domingo, 1 de janeiro de 2012

2011 FOI RUIM PARA PERUÍBE? SEM DÚVIDA, 2012 SERÁ PIOR


Eu poderia postar um artigo caprichado, do tipo que se leva dias para elaborar, mas que se dane, fiquei um tempão no supermercado, disputando produtos e espaço com um monte de turistas e veranistas - que estão aqui por causa de uma temporada de verão que eu desprezo, pois não a considero benéfica para esta cidade - e vai esse texto tosco e ordinário mesmo. QUE SE DANE !!!


O título já diz em que nível está o meu otimismo. Não acredito que as eleições municipais de 2012 contribuam para que esta cidade supere a decadência. E digo isso não devido ao nível da política local, mas por causa do eleitorado, que possui grande dificuldade para entender questões simples, das quais citarei algumas.

Começo pela fantasia da industrialização. Sem ferrovia e uma estrada duplicada que ligue Peruíbe à BR-116, as fábricas existentes - que já não são muitas - pouco evoluirão e novos investimentos na área jamais serão no nível que ajude Peruíbe a ter um pólo industrial significativo. Já disse isso aqui várias vezes, escrevi sobre a logística, mas muitos eleitores não querem ser lógicos: basta um candidato falar em "trazer indústrias para cá" (sem falar sequer na necessidade da ferrovia voltar a funcionar) e GANHARÁ VOTOS. Essa promessa jamais sai da moda.

Ah, agora tem o PRÉ-SAL. Como é legal falar disso, de um recurso petrolífero que nos trará a prosperidade ... desde que a crise européia não ferre com a China. Explico: se o país do Dragão - QUE IMPORTA MUITO PETRÓLEO - se lascar também, aí é que os preços do petróleo despencam, preços que precisam ser mantidos altos, para que os investimentos na exploração e refino do nosso amado pré-sal sejam justificados. Mas o eleitorado peruibense não pensa nisso. Basta que um candidato tenha um discurso convincente sobre como promover o desenvolvimento daqui graças a esse abençoado ouro negro, E TERÁ MUITOS VOTOS. Pô, é incerto que isso traga bons resultados a curto prazo !!!

E para concluir, o SUS. Eita assunto polêmico, que possui um foco exagerado. Sim, o foco nessa questão é exagerado. Cadê a mídia para dizer o desemprego local é um tema mais grave do que as deficiências do SUS?  Candidato que convencer os eleitores quanto a ser capaz em melhorar o sistema de saúde pública daqui ganhará UMA TSUNAMI DE VOTOS !!!  Desemprego é um probleminha, uma coisinha de nada, e que por ser bem mais difícil de resolver, não será o principal tema da campanha eleitoral, assunto que os eleitores deveriam exigir a devida atenção das pessoas que se candidatarem.


Claro que 2012 será pior. Um eleitorado como o daqui, dotado de memória curta e pouco interessado em aprender com os erros fará boas escolhas no dia da eleição? Dizer isso não é ser pessimista, mas realista. E agora eu vou esperar pela queima de fogos.




Não se esqueça: quatro anos é muito tempo. 

Nenhum comentário: