segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

PERUÍBE, EM 18 DE FEVEREIRO DE 2020, FARÁ 61 ANOS DE ANIVERSÁRIO (EMANCIPAÇÃO)



Amanhã, terça-feira, dia 18 de fevereiro de 2020, Peruíbe fará 61 anos de aniversário/emancipação. Aproveito o momento para reproduzir um antigo texto meu, que prossegue bem atual:


CIDADE SEM FUTURO


"Afirmo que Peruíbe só terá de fato um futuro, se esta cidade evitar a homogeneização imposta pela metropolização da baixada santista, região na qual não é tratada por Santos como um município "irmão" mas na condição de um simples servo (lembrar do caso Porto Brasil).

É na antiguidade da cultura caiçara, nessa identidade quase desaparecida por aqui que está a base para o verdadeiro equilíbrio e desenvolvimento sustentável peruibense, pois do contrário esta localidade se tornará "xerox" das demais da baixada*, todas já bem semelhantes entre si, cidades quase que sem nada verdadeiramente de novo ou único para oferecer.

Peruíbe tem dado pouco valor para a sua própria identidade local e características culturais (ainda preservadas na Barra do Una), o que levou ao surgimento de uma terra na qual sobra o egoísmo e faltam grandes valores, onde impera pouca consciência cívica, ética, e que se desenvolve - pois é, o já típico "desenvolvimento" local - baseada em projetos e objetivos de curto prazo.

Não tendo como alicerce a cultura PERUIBANA, sem rumo, o desenvolvimento tende a ser feito ao sabor da passagem de administrações municipais e investidores graúdos, na grande maioria forasteiros que, por não terem obrigação de conhecerem as particularidades locais, se limitam a trazer para cá cópias de projetos com as quais se identificam e julgam mais apropriados.

Nossa Peruíbe só terá um avanço real se progredir e se desenvolver baseada em alicerces firmes, que necessitam ter na história, tradições e no povo peruibense, o verdadeiro terreno para se consolidar. Assim, certamente serão encontradas soluções para todos os pequenos e grandes problemas que afligem esta cidade.

E quais são alguns desses problemas? Vejamos: uma considerável parte da população formada por trabalhadores mal remunerados e desprotegidos (trabalho informal predomina), escravidão salarial (concurseiros de Peruba City, uni-vos !!!), tensão social crescente (quem pode paga clínica particular, quem não pode se vira com o SUS). Os problemas vão longe.

Espero que Peruíbe se encontre como “Peruíbe”, e que não se caia no erro de querer se tornar uma Guarujá do litoral sul paulista, do contrário o meu famoso pessimismo ficará mais do que justificado.

Sem as escolhas certas, Peruíbe continuará a ser uma cidade sem futuro."



COMENTÁRIO: muitos dos meus artigos focados em Peruíbe, consistem naquilo que jornalistas veteranos denominam análise de conjuntura. Não foco em pessoas, mas no que eu chamo de problemas inerentes municipais. Trata-se de algo que não atrai a atenção de muitos internautas, e até contribui para uma certa impopularidade minha, pois me preocupo em escrever, ou no caso dos meus vídeos, falar aquilo que eu acho que deve ser dito, contrariando o que a maioria das pessoas daqui querem ler, ver ou escutar. Quantos peruibenses acharão interessante o texto acima? Tenho certeza que bem poucos, já que não estou preocupado em agradar "gregos ou troianos", pois para isso precisaria cair de cabeça em todos os debates políticos municipais, participar de todas as polêmicas, o que francamente não teria qualquer sentido para mim.

Quem quiser ficar desafiando tudo, achando que assim, "consertará" esta cidade, pois que o faça, nada tenho com a escolhas dos outros,  mas eu sou um PERUIBENSE INDIVIDUALISTA CÉTICO, não acredito em soluções extraordinárias pra terra da eterna juventude. E encerro aqui, desejando um bom feriado para todos vocês.




Peruíbe é o meu "oblivion", e não sei como essa história termina


POSTAGEM RECOMENDADA: PERUÍBE, E A ANTIGA "LOUCURA" DESTE PERUIBENSE, CANSADO DA LUTA CONTRA OS "TITÃS"


MARCADORES: ANIVERSÁRIO DA EMANCIPAÇÃO DE PERUÍBE, FERIADO MUNICIPAL, ANÁLISE DE CONJUNTURA, PERUIBENSES, 18 DE FEVEREIRO DE 2020

Nenhum comentário: