quarta-feira, 2 de março de 2011

É SÓ MAIS UMA ENCHENTE DE ROTINA EM PERUÍBE, MINIMIZADA PELA MÍDIA COM O USO DA PALAVRA "ALAGAMENTO"





Alagamento desaloja 300 pessoas em Peruíbe-SP
02 de março de 2011



SOLANGE SPIGLIATTI - Agência Estado


Cerca de 300 moradores de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, estão desalojados (aqueles que podem contar com a ajuda de familiares e vizinhos) por conta de alagamentos que atingiram ontem a cidade. Segundo a prefeitura, a cidade vem sendo atingida por fortes chuvas desde segunda-feira, mas, na manhã de ontem, as águas que desceram pelas encostas da serra, junto com a maré alta, alagaram algumas regiões mais baixas do município.



Ao menos cinco pontos de alagamento se formaram nos bairros Jardim Ribamar, Jardim Barra de Jangadas e Vila Romar. Em torno de 91 famílias, cerca de 325 pessoas, ficaram desalojadas. De acordo com a prefeitura, os moradores foram levados para duas das três escolas da cidade que estão sendo usadas como alojamentos. As aulas foram suspensas. Ninguém ficou ferido.


FONTE: http://www.estadao.com.br/


COMENTÁRIO: seguem abaixo os significados de algumas palavras muito importantes.

1 - enchente (en-chen-te)

substantivo feminino.

Inundação, cheia do rio que transborda; torrente.

Figurativo: Excesso, abundância, quantidade excessiva.



2 - inundação (i-nun-da-ção)

substantivo feminino.

Ação ou efeito de inundar.

Transbordamento das águas, cobrindo certa extensão do terreno.

Alagamento.



3 - alagamento (a-la-ga-men-to)

ato de alagar.


Sinônimos de alagamento: aluvião, dilúvio, enchente, inundação.



Vamos ver se eu entendi. O uso da palavra ENCHENTE virou algo politicamente incorreto na mídia. Trata-se de uma palavra muito, digamos assim, pesada, pois indicaria uma destruição provocada pelas águas, o que não pega bem, ainda mais perto do Carnaval.

Como solução, está sendo usada pela mídia a palavra ALAGAMENTO. Siginifica a mesma coisa, mas para a população o apelo parece menor, reduz o drama. Leiam as frases a seguir:


ALAGAMENTO EM PERUÍBE.

ENCHENTE EM PERUÍBE.


Qual delas parece mais dramática? Na prática são A MESMA COISA, possuem O MESMO SIGNIFICADO, mas o simples uso de apenas uma delas pode, para o público que acompanha o que ocorre em Peruíbe pela mídia, minimizar ou agravar o acontecimento.

2 comentários:

Samuel disse...

Prezado Breno, apenas algumas correções de caráter técnico a respeito do texto acima. Nas ciência que estudam o meio físico, tais como a geologia, a geografia e alguns ramos da engenharia, entre outras, os termos citados não são sinônimos. Distinguem-se bem de acordo com o agente causador do fenômeno. Exemplifico:
- Enchente: condição de cheia de um curso d'água (em eventos de chuva forte), sem que as águas extravasem sua calha (ou seja, não há transbordo);
- Inundação: condição de cheia de um curso d'água onde, devido ao excesso de chuvas, seu leito regular não suporta o volume de água e transborda, atingindo suas áreas de várzea (áreas baixas que ficam à margem do curso d'água, frequentemente ocupadas nos centros urbanos);
- Alagamento: fenômeno que ocorre quando, em eventos de chuva, o sistema de drenagem urbano (sarjetas, bocas de lobo, galerias, etc.) não é capaz de dar vazão à água pluvial (ou seja, há mais água entrando no sistema, pela chuva, do que a sua capacidade de escoamento e direcionamento para um curso d'água próximo).
Note que, quando falamos de alagamento, não há influência de um curso d'água, apenas do sistema de drenagem urbana, também chamado de sistema de microdrenagem.
Espero ter auxiliado na compreensão dos termos.

PERUIBENSE LIVRE disse...

Gostei do comentário, e publico ele com uma melhora da postagem.