domingo, 18 de julho de 2010

Peruíbe: 120 pinguins são encontrados mortos nas praias / julho de 2010


Neste sábado frio e chuvoso, em um inverno que ainda dará o que falar,  foram encontrados mortos em nossas praias mais de 120 pinguins, além de três tartarugas e outras cinco aves marinhas. Já vi cadáver de pinguim aqui em Peruíbe, sei que outros também já viram, mas nunca soube que isso tenha ocorrido em tamanha quantidade. Algo bem incomum está acontecendo, e não me refiro apenas às mortes de tantos animais.

Acredita-se que a mortandade pode ser resultado da atual frente fria associada as correntes marítimas, o que não é um bom sinal..


No mapa acima se vê que o nosso litoral é banhado pela "Corrente do Brasil", a qual é formada a partir da "Corrente de Benguela", que surge na costa angolana. Na prática o litoral paulista costuma ser atingido por águas vindas da Africa, as quais não são nada frias, e que passam pelo nosso nordeste antes de chegarem aqui. Ah, o mapa só mostra algumas das correntes principais. Nele não aparece a "Corrente das Malvinas", que passa pelo litoral argentino no sentido sul/norte e é responsável pela vinda de tantas dessas aves aquáticas para mais acima do globo.

Para um inverno que os meteorologistas diziam que seria FRACO E SECO, ele está sendo sendo húmido e rigoroso, a tal ponto que tornou a corrente marítima das Malvinas mais severa. Ela não chega até aqui, mas se encontra com a corrente brasileira, formando correntes menores as quais "giram" no Atlântico, retornando em menos tempo para o nosso litoral, e nesse caso, mais frias do que de costume. Tantos pinguins morreram por não poderem aguentar a baixa temperatura no oceano. Claro que isso pode espantar as pessoas, já que são originários de regiões gélidas, mas o fato é que depois de tamanha viagem, eles ficaram magros e portanto desprovidos da gordura necessária para isolamento térmico dos seus corpos.

Nenhum comentário: