quarta-feira, 14 de julho de 2010

TANINGUÁ PODERIA SE TORNAR A FRONTEIRA AGRÍCOLA DE PERUÍBE


Agricultura e turismo rural são apostas de Peruíbe para desenvolver a cidade

PERUÍBE - O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Peruíbe levou os produtores rurais daquela cidade da Baixada Santista à cidade de Holambra, na região de Campinas, para participar da Hortitec, exposição técnica de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas da América Latina. A delegação de Peruíbe foi composta de 31 produtores e três técnicos do departamento, que tiveram a oportunidade de conhecer diversas empresas especializadas no ramo de fertilizantes químicos, fertilizantes orgânicos, substratos para a produção de mudas, sementes de hortaliças, plantas medicinais, plantas ornamentais e a mais alta tecnologia em maquinários e equipamentos direcionados ao pequeno produtor.


"A área rural do nosso município precisa se desenvolver e é necessário investir na capacitação de agricultores para que conheçam novos mecanismos, tornando seus produtos mais atraentes e de melhor qualidade. É importante os agricultores vivenciarem essas novas perspectivas, a fim de que também percebam o vasto campo que o Turismo Rural de Peruíbe tem para ser explorado", afirmou a prefeita da cidade, Milena Bargieri.


A feira de Holambra, realizada na última semana de junho, teve a finalidade de difundir novas técnicas de cultivo de hortaliças, plantas medicinais e ornamentais em ambientes convencionais e protegidos (estufas).


Entre os agricultores de Peruíbe, estiveram representantes da Associação do Núcleo Rural de Peruíbe, da Associação dos Produtores Rurais da Microbacia do Ribeirão das Panelas e Cossoca, Associação dos Produtores Rurais e moradores dos bairros do Cajueiro, Jaqueira e adjacências.

Fonte: DCI



 Milena, já que uma das soluções dos nossos males está na agricultura, te sugiro uma forma de gerar muitos empregos em Peruíbe: transformar Taninguá em nossa fronteira agrícola. Se não for possível PORTO BRASIL ou ESTALEIRO DA PETROBRÁS por lá, o jeito é plantar alface mesmo !!!

Imagina aquela terra sendo aproveitada, transformada em espaço para a horticultura. Comida barata para a população, ex-desempregados urbanos convertidos em trabalhadores rurais. Não é brincadeira minha não, melhor do que deixar tudo aquilo como está agora, com os próprios índios quase que abandonados, personagens que só serviram de inocentes úteis por santistas, ongueiros e outros tipos com intenções não muito claras.

Melhor plantar muito alface lá e assim criar postos de trabalho que não dependam da temporada, do que continuar a focar em um turismo rasteiro. Sei que a minha idéia parece pouco provável - os otários de sempre ficariam contra, várias questões legais para serem resolvidas, recursos federais para iniciar esse empreendimento agrícola - mas pelo menos É UMA PROPOSTA. Algo que meus queridos amigos ongueiros possuem dificuldade de fazer.

Assuntos complementares: PERUÍBE e a AGROFLORESTA

CAMPANHA PRODUÇÃO LEITE DE BUFALA EM PERUIBE

Nenhum comentário: