sexta-feira, 11 de junho de 2010

AME Vale do Ribeira e o seu futuro impacto em Peruíbe

 

Governador Goldman e secretário Barradas lançam obras do AME Vale do Ribeira na quarta-feira

Quantcast


O governador Alberto Goldman fará sua primeira visita oficial à região nesta próxima quarta-feira, 16 de junho, às 10 horas, para lançamento oficial do início das obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Ao lado do presidente do Consaúde, Décio Ventura, também participam da cerimônia o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. O evento será realizado em Pariquera-Açu, no terreno onde serão construídas as duas unidades que receberão investimento de R$ 8 milhões.

Serão 4,4 mil metros de área construída, em terreno de 12 mil metros quadrados em frente ao Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR). O AME terá 22 especialidades e previsão de realizar 12 mil consultas mensais. A previsão é que os dois prédios, que serão anexos, sejam construídos em dez. As obras devem gerar, no pico, 200 empregos diretos.

Em função das características sócio-econômicas da região, a Rede “Lucy Montoro” terá unidade para hospedagem, durante o tratamento, das pessoas que moram em municípios distantes de Pariquera-Açu.

Fonte: http://diariodeiguape.com/

Comentário: a Secretaria Estadual de Saúde divide SP em distritos, cada um classificado como uma DRS, que significa DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE. Por enquanto, Peruíbe faz parte da diretoria de Santos, mas vejo que isso vai mudar. O SUS daqui tende a reduzir a sua dependência dos recursos médico-hospitalares da metrópole portuária ou seja, surgiu um pragmatismo - pelo menos nessa área - que vai contra a participação ilógica e desvantajosa de Peruíbe na baixada santista.

É muito simples. O AME valeribeirense, instalado em Pariquera, será algo FORA DO COMUM, se comparado com a construção logo abaixo:


No prédio acima funcionará o AME de Peruíbe, mas inauguração, até agora, nada. E sei que terá menos especialidades...e espaço. Não adianta, o futuro para muitos usuários peruibenses do serviço único de saúde será frequentar Pariquera. O HRVR (Hospital Regional do Vale do Ribeira) já recebe pacientes daqui que necessitam de fazer hemodiálise, e entre os planos está o de direcionar muitos pacientes de Peruíbe - que atualmente frequentam o AME de Praia Grande -  para aquela cidade.

Analizando essas notícias, entendo agora o esforço do ex-prefeito Mário Omuro ao tentar convencer o governo paulista em construir um Hospital Regional em Peruíbe. Isso não beneficiaria apenas peruibenses, veranistas e moradores de cidades vizinhas, lhes possibilitando tratamento médico melhor e menos demorado. Esta cidade se tornaria uma referência nessa área. Quanto progresso VERDADEIRO isso geraria, com muitos empregos diretos e indiretos. Pariquera tende a se tornar vanguarda em uma região que ainda é muito atrasada. Seus tradicionais bananais perderão a importância atual, ante um ciclo de desenvolvimento saudável proporcionado por inteligentes investimentos estatais em um importante e vital setor de serviços.

É bom eu citar que Pariquera faz parte da DRS de Registro, e as diretorias não são estáveis, podendo ser revistas. Ou seja, com Peruíbe recorrendo cada vez mais as principais unidades hospitalares valeribeirenses para atendimento específico dos seus pacientes, claro que nosso município poderá mudar de DRS no futuro, para facilitar e ampliar as melhorias realizadas, resultado da falta de apoio santista, naturalmente.

Por mais que muitos digam o contrário, a RMBS ( Região Metropolitana da Baixada Santista ) tende a ter uma importância decrescente no nosso futuro. Se Santos nos despreza, o jeito é se juntar a turma lá "do outro lado", que já nos trata com mais consideração. Algo para se pensar.

Nenhum comentário: