domingo, 8 de dezembro de 2019

A PERUÍBE DOS NOSSOS AVÓS MORREU, E NÃO ADIANTA LAMENTAR POR ELA! - DEZEMBRO DE 2019



A Temporada de verão 2019/2020 já começou na prática, embora a estação mais quente só terá início no dia 22 de dezembro. As férias escolares estão aí, com a cidade aos poucos se enchendo de paulistanos em busca de praia e sossego .... mas como sabemos, a questão do sossego está em falta nesta cidade.


Na Peruíbe setentista e oitentista, a tranquilidade era uma regra, jamais uma exceção, mesmo durante as férias da criançada. Era um tempo em que a grande maioria dos visitantes se comportava bem, pois predominava o que chamo de "turismo família", com os pais e filhos ocupando por vários dias uma casa com móveis velhos, telas contra mosquitos nas janelas e amplo quintal. As regras de convivência com os vizinhos, mesmo que fossem desconhecidos, eram respeitadas, sem que se precisasse de lei pra isso. Raro era o som alto nas madrugadas, as noites eram mais para se aproveitar dormindo, ou vendo filmes na TV velha que ficava um tempão sem uso. A praia era a grande diversão do povo de fora, e o peixe comprado no antigo portinho costumava ser a mistura básica do almoço e jantar. A criminalidade era baixa, se comparada com a atual, e uma sensação de segurança fortíssima. Os mais afortunados (como eu) ficavam na casa dos avós, o que dava mais conforto, apesar da rusticidade que predominava nas habitações daqui. Tínhamos uma cidade mais tranquila e segura, embora mais pobre e menos desenvolvida, e da qual muitos têm saudades.


Sim, esse passado é saudoso, basta dizer que teremos em poucos dias um município abarrotado de visitantes, com congestionamentos de trânsito, supermercados lotados, serviços públicos no limite, praias forradas com banhistas, e muita barulheira durante 24 horas, uma situação problemática que jamais foi a regra por aqui, em tempos mais antigos. A velha Peruíbe do vovô e da vovó morreu, e não adianta lamentar por ela. Resta se inspirar nesse passado, buscar nele bons exemplos para construir um melhor futuro, do contrário, as lamentações sobre de como os tempos mais antigos eram melhores (pois é), prosseguirão mais adiante, com o declínio municipal apenas se agravando, em vez de se reverter.






POSTAGEM RECOMENDADA: PERUÍBE, E A ANTIGA "LOUCURA" DESTE PERUIBENSE, CANSADO DA LUTA CONTRA OS "TITÃS"


MARCADORES: TEMPORADA DE VERÃO EM PERUÍBE 2019/2020, NATAL EM PERUÍBE 2019, 1 DE JANEIRO DE 2020 EM PERUÍBE, VIRADA DO ANO, TURISMO, TURISTAS, FUNK / PANCADÃO / BAILE FUNK EM PERUÍBE, BARULHEIRA, PERUÍBE DO PASSADO, DEZEMBRO, 2019

Nenhum comentário: