sábado, 12 de fevereiro de 2011

E SE O PROBLEMA NA VERDADE FOR O ELEITOR DE PERUÍBE?


A imagem acima é de um trecho da Avenida Padre Leonardo Nunes durante um belo amanhecer, apenas mais um de tantos que já vi nesta cidade. Devido ao horário, faltam pessoas e até carros. Nenhum ELEITOR PERUIBENSE À VISTA. Pois é, eleitores de Peruíbe.... e se o grande problema não for quem nos governa, mas quem vota e que portanto, pode eleger políticos, digamos assim, pouco competentes?



E se o problema na verdade for o eleitor de Peruíbe? Aquele que sempre diz que a culpa é do político - no qual votou - eleitor que vive lavando as mãos achando que nunca tem culpa de nada? E então?


Milena possui uma grande reprovação, segundo nos diz uma pesquisa aceita pela própria prefeita. E a oposição está adorando esses 64,4% de rejeição. Olha aí, dois entre três moradores de Peruíbe rejeitam a sua gestão. Não fosse por esse governo, o Peruíbe seria um "município próspero". Mas é a prefeita ou o povo que é o problema? Os peruibenses descontentes parecem querer renovação na prefeitura em 2012. Mas o que de fato eles querem, além de - aparentemente - uma outra pessoa nos governando?


64,4 % dos peruibenses se dizem descontentes com esse governo, mas o fato é que foram muitos deles que elegeram quem é a prefeita agora. Eu nunca encontro uma pessoa, SIMPLEMENTE UMA ÚNICA PESSOA que afirme que votou na filha do senhor Gilson, mas que não gosta do que ela está fazendo atualmente. Vejo o silêncio desse povo. Quem publicamente a critica, é porque não a apoiou em 2008.



A democracia em Peruíbe é estranha. Um grande grupo de peruibenses é unânime em não criticar o poder, pelo menos fora dos seus lares, mesmo estando descontente. E dizem que estamos em uma democracia. A INTERSUL quer novamente um aumento no preço da passagem. Peruibenses que dependem do circular não gostam disso, mas jamais se manifestam contra. Qual será o resultado final desse comportamento? Dessa apatia? Respondo: A INTERSUL TERÁ UMA TARIFA BEM MAIOR EM 2011. Por quê? Porque é a vontade do nosso povo ser acomodado, E JAMAIS SE MANIFESTAR CONTRA, por maior que seja o prejuízo para ele mesmo.


Agora temos um monte de gente zangada aqui, falando em botar alguém de destaque da oposição lá no paço municipal, para "salvar a cidade". Peruibense não larga mão de acreditar em discursos messiânicos, salvacionistas. Fulano fala nas tais "industrias não-poluentes" ( pouquíssimas funcionam por aqui, falta interesse externo ) e pronto: merece uma montanha de votos. O discurso é utópico, desmentido pelos fatos, mas continua a empolgar. Mas se o eleitor quer se enganar, o que se pode fazer, não é mesmo?


Alguns críticos da Administração Bargieri não se dão conta de que o resultado de uma mudança de governo pode não necessariamente resultar em uma coisa boa. Eles acham que basta um novo prefeito/prefeita que teremos uma nova Peruíbe. Que futuras eleições "melhorarão" o jeito de se fazer política nesta cidade. O problema só pode ser a prefeita, não o povo peruibense. Nunca o povo peruibense. Trata-se do conceito deles e não irão largá-lo. Nem dá para discutir.




Em diversos tópicos anteriores, tenho escrito sobre o comportamento de muitos peruibenses, de se dedicarem a uma constante busca de vantagens junto a nossa classe política. Se pudessem, ficavam "de bem" com todos os políticos locais. E é claro, precisam ficar quietinhos para não incomodá-los, mesmo quando se decepcionam com eles. Pois é. Pelo menos disseram o que pensam em uma pesquisa. Os que faziam as perguntas nem deviam ser daqui. 



Desse jeito, não importa quem vença em 2012.  Muito pouco mudará, já que o modelo econômico baseado em um turismo de divertimentos chulos será mantido. Não tem quem se interesse em mudar isso. E o nosso maior problema cultural não será concertado, ou pelo menos reduzido: peruibense pedindo favor pessoal de político. As próximas eleições municipais só poderiam ser mesmo boas se pelo menos uma parte dos eleitores pensassem primeiro no que é melhor para Peruíbe, deixando para depois os seus interesses particulares.




Para refletir: http://peruibenastrevas.blogspot.com/2011/02/peruibense-nao-enfrenta-nao-contesta.html

Nenhum comentário: