segunda-feira, 26 de julho de 2010

Agricultura familiar vai ser mesmo valorizada em Peruíbe ? / julho de 2010

 

Peruíbe promove a primeira semana da Agricultura Familiar até quarta-feira

 

De A Tribuna On-line

 

Os agricultores de Peruíbe poderão tirar dúvidas e receberão orientação durante a primeira semana da Agricultura Familiar, que começa nesta segunda-feira e prossegue até quarta-feira na Cidade. Segundo a Prefeitura, a semana foi idealizada para atender as reivindicações dos moradores feitas nas reuniões do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e Pesqueiro de Peruíbe, que ocorrem mensalmente, e que conta com representantes do Departamento de Agricultura.  

 

O objetivo principal é levar aos produtores rurais do município o conhecimento de novas tecnologias para a melhoria das atividades rurais que já são desenvolvidas em suas propriedades. As palestras são realizadas no Centro de Convenções de Peruíbe sempre a partir das 9h30. As inscrições devem ser feitas no Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, na Rua 13, n° 475, na Vila Erminda.  

 

Além dos palestrantes, a semana contará com a exposição de artesanatos e de uma feira com produtos locais. Outras informações pelo telefone (13)  3455-7896.  

 

Fonte: Jornal A Tribuna 

 

Me pergunto se esse esforço da prefeitura é mesmo para valer, ou seja, que essas palestras sejam o início de mudanças para a melhor na área rural peruibense. Valorizada, a agricultura familiar pode criar em Peruíbe postos de trabalho até para munícipes ociosos que moram na área urbana e promover crescimento econômico real, algo bem diferente do que os " benefícios" trazidos por "espetáculos bizarros" - palavras da Claudete Andreotti - como o Rodeio Fest

 

O fato é que a elite peruibense é formada majoritariamente por comerciantes graúdos, vários dos quais possuem cargos no paço municipal e em seus diversos departamentos. Essa questão de se priorizar shows, com os seus elevados custos e retorno duvidoso, ocorre por influência deles, pois consideram que um certo "movimento de visitantes" favorecerá os seus negócios, ou seja, OS NEGÓCIOS DESSA TURMA

 

Francamente, uma "estratégia turística" tão míope e claramente CORONELÍSTICA acaba resultando em situações como os cortes de gastos na Litucera, fazendo com que o lado mais fraco - como sempre ocorre nesta cidade - se ferre. 

 

Partindo disso, quero ver se essa preocupação com o desenvolvimento agrícola em Peruíbe é para valer, já que exigirá atenção - creio que deve se tornar uma das prioridades municipais - e muitos recursos.

 

Um comentário:

Marcelo disse...

Anos atrás participei de um projeto no meu sítio em Itariri, em que a prefeitura forneceu maquinário, agrônomo e todo suporte para que eu montasse uma grande plantação de maracujá. Ficou uma roça bonita, bem feita, altamente produtiva, com produto classe A, de muita qualidade. Por um lado, derrubou o mito de que na região só dá banana. Mas de outro, o grande problema: para quem vender? Para quem escoar o excedente de produção? Os grandes supermercados tem seus fornecedores certos, com contratos rígidos. O pequeno comerciante pouco compra. O que salvou foi que o caseiro bateu de quiosque em quiosque da praia em peruíbe oferecendo, e um feirante conhecido que pegou a mercadoria abaixo do preço. Em síntese: agricultura familiar é algo interessante sim, desde que não seja mera subsistência. Deve ter excedente produtivo e mercado para tal, para girar a economia. Caso contrário, serão iguais aos búfalos do prefeito.