sexta-feira, 2 de julho de 2010

Efeitos da enchente em Alagoas e Pernambuco são sentidos no litoral potiguar


Sandro José da Rocha mostra o aparelho de TV encontrado boiando em Barra de Tabatinga, município de Nísia Floresta
Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press 


Objetos aparecem em praias do Litoral Sul potiguar

Destroços da tragédia provocada pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco nos últimos dias foram encontrados no litoral do Rio Grande do Norte. Roupas, sapatos, brinquedos, documentos e até um aparelho de televisão chegaram às praias de Búzios e Tabatinga, no Litoral Sul do estado. Dentre os documentos encontrados havia uma conta de energia em nome de Vania Maria da Silva, com endereço de Barreiros, município há 91km da capital pernambucana e que foi fortemente atingido pelas chuvas.

Essa conta e outros documentos como carteira de habilitação, carnê de IPTU e cartas pessoais estavam dentro de uma pasta encontrada no domingo por um cliente de um restaurante em Búzios. "Ele foi tomar um banho de mar, achou a pasta e trouxe para a gente ver", contou o gerente do estabelecimento Eudson Nascimento, de 29 anos. Segundo ele, todos os documentos tinham endereços de Barreiros. "A carteira de motorista o cliente levou para fazer um boletim de ocorrência e a pasta com o restante agente entregou para a equipe de televisão que esteve aqui ontem", disse.

Depois disso foi a vez do autônomo Sandro José da Rocha, de 35 anos, encontrar um aparelho de televisão no mar. Morador de Tabatinga "praticamente desde que nasceu" ele disse que esse foi o objeto mais estranho que já encontrou no mar. "Eu estava catando latinhas e vi a TV boiando, fiquei espantado mas fui lá e peguei", disse. Ele contou à reportagem que nos últimos dias moradores da região encontraram fardos de refrigerante e cerveja fechados, roupas, brinquedos e até uma mesa. "Eu soube que a mesa já até foi vendida", disse.

Além disso, pescadores da região dizem que a água do mar está mais barrenta, cheia de entulhos, com pedaços de pau, que provavlemente também seriam provenientes de Pernambuco e Alagoas. Na semana passada foi noticiado que alguns objetos foram encontrados na praia de Cabedelo, na Paraíba.

Correntes marítimas 

O capitão dos portos Alan Kardec Mota disse que é grande a probabilidade do material encontrado na praia ter vindo de Pernambuco e Alagoas. Ele explicou que a corrente marítima da região tem sentido Noroeste e por isso os objetos que ficam à deriva em AL e PE são trazidos para o litoral da Paraíba e Rio Grande do Norte. "Esses objetos foram lançados ao mar próximo à costa e, levados pelas correntes marítimas, encontram logo o litoral, por isso muita coisa não deve chegar até o Rio Grande do Norte", disse o capitão.

  
Pedaços de fatura de energia do interior de Pernambuco também foram achados
Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press 

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: