terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TEM PERUIBENSE QUE NÃO ENFRENTA, NÃO CONTESTA, PREFERE ESTENDER AS MÃOS PARA PEDIR MIGALHAS







Eu tenho a dizer que o povo de Peruíbe merece ver sua cidade literalmente à deriva. Os peruibenses não lutam por nada. O protesto dos funcionários públicos em 2010 (alguém ainda se lembra daquilo?) não foi o início para outras manifestações populares ( ou legitimamente populares), ninguém mais vai para as ruas. Os peruibenses assalariados sofrem com baixos salários e em sua maioria não possuem registros em carteira, pagam um IPTU que está longe de ser barato, sofrem com as enchentes e o constante risco delas e quando doentes precisam encarar o problemático SUS local. O desemprego - nossa maior mazela - voltará a ser alto logo após o carnaval. Eu nunca vi uma manifestação realmente séria nas nossas ruas. A INTERSUL - toda cheia de razão - quer um novo aumento da sua tarifa e esse povo que precisa de ônibus parece não dar a mínima.


Os peruibenses nunca enfrentam o verdadeiro poder instalado, sendo que muitos preferem estender as mãos a esse PODER para pedir por migalhas, migalhas que lhes custam muitas humilhações e até conflitos com outros munícipes, pois os que discordam de quem manda passam a ser taxados de inimigos. Em outras palavras, muitos peruibenses, desejosos em satisfazer os seus interesses dinheiristas, contribuem para que esta cidade seja um lugar em que se rebaixar aos poderosos, elogiá-los até próximo do infinito - para levar alguma vantagem - não é motivo de vergonha.



O melhor aqui é ser como um cachorro e implorar por ossos, correndo o risco de, como o sertanejo Fabiano do livro VIDA SECAS, "não ter todos os ossos que lhe são de direito". Arriscar se afastar da elite política municipal, buscar ganhar o pão de cada dia sem a menor dependência dessa turma e até se dar ao "luxo" de não saber de cor os nomes de todos os vereadores ou de gente com cargos graúdos no paço municipal, são questões fora de cogitação para o exército de SERVOS que habita Peruíbe, formado por quem prefere juntar as mãos em concha, se ajoelhar e pedir favores aos poderosos.

Um comentário:

SM Martins disse...

Mais uma vez venho aqui para concordar plenamente com vc.
Porem penso que vontade a gente tem,mas por experiencia propria sei que o povo vai com vc depois ao menor sinal de pressão ou dependendo do que e oferecido te deixam no meio do caminho e ainda dizem que estava tudo otimo você que começou tudo, se não esta contente va embora da cidade.Isso aconteceu comigo quando morava em SP(Embu das Artes),por causa de um problema de falta d'agua.
Enfim se realmente fossemos fazer uma manifestação quem nos apoiaria?
No inicio a maioria seriam 100,depois 50,depois 10 ate ficar 3 ou 4 que com certeza sofreriam retaliação.
Pq infelizmente Peruibe é uma cidade onde o povo se vende por pouco.
Gostaria muito de poder sim organizar um grupo pequeno e pedir uma audiencia com a Prefeita,sera que deixam falar com ela?

Abrçs,
Parabens sempre tão oportunas suas postagens.