contra uma situação dura: a de que Peruíbe não consegue atrair visitantes de maior renda. Perdemos o trem do futuro, em se tratando de turismo, e consequentemente, muitos empregos deixam de ser gerados.


Um comentário:

Daniel Darth Maul disse...

é meu amigo peruibense, eu também estive neste shoping, primeiro mundo é outra coisa, nos aqui no vale, temos que nos contentar com o shoping CC, buahahahahaah (rindo pra não chorar)