terça-feira, 13 de julho de 2010

Com a chuva, o frio! Massa de ar polar histórica chega ao Rio Grande do Sul



Regiões gaúchas deverão ter marcas próximas ou abaixo de zero, com geada nos próximos dias; sol deve aparecer para aliviar sensação de frio intenso, mas neve não está descartada.

A massa de ar polar – que pode ser considerada histórica, tanto pela intensidade do frio quanto pela extensão territorial que irá alcançar – chega ao Rio Grande do Sul impulsionada pela frente fria que trouxe chuva a todo território gaúcho entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira, dia 12.
O ar frio traz temperaturas baixas desde o extremo sul da Argentina até o Acre, passando por Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Estados brasileiros como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo. A extensão pode chegar a oito mil quilômetros.

Conforme a MetSul Meteorologia, a massa de ar de frio desta semana tende a ser uma das mais intensas dos últimos anos na parte meridional da América do Sul (Conesul). Nos próximos dias, os termômetros podem indicar de -3ºC a -5ºC na fronteira com o Uruguai e de -4ºC a -6ºC nos Aparados da Serra. Todas as regiões gaúchas deverão ter marcas próximas ou abaixo de zero com geada.

Previsão para os próximos dias

13 DE JULHO – Nesta terça-feira, a frente fria se afasta e a atuação da intensa massa de ar polar deixa a madrugada gelada em todo o estado gaúcho. Na região da Campanha e fronteira com o Uruguai, ocorrem as primeiras geadas com temperaturas mínimas próximas de 0°C.

Em Porto Alegre, o dia começa gelado, com mínima de 4°C e com sol.
Mesmo assim, a sensação de frio é apenas aliviada à tarde, quando as máximas alcançam apenas cerca de 10°C.

Nas cidades da Serra, as temperaturas também ficam ao redor de 0°C, porém isso só será registrado à noite. A massa de ar polar também deixa a atmosfera estável, o que favorece o predomínio de sol em praticamente todo o Estado. Assim, o frio mais extremo é apenas “aliviado”, pois, em geral, as máximas à tarde no estado ficam abaixo dos 12 graus.

14 DE JULHO – A quarta-feira amanhece branca com formação de geadas amplas no RS. Destaque para temperaturas mínimas em torno de 0°C em grande parte do Rio Grande do Sul. Na Serra, mínimas ao redor de -2°C. O predomínio de sol novamente alivia o frio extremo do amanhecer. Mesmo assim, as máximas no estado não passam dos 14 graus à tarde.

Em Porto Alegre, são esperadas geadas em algumas localidades na madrugada. O dia começa com a temperatura mínima de 3°C e ensolarado. De tarde, a máxima alcança os 12°C.

15 DE JULHO – Na quinta-feira, as chuvas retornam à divisa com Santa Catarina e partes da serra gaúcha. Nas outras localidades o tempo segue firme e muito gelado. A massa de ar polar mantêm as mínimas entre 0 e 3 graus, com geadas amplas, e as máximas inferiores a 13 graus em todo o estado. Em Porto Alegre tempo seco e bastante frio. Mínima de 3 e máxima de 13 graus.

Fonte: http://novohamburgo.org/site/

 

Nenhum comentário: