segunda-feira, 28 de março de 2011

NUVEM RADIOATIVA JAPONESA ATINGE O ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES




Os níveis de radiação detectados até agora não comprometem, no imediato, a saúde humana.



Esta nuvem é proveniente de fugas radioativas das centrais nucleares no Japão.



Félix Rodrigues, perito em poluição da universidade dos Açores, declarou esta manhã à Antena 1 Açores que não há razões para alarme.



"Estamos a detectar gás, Xénon 133, os gazes são os primeiros a chegar. Têm um ciclo de vida que os deve levar a desaparecer em um mês. Não creio que deva haver qualquer nível de preocupação, é uma radiação com níveis comparáveis aos emitidos pelas rochas ou pelo solo, são níveis muito residuais, não tem qualquer significado em termos de saúde pública".



Féliz Rodrigues vai continuar a analisar as concentrações radioativas nos céus das ilhas, provenientes do Japão.








COMENTÁRIO: fica mais do que claro que as autoridades japonesas estão "escondendo o jogo". A radiação chegou ao oceano Atlântico...caramba !!! Estamos assistindo a um evento com repercuções globais, que terá trágicas consequências para milhões de pessoas. Não falo apenas dos japoneses.


4 comentários:

Marcelo disse...

Estive nos Açores ano passado.
É a natureza viva! A coisa mais linda. Inclusive o Oceano. Uma pena a irresponsabilidade do homem com o meio-ambiente!!!

As ilhas mais ocidentais dos Açores estão praticamente no meio do caminho entre Lisboa e NY. Ou seja, chegou longe demais!!! De fato, os defensores dessa energia suja estão omitindo, e muito, os fatos!

PERUIBENSE LIVRE disse...

Sabia que você ia comentar essa notícia, Marcelo. Veja só, a radiação chegou ao oceano cujas ondas eu às vezes escuto da minha casa !!! A coisa é grave !!!


E o que as nossas autoridades têm a dizer sobre isso? A mídia brasileira ainda não tratou dessa questão.

Anônimo disse...

Ops.blz?? será que o sr. poderia postar aqui uma boa receita de arroz doce? Arroz doce,me faz lembrar do meu tempo de criança! promete por??

Marcelo disse...

E pensar que em Peruíbe quiseram instalar uma usina nuclear em plena Juréia feita com sucata nazista, cujos equipamentos foram para Angra.

Hoje vemos que uma usina dessas pode ser perigosa estando do nosso lado, ou do outro lado do mundo.

E o Brasil com tantos recursos, vento, sol o ano todo, vai se aventurar numa área que não tem a menor vocação.

Eis um dos nossos males! Sempre brigo que Peruíbe tem que usar as suas vocações para se desenvolver. Estendo ao nosso Brasil!