segunda-feira, 6 de julho de 2020

O MAESTRO E COMPOSITOR ENNIO MORRICONE, FALECEU HOJE AOS 91 ANOS - JULHO DE 2020



Faleceu hoje, na Itália, aos 91 anos, o maestro e compositor italiano Ennio Morricone, talvez o mais famoso e relevante criador de trilhas sonoras para filmes, de toda a história do cinema mundial. Impossível imaginar produções como "Por Um Punhado de Dólares", "Por Uns Dólares a Mais", "Três Homens Em Conflito", "Era Uma Vez No Oeste" (o melhor faroeste já feito), "Era Uma Vez Na América", "Cinema Paradiso", "Os Intocáveis", "A Missão" e tantas outras, sem as incríveis composições dele. Em 66 anos de carreira, Morricone produziu mais de 500 músicas para filmes e séries, fato que lhe deu muito destaque, no contexto da cultura POP do século 20, embora tenha produzido também neste século. Aliás, em 2016, ganhou o Oscar de melhor trilha sonora por um faroeste (pois é), chamado de Os Oito Odiados, do diretor Quentin Tarantino.




mix das principais composições do mestre Morricone





Composição "Ecstasy of Gold", do filme Três homens em Conflito (The Good, the Bad and the Ugly)





Cena do filme Três homens em Conflito, com a composição "Ecstasy of Gold"





Uma das últimas cenas filme do Três Homens em Conflito: a trilha sonora define a tensão do confronto final



Concluo este artigo com uma simples análise: Ennio Morricone foi um autêntico compositor de trilha sonoras do cinema-raiz, que não esteve dominado pela lacração e o politicamente correto.


MARCADORES: FALECIMENTO DO COMPOSITOR ITALIANO ENNIO MORRICONE, TRILHAS SONORAS, CINEMA, MÚSICAS DE FAROESTES, "BANGUE-BANGUE" ITALIANO, CULTURA MUSICAL, JULHO, 2020

Nenhum comentário: