sexta-feira, 26 de julho de 2019

PERUÍBE, E A ANTIGA "LOUCURA" DESTE PERUIBENSE, CANSADO DA LUTA CONTRA OS "TITÃS" - JULHO DE 2019




"Não se pode esperar um final feliz de uma história de terror!" - Eren Jeager


Faz cerca de uma década que criei este blog. Daquele tempo pra cá mudei de ideia a respeito de muitas coisas (de um social-democrata tucano, tornei-me um direitista reacionário inspirado em Paulo Francis) , mas nunca superei algo: meu profundo pessimismo, quanto aos defeitos inerentes (problemas) desta cidade serem devidamente sanados ou minimizados num curto ou médio prazo. De 2009 para cá, vi os problemas peruibenses (desemprego, miséria, saúde pública, violência, pancadões, enchentes, falta de água no verão, etc ...) se agravarem, justificando minha visão crítica que incomoda a muitos dos meus críticos, sejam estes moradores ou visitantes.

Tais como os terríveis titãs do dramático anime Shingek no kyojin (Ataque dos Titãs, ou na tradução do idioma nipônico, Titã de Ataque), os "nossos" titãs são poderosíssimos, com o agravante de não existirem por aqui políticos ou intelectuais locais capazes de enfrentá-los e vencê-los, e para piorar, os monstros daqui tornaram-se mais fortes com o tempo. Durante anos, eu acreditei na mentira de que minha condição social melhoraria, a partir do momento que esta cidade passasse por um surto de desenvolvimento, prometido por gerações de políticos, um simples fantasia, algo que jamais aconteceu. O isolamento em que vivia, a "muralha" que, assim como outras, me impedia de ver para fora daqui, e considerar outras possibilidades, um dia foi superada, a partir do momento que cometi uma já antiga "loucura": desisti de me integrar ao precário sistema econômico municipal, e passei a trabalhar no vizinho vale do ribeira, num emprego que muitos considerariam demasiado humilde, mas que me libertou de uma situação opressora. Da minha maneira, venci os "titãs" do desemprego e dos péssimos patrões, mas outros continuam a me perseguir, alguns representando problemas locais, sendo que outros são opositores que simplesmente não me suportam (pois é). Pelo menos dos que citei não posso mais reclamar, sendo que meu emprego fora daqui me dá um grau de liberdade que jamais tive em outros tempos. Fui um peruibense desempregado, mas também tive o desprazer em ser um peruibense que passou por péssimos empregos, e patrões tão insuportáveis quanto alguns personagens caricatos de fantasiosos animes japoneses. E repito aqui um tradicional aviso, que faz muita gente me considerar "contra" esta cidade": se em Peruíbe você não progride, desista e caia fora ... ou faça como eu, e dê um jeito de sobreviver dependendo o menos possível daqui.



A alguns anos disse que não via nenhuma força política local, capaz de promover as mudanças necessárias, para tirar Peruíbe das trevas. Vejam algumas questões: fixação absurda em se fazer parte de uma baixada santista que não beneficia este município; radicalismo ecológico crescente que impede investimentos graúdos (Porto Brasil, Termoelétrica ...); esgotamento do turismo de verão como promotor adequado para o crescimento local; alternativas ao modelo econômico vigente que não decolam; projetos e propostas simplesmente irrealizáveis; e enfim a tradicional insatisfação do eleitorado peruibense para com o cenário geral. Até agora não surgiu um governo que supere estas e outras questões. E os titãs continuam soltos, sem que exista uma estratégia adequada para enfrentá-los. Ah, não gostou da minha sinceridade? Cara, leia meu poema abaixo, cheio de otimismo!


MAR DE LAMENTAÇÕES

(o pessimismo de um peruibense) 

"Farto do mar de lamentações, procuro um refúgio naquele lugar que ainda não visitei, sussurros de desespero pairam no ar, tormentos de uma cidade que ao fundo do poço ainda irá chegar, nada por aqui mudará para melhor, só se espera o pior e nada mais, para muitos um difícil futuro de sobrevivência se aproxima, a prosperidade tão desejada nunca chegou, o sonho dará lugar ao pesadelo da desilusão."

Peruíbe continua a ser o lugarejo dos desesperançados, e daqueles que acham que nas eleições municipais de 2020 estará a solução de todas as mazelas locais, no que estão bem enganados, pois esta cidade dependerá bem mais de uma melhora da situação nacional, para que a mesma possa experimentar algum progresso real e significativo. A elite peruibense do futuro demorará para emergir entre a população mais resistente a ir embora, e os titãs prosseguirão a tornar difícil a vida nesta terra bela e cruel.







POSTAGEM RECOMENDADA: O PROBLEMA DOS PANCADÕES DO FUNK EM PERUÍBE


MARCADORES: PERUÍBE, PROBLEMAS PERUIBENSES, PERUIBENSE OPRIMIDO, MINHA "LOUCURA", DESEMPREGO, POBREZA, MISÉRIA, FALTA DE ÁGUA, ENCHENTES, DESILUSÃO, ELEIÇÕES PARA PREFEITO DE PERUÍBE EM 2020, MANGÁ/ANIME SHINGEKI NO KYOJIN, ATAQUE DOS TITÃS, ATAQUE TITÃ, MINHA LUTA CONTRA OS TITÃS, SUBA A MURALHA E VEJA ALÉM DELA, JULHO DE 2019

Nenhum comentário: