sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CONCRETO CONTAMINADO PELA RADIAÇÃO DE FUKUSHIMA FOI USADO EM CONSTRUÇÃO NO JAPÃO


Concreto Radioativo é o Mais Novo Pesadelo Para os Sobreviventes de Fukushima

19 de janeiro de 2012


O governo japonês está investigando como concreto radioativo foi parar em um novo complexo de apartamentos na Prefeitura de Fukushima, onde foram assentados os evacuados da cidade perto da destruída usina nuclear.

A contaminação foi descoberta quando leituras de radiação em crianças na cidade de Nihonmatsu, cerca de 40 km dos reatores de Fuksuhima Dai-ichi, revelou que um estudante do ensino médio tinham sido exposto a 1,62 milisieverts em um período de três meses, bem acima do limite anual estabelecido pelo governo de 1 milisievert. As investigações indicaram que a radiação vinha do prédio de três andares onde o estudante mora, onde as autoridades detectaram césio radioativo no interior do concreto.

O cascalho utilizado no concreto veio de uma pedreira na cidade de Namie, localizado a poucos quilômetros da usina Fukushima. Apesar de Namie ficar dentro da zona de exclusão de 12 milhas determinada pelo governo, ela não foi totalmente fechada até o final de abril, ou seja, o cascalho foi exposto à radiação emitida da planta de Fukushima durante todo esse tempo.

O proprietário da pedreira disse ter enviado 5.200 toneladas de cascalho para 19 empresas diferentes, das quais duas disseram ter vendido o material para 200 empresas de construção. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria lançou uma investigação para determinar onde o cascalho foi usado.


Fonte: este texto é uma tradução de um artigo da ABC NEWS publicada no blog RCESAR.NET

Nenhum comentário: