quarta-feira, 23 de junho de 2010

Prefeita de Branquinha fala da reconstrução da cidade



A imagem acima é uma foto da NASA (Agência Espacial Americana), tirada no dia em que teve início a recente catástrofe no Nordeste brasileiro. Vejam bem, os cientistas de lá igualaram o caos do evento aos terremotos no Chile e Haiti. Foram 400 milímetros de chuva que em um período de poucas horas,  o que provocou um rápido transbordamento nos principais rios da região afetada.

Sobre essa questão, vou seguir focando na tragédia de Branquinha, pobre município alagoano. Vai ficando evidente que se trata da cidade proporcionalmente mais devastada, e foco a minha atenção nela, pois vejo que será a localidade que mais dificuldades enfrentará para superar tanta tragédia.

Com todos os edifícios públicos destruídos, Branquinha conta agora com um hospital de campanha para atendimento médico urgente e uma prefeitura que funciona provisoriamente na casa da prefeita, onde cestas básicas estão sendo estocadas. Não existe água potável e eletricidade e quase todo o comércio desapareceu. Segundo a prefeita Ana Renata Freitas Lopes, a área urbana de Branquinha terá de ser reconstruída em outro local do município, o que tem muito sentido, pois o rio Mundaú não é novato em enchentes por lá.

Três corpos foram localizados na noite de terça, e a prefeitura afirma que existem 50 desaparecidos. Parece pouco, para uma população estimada em 11.796 habitantes, mas em uma localidade desse tipo, predominantemente rural, formada em grande parte por descendentes de sitiantes que lá se estabeleceram, no século XIX e princípio do XX, muitos são parentes entre si. Imaginem o tamanho do impacto emocional para milhares de pessoas, muitas delas neste momento quase que limitadas a terem apenas as roupas que vestem.

Vão aqui informações sobre como ajudar, do blog da branquinhense Ayres Regina:

Contas bancárias:
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil disponibilizaram contas para doação às vítimas de Alagoas.

Caixa Econômica:
AGÊNCIA: 2735
OPERAÇÃO: 006
Nº DA CONTA: 955-6
NOME: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR
Banco do Brasil:
Banco do Brasil - C/C 5241-8 / Agência 3557-2 
 Mais informações no link:
Lembrem-se da burocracia governamental. Enquanto o poder público demora, a ação popular pode resolver necessidades mais imediatas.

Recomendo o blog da Ayres Regina, bem atualizado da situação.

Nenhum comentário: