domingo, 9 de agosto de 2009

LITORAL PLAZA SHOPPING E UM SONHO PERUIBENSE




Aproveitando as minhas férias, resolvi ir ontem (sábado) até Praia Grande, onde, com um amigo, visitei o Shopping LITORAL PLAZA.


O lugar estava lotado, sendo que até vimos outros peruibenses. O que eu quero dizer, é que aquele local não tinha apenas praiagrandenses, mas consumidores das cidades vizinhas. Aqui, na nossa "parte da baixada santista", algo similar ao LITORAL PLAZA simplemente não existe; parece ficção científica para a nossa realidade.

Durante anos, escutei o conto do SHOPPING PERUIBE, ou seja, de um sofisticado centro de consumo, serviços e lazer, que seria construído na Avenida Anchieta, em frente ao condomínio Praia do Arpoador, o que não aconteceu. Uma placa ficou durante durante anos em um terreno vazio, onde hoje existe....um outro condomínio.

Creio que o motivo de não temos um SHOPPING de verdade é simples: não temos consumidores de classe média, em quantidade suficiente, para justificar tal empreendimento. E não estou falando apenas de consumidores locais.

Vou dar um exemplo: Ubatuba, uma cidade MUITO MENOR DO QUE A NOSSA (pois é) possui um SHOPPING chamado PORTO ITAGUÁ (Itaguá é um bairro chique ubatubense), com direito a
MCDONALD'S, sorveteria ROCHA (aquela famosa do litoral norte, que tem filial aqui), cinema, café, loja de importados....e por aí vai. Como é que UBATUBA PODE E PERUIBE NÃO PODE?

Ubatuba atrai turistas paulistanos com melhor condição financeira, o que tornou viável o negócio, mesmo fora da temporada, já que os veranistas que tem casas na cidade também possuem mais recursos.

E Peruíbe? Pois é .... esta cidade segue apagada, perdendo ano após ano, o trem do futuro, sem um empreendimento como um SHOPPING CENTER, o qual poderia fazer a diferença.


Um comentário:

Daniel Darth Maul disse...

é meu amigo peruibense, eu também estive neste shoping, primeiro mundo é outra coisa, nos aqui no vale, temos que nos contentar com o shoping CC, buahahahahaah (rindo pra não chorar)