Vou passar o meu réveillon (início do novo ano), aqui em casa, com minha família. Este peruibense não quer saber do que acontece lá fora. Nesta noite só importa a tranquilidade de meu lar, com meus parentes mais próximos. Hoje fico em casa por conveniência, simples assim. E felizmente para mim, não tem qualquer famigerado pancadão / baile funk por perto para incomodar. Adeus, 2021!
MARCADORES: CANAL MUNDORURALBUSINESS, BRASIL, ECONOMIA BRASILEIRA, PREÇO DA CARNE BOVINA EM 2021, EXPORTAÇÕES, DEMANDA, GRANDES FRIGORÍFICOS, DEZEMBRO, 2020
MARCADORES: CANAL VISÃO LIBERTÁRIA, LITERATURA JAPONESA, MANGÁ, NOVEL, ANIME ASCENDANCE OF BOOKWORM, HONZUKI NO GEKOKUJOU, ISEKAI (AVENTURA EM OUTRO MUNDO), PERSONAGEM MAIN, SOCIEDADE ATRASADA, LIVROS, TECNOLOGIA, CAPITALISMO, DEZEMBRO, 2020
Não é o meu propósito fazer aqui uma análise profunda do personagem Reiner Braun, que tanto destaque tem tido nos primeiros episódios da última temporada de SNK. Quero apenas dizer o óbvio: assim como Eren, Reiner também possui uma visão de liberdade, um ideal pelo qual ele luta, em nome de si mesmo, de sua família e dos eldianos do continente.
Desde a infância, ele buscou reconhecimento. Filho de pai marleyano, foi repudiado pelo mesmo, discriminado por causa da etnia. Sua família viveu e segue vivendo na "zona de confinamento" de Libério, lugar que é praticamente um gueto, quase que um campo de concentração urbano. Foi doutrinado para lutar por um Império, que usa pessoas do povo dele como armas de guerra. Tem orgulho de ser portador do Titã Blindado, e espera que no futuro um dos cadetes que cuida com muita atenção (em especial Gabi e o garoto Falco), herdem sua condição. Sabe que morrerá duma forma horrível (o "ritual de passagem" consiste no antigo portador ser devorado vivo pelo novo, transformado em irracional), mas a causa para a qual se dedica está em primeiro lugar.
Praticamente uma criança, ele não hesitou em prosseguir com a missão para destruir a Muralha Maria, mesmo após a morte do amigo Marcel Galliard (comido pela "outra Ymir", então Titã irracional). Annie o espancou com severidade, e mesmo assim ele a dominou (demonstrando aí uma enorme determinação) e junto com ela e o assustado Bertolt, cumpriram com o primeiro objetivo, para eliminar "os demônios da ilha". Depois veio a infiltração na sociedade dentro das muralhas, o alistamento na tropa de exploração, o que durou anos, e a inevitável dúvida: o que fizeram foi o certo, o correto? E a descoberta de que Eren tinha o Titã de Ataque, levou o sujeito a fazer uma revelação inesperada, que na prática piorou uma situação já bem difícil. Tentar convencer o filho do "traidor" Grisha de se juntar aos que provocaram um genocídio, não foi uma boa ideia.
Reiner teve que retornar sem seus companheiros para Marley (Bertolt foi devorado por Armin, e Annie terminou aprisionada num cristal), onde prosseguiu como combatente eldiano da nação inimiga de Paradis. O fato de ter um enorme sentimento de culpa pelo o que fez na ilha, demonstra que é uma pessoa com sentimentos, não um monstro desalmado, embora a lavagem cerebral ao qual submetido durante o treinamento, não o fez pensar que a destruição de Maria resultaria na morte de muitíssimas pessoas. Ele só entendeu a situação mais adiante, quando até mesmo desenvolveu laços afetivos com membros da tropa. Mas era tarde demais, não tinha como corrigir o que aconteceu.
Para esse famoso guerreiro eldiano pró-marley, o único caminho para o povo dele (os "filhos de Ymir" que ficaram no continente), é colaborar com os opressores racistas (pois é) marleyanos, para assim alcançar a libertação. Na visão de liberdade dele (reformista), a manutenção do império como uma nação hegemônica global, resultará, num futuro ainda não-determinado, em melhorias para os eldianos continentais, até um momento em que eles não seriam mais condenados pelo poder que pode transformá-los em criaturas perigosas. Claro que para isso, o extermínio dos habitantes de Paradis tem de ser alcançado.... mas existe um tal Eren Jaeger, com uma visão de liberdade revolucionária, bem no meio do caminho. Considero ambos como os dois lados de uma mesma moeda, personagens em busca de um mesmo propósito (o de liberdade, embora Braun não a mencione), mas inconciliáveis. Me pergunto qual dos dois vencerá, no inevitável confronto final.
MARCADORES: MANGÁ / ANIME SHINGEKI NO KYOJIN, ATTACK ON TITÃ, TITÃ DE ATAQUE, QUARTA E ÚLTIMA TEMPORADA DO ANIME, REINER BRAUN, ELDIANOS DE MARLEY, IMPÉRIO MARLEY, RACISMO, VISÕES DE LIBERDADE, DEZEMBRO, 2020
O vídeo acima foi gravado na noite de 25 de dezembro, ou seja, no último natal, em Tóquio, perto da famosa Tokyo Tower / Torre de Tóquio. Como se pode ver, sobra gente passeando e se divertindo. Nada de toque de recolher, e uma multidão de restrições, por causa da pandemia de Covid-19.
MARCADORES: NATAL, NOITE DE NATAL EM TÓQUIO, JAPÃO, ILUMINAÇÃO NATALINA, TOKYO TOWER, TORRE DE TÓQUIO, PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, COVID-19, 25 DE DEZEMBRO DE 2020
Filmagem da iluminação natalina em torno do estádio esportivo Tokyo Dome, em Tóquio, Japão, durante a noite de Natal. Postagem diferenciada para um dia diferenciado.
MARCADORES: NATAL, NOITE DE NATAL EM TÓQUIO, JAPÃO, ILUMINAÇÃO NATALINA, 25 DE DEZEMBRO DE 2020
Para o folclórico Papai Noel, todas as crianças são iguais. Nunca ouvi falar que ele discrimine as crianças, de acordo com a condição social das mesmas. Pra o bom velhinho, um personagem de fantasia, toda criança, seja rica, remediada ou pobre, merece presente. Marx, um falso humanista, pregou abertamente o ódio de classes, demonizando as elites, com a desculpa que assim o mundo se tornaria melhor. Só sei que quando vejo um mané defendendo Marx, considero o credo ideológico do mesmo algo mais fantasioso do que a esperança de uma criança, em ganhar brinquedo de um ancião com roupa vermelha, que mora lá no polo norte. Cada um com a fantasia. Ah, sim: quando cresce, a criançada supera o barbudo que voa com as renas, já os comunistas, independente da idade, jamais superam o socialista "científico".
MARCADORES: PAPAI NOEL NÃO EXISTE, PORÊM MARX NUNCA FOI REALISTA, NATAL, NASCIMENTO DE JESUS CRISTO, DEZEMBRO, 2020
Ontem um global chamado Pedro Bial, chamou o presidente Bolsonaro, de "acéfalo", "inominável" (nossa, tirou isso do Harry Potter, né?) e "desgovernante". Esse cara, que recitava poemas durante o desinteligente programa BBB, veio com o papo-furado de que Bolsonaro não apoia a vacinação em massa contra o Covid-19, para ficar só nisso. Trata-se de uma fake news tão medíocre, que pode ser desmentida com uma simples pesquisa no google, mas o que vale é tentar lacrar contra um governo que se atreve a ser de direita, o que contraria uma elite esquerdista-caviar bem-nascida, que ainda não assimilou a queda do muro de Berlim. Até assistiu a derrubada, mas ainda não se conformou.
MARCADORES: REDE GLOBO, PROGRAMA DO PEDRO BIAL, GOVERNO JAIR BOLSONARO, PANDEMIA, COVID-19, DEZEMBRO, 2020
Prefiro parecer que estou "acima das nuvens", sem aparentemente me importar com este lugar, do que ficar todo santo dia, falando dos intermináveis problemas locais, desafiando a tudo, e francamente, chegando à lugar algum, ou seja, jamais conseguindo uma vitória real. Esse é o caminho que escolhi, e que recomendo para outros desiludidos, pois "basta a cada dia o seu próprio mal".
Frame da abertura da quarta temporada, e uma inevitável analogia
O primeiro capítulo da quarta e última temporada de Shingeki no Kyojin, que corresponde aos capítulos 91 (O outro lado do oceano) e 92 (Soldados de Marley) do mangá. Nele, vemos o desenrolar de uma batalha da chamada "guerra do oriente médio", um conflito das forças militares de Marley versus as forças médio-orientais. Derrotados na fatídica batalha de Shingashina, os eldianos pró-marley remanescentes tiveram que voltar ao território do império. A perda do Titã Colossal e da Titã Fêmea repercutiu de forma tão negativa, que a nação rival aproveitou a situação para declarar guerra.
O auge do confronto (que já dura uns quatro anos) ocorre durante a "batalha do forte Slava". Nela, eldianos continentais enfrentam o inimigo numa feroz luta de trincheiras, que lembra a primeira guerra mundial terrestre, para tomar o respectivo forte. O comandante marleyano da chamada "unidade de guerreiros", Theo Magath, trata os soldados de forma dura. O outro lado possui armamento "anti-titã", o que dificulta a ação dos Titãs Encouraçado, Bestial, Quadrúpede e Mandíbula, que são respectivamente os personagens Reiner Braun, Zeke Jaeger, Pieck e Galliard. Eles não poderão atacar o forte diretamente, cabendo ao pessoal em terra resolver a questão dessas armas, diminuindo o risco que as mesmas representam. A ideia é destruir o chamado "trem blindado", que na prática é o mais poderoso recurso defensivo. Magath planeja mandar toda a unidade dos guerreiros (formada por 800 eldianos), para que realizem um ataque praticamente suicida, para que os "cadetes" (crianças treinadas para lutar), tenham uma chance de atacar o veículo dos inimigos.
Em meio a essa tensão, Gabi, uma cadete eldiana com sonhos de glória (quer se tornar portadora de um dos Titãs), se destaca. Excelente atiradora, muito habilidosa, tem uma ideia para danificar o trem, sem que ocorra tanto sacrifício. Não que ela esteja preocupada com a sobrevivência dos soldados da sua própria etnia discriminada (pois é). O objetivo dela é se destacar, e acredita na causa da nação pela qual luta. Usando várias granadas de mão, e conseguindo enganar vigias de um nicho na trincheira mais próxima, consegue destruir trilhos do trem, descarrilhando o mesmo. Por pouco, não morre, mas tem sucesso. Imediatamente o Titã Mandíbula (Galliard) aparece, salvando ela e o cadete Falco (que se arriscou para tentar salvá-la), e os outros entram na briga mais adiante. Enfim, a vitória decisiva é alcançada. O poder dos Titãs de Marley acaba fazendo a diferença.
Mas nada disso muda a discriminação sob a qual os eldianos do continente são submetidos. Numa das cenas mais esperadas do anime, Slava é literalmente bombardeada por uma chuva de Titãs irracionais, meros eldianos comuns, drogados pelo fluido espinhal do meio-irmão de Eren, Zeke Jaeger, ou seja, pessoas descartáveis, todos bucha-de-canhão de um país que os trata como cidadãos de segunda classe, ou nem isso. Durante a fase final da batalha, Falco salva um soldado médio-oriental ferido, no que é criticado por Gabi. Ninguém entende a preocupação dele, e nem mesmo o homem que ele ajuda o agradece, pelo contrário. Em sua língua, apenas diz: "não encoste em mim. Você irá me corromper. Demônios." Nem outros povos os respeitam.
O Império Marley é uma nação onde vigora a ETNOCRACIA, um estado racista na prática. Num regime político etnocrático, uma etnia específica domina o governo, controla a estrutura estatal. A Alemanha nazista, com a qual Marley é comparada, era obviamente etnocrática, abertamente discriminatória para com os "não-arianos". A União Soviética (embora tenha sido por um longo período, governada pelo georgiano Stálin), foi uma etnocracia socialista, com os russos dominando a maioria das posições-chave do governo soviético. A África do sul do apartheid é outro exemplo prático e bem conhecido. Para a elite marleyana, o que importa é manter a liderança mundial, mesmo que isso signifique usar uma minoria étnica que ela mesma discrimina, para esse propósito. A personagem Gabi faz bem o papel de personagem iludida, evidentemente doutrinada, a tal ponto que acredita que os eldianos de Paradis são os verdadeiros "demônios", enquanto ela e os eldianos do continente são os "bons", cujo o valor será reconhecido mais adiante, sabe-se lá quando.
Eren explica o modo de pensar da Gabi
Enquanto os militares eldianos (e iludidos) de Marley aguardam por um futuro indefinido, no qual supostamente não serão mais gente odiada e discriminada, Eren Jaeger parte da ilha de Paradis, e caminha para mais adiante realizar uma terrível revolução global, numa obra na qual todos se enxergam como heróis, e jamais como vilões.
MARCADORES: MANGÁ / ANIME SHINGEKI NO KYOJIN, ATTACK ON TITÃ, TITÃ DE ATAQUE, QUARTA E ÚLTIMA TEMPORADA DO ANIME, BATALHA DO FORTE SLAVA, ELDIANOS DE MARLEY, IMPÉRIO MARLEY, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA, ILUSÕES, DEZEMBRO, 2020
O presente de natal que muito peruibense carente quer ganhar, é um emprego. Não uma ocupação temporária, comum nas temporadas de verão, mas algo estável, que não acabe logo após o carnaval. Mas pra muita gente daqui, esse presente só poderá ser ganho em outro lugar, simples assim.
Hoje, neste dia. Eu viro minhas costas para o governo dos céus.
Cetro de Pio. Taça de Salus.
Ó, voz, você que nenhum poder de cura pode alcançar.
Eu imploro que espere.
Lágrimas sem fim, o canto que se dispersa.
O preço já foi pago.
Ó, caminho de luz.
Receba o passado determinado como sacrifício,
Desejo que você ilumine um apelo tolo.
Oh, eu não posso olhar para trás.
Dia Orpheus!"
MARCADORES:ANIME DUNGEON NI DEAI /DANMACHI, CANÇÃO MAYURIO, BANDA JAPONESA SAJOU NO HANA, CENA DO EPISÓDIO 8 DA TERCEIRA TEMPORADA, RESSUREIÇÃO DE WIENE, BELL CRANEL, DEZEMBRO, 2020
Uma ideia que literalmente naufragou, foi a crença de que em um futuro próximo, Peruíbe viraria a "Guarujá do litoral sul paulista", e assim se tornaria um próspero balneário. As chances disso ocorrer são decrescentes. Santos e Praia Grande não querem concorrentes na baixada santista (ambas cidades líderes desta região metropolitana, e rivais entre si), ou seja, essa ideia não tem como se concretizar, a concorrência é forte e está bem próxima. E ainda tem outra questão: a elite graúda paulistana já adora o litoral norte, bem dotado de marinas, heliportos, uma ótima rede hoteleira, e prefere ir pra lá. Nosso futuro precisa ser construído sob bases mais modestas, mas me pergunto em como dizer isso, para quem ainda idealiza demais esta cidade.
MARCADORES: ASSALTO VIOLENTO EM CRICÍUMA, BANCOS ROUBADOS, COMPORTAMENTO IMORAL, BRASIL, BRASILEIROS, QUEM ROUBA DINHEIRO ROUBADO É LADRÃO TAMBÉM (NÃO É?), DEZEMBRO DE 2020
Às 11h02 da manhã do dia 9 de agosto de 1945, uma bomba atômica batizada “Fat Man” foi lançada na cidade japonesa de Hiroshima, por um avião B-29 da Força Aérea dos Estados Unidos. Nesse que foi o segundo e último ataque nuclear ao Japão (três dias após Hiroshima), cerca de 70 mil pessoas morreram.
Entre as fotos realizados logo após a tragédia, uma se destaca: a que mostra um Tori (Torii), aparentemente incólume entre destroços ainda fumegantes da explosão. Para quem não sabe, Tori é um portão (arco ou Portal) que costuma ficar na entrada do todo santuário Xintoísta, ou que marca a sua proximidade. Milagrosamente (proteção dos deuses, acredito), esse arco resistiu e permaneceu de pé. E nesse momento do artigo, alguns leitores já devem ter se perguntado: o que isso tem a ver com a edição 134 de Shingeki No Kyojin? Calma que eu já explico.
Nesse terrível capítulo, a devastação provocada pela marcha dos Titãs Colossais parece tem atingido o auge. Milhões de pessoas, marleyanas e de outros povos, estão sendo literalmente pisadas por esses gigantes. Numa das cenas mais dramáticas, milhares despencam em um abismo, enquanto alguns tentam desesperadamente manter um bebê à salvo. Nem isso impede Eren Jaeger de prosseguir nessa espantosa revolução global.
E por se tratar de um evento planetário, não limitado ao território do Império Marley, uma cena chama a atenção. Os Titãs chegam ao que parece ser uma aldeia da nação Hizuru (terra de origem dos ancestrais maternos da Mikasa), e um arco semelhante aos tradicionais Toris japoneses se destaca num dos quadrinhos (página 4 do cap 134). O destino dos infelizes aldeões é a morte, mas tenho certeza que o propósito do autor foi o de fazer um paralelo, com o tristemente célebre portal de Nagasaki, o que resistiu à devastação atômica.
Isayama trabalha com simbologias, umas ocultas, outras nem tanto. Nessa fase final do mangá, ele indiretamente fala de tragédias que ocorreram no Japão, durante a segunda guerra, assim como vários capítulos antes falou da discriminação e perseguição dos judeus (eldianos) pelos nazistas (marleyanos). Os paralelos são óbvios, e dificultam os leitores na escolha pelo o que seria o "lado certo". A minha conclusão é de que nessa etapa de Shingeki no Kyojin não existem mais mocinhos e vilões: o que importa é a sobrevivência.
MARCADORES: MANGÁ / ANIME SHINGEKI NO KYOJIN, ATTACK ON TITÃ, TITÃ DE ATAQUE, EREN JAEGER, ARCO FINAL, ESTRONDO, DESTRUIÇÃO, CAPÍTULO 134, TORI / PORTAL DE NAGASAKI, BOMBA ATÔMICA, SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, PARALELOS, SIMBOLOGIAS, NOVEMBRO, 2020
Quando começa a tão aguardada onda da segunda onda? Francamente, eu não sei. O fato é que as pessoas precisam continuar a viver, prosseguindo em suas atividades diárias, trabalhando, estudando, e por aí vai, sem a tosca frase "a economia a gente resolve depois" para atrapalhar. Aqui em Peruíbe, só espero que no próximo Réveillon (31 de dezembro/1 de janeiro) cuja a queima de fogos será suspensa, não tenha pancadão enchendo o saco de turistas e moradores. Se não pode ter gente de branco na praia vendo fogos na virada do ano, também não pode ter funkeiro fazendo barulho e sujeira na rua, nano desu!
MARCADORES: PANDEMIA, CORONAVÍRUS, COVID-19, CONTÁGIO, SEGUNDA ONDA, RÉVEILLON, FIM DE ANO, QUEIMA DE FOGOS, BAILE FUNK TAMBÉM NÃO PODE (ESTAMOS EM PANDEMIA, NÃO É MESMO?), NOVEMBRO, 2020
No último dia 15 (dez dias atrás), votei num candidato da oposição para a prefeitura de Peruíbe, mas o mesmo não venceu. O atual prefeito foi reeleito para mais quatro anos, pois parte do eleitorado optou pela continuidade. Para este peruibense, mais interessado em outras questões, como a política nacional e a luta ideológica, trata-se de um assunto superado. Virei a página. Sugiro aos que ainda estão insatisfeitos com o resultado da eleição, que façam o mesmo. Vejo um cenário político extremamente polarizado, algo que não favorece a solução dos problemas locais. O cara que aqui escreve, não é destemido, heroico ou algo do tipo, mas está apenas dizendo o óbvio: chegou o momento de superar, de virar a página.
Foi uma quinta-feira incomum de novembro, fria e chuvosa. Na volta para casa, já ao anoitecer, ela até usou um agasalho, emprestado por uma colega do trabalho (temporário, mas que quebrava um galho). Mais um dia rotineiro, numa semana pós-eleições, realizadas no domingo anterior.
O ônibus noturno não ficou cheio durante o trajeto, o que a deixou mais tranquila, com pandemia ainda sendo uma realidade. Basta dizer que durante o feriado de finados, ficou longe da praia. Pegou o celular para acessar o facebook, e por acaso viu mais um cansativo debate sobre o pleito municipal. "Esse povo não cansa disso?", pensou.
As eleições tinham sido tranquilas, mas o "clima" após a eleição para prefeito (durante a qual o detentor do mandato se reelegeu), demonstrava a polarização política local. O day after (segunda-feira) foi cheio de lamentações, dentro e fora da internet. Mesmo que o resultado fosse diferente, muitos eleitores prosseguiriam insatisfeitos. E ela indiferente a tudo isso, uma autêntica cética política, descrente para com a possibilidade de grandes mudanças.
No decisivo dia 15 votou no candidato que considerou mais adequado, mas sem esperanças. O argumento tosco "dou meu voto pra quem quem está ganhando, para não jogar ele fora" nunca a enganou, preferindo apoiar o candidato mais confiável para ela, do que alguém supostamente "com mais chances de ganhar". E então, na tranquilidade do busão, recordou-se de um plano futuro.
A prima dela mudou-se meses antes para Florianópolis, onde passou a morar com a avó de ambas, e estava muito satisfeita. Numa recente conversa online, a própria vó disse que "tinha um quarto pra ela", no apartamento, se quisesse se aventurar por lá. Então, ficou combinado que as três assistiriam juntas à queima de fogos do próximo revéillon na ilha da magia. Essa futura viagem não serviria apenas para visitar as duas e fazer turismo, ela também queria ver se uma possível mudança de cidade valeria a pena.
Chegou a pensar em desistir disso (ao viajar, não teria trabalho no pico da temporada de verão), mas o desejo de "mudar os ares" falava mais alto. A própria situação local lhe deu motivação pra isso, preferindo correr atrás do melhor "lá fora" do que esperar por soluções (como melhor oferta de empregos) pouco prováveis num curto prazo para o município. E após chegar em casa, tratou de ter um papo online com a prima, e esquecer um pouco os incômodos daquela semana turbulenta.
MARCADORES: CIDADE DE PERUÍBE, DOMINGO 15 DE NOVEMBRO DE 2020, ELEITORES PERUIBENSES, PERUIBANOS, RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA PREFEITO, CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO, CANDIDATO LUIZ MAURÍCIO / PSDB VENCE A ELEIÇÃO EM PERUÍBE
A noite do já próximo 15 de novembro terá muitas comemorações, surpresas e lamentações. Os candidatos eleitos e seus respectivos apoiadores comemorarão suas respectivas vitórias. As lamentações também ocorrerão, como é natural, e se destacarão muito em redes sociais, durante o day afther. Vai sobrar inconformado, se perguntando o porquê de fulano ter sido eleito prefeito, de ciclanos e beltranos terem se tornado futuros vereadores. Será uma discussão sem-sentido, travada por um pessoal que sequer se deu conta das tendências do eleitorado, algo que aliás nem sempre é captado pelas famosas pesquisas eleitorais. Surpresas ocorrerão.
Numa cidade em que sobra gente que se considera politizada (seja lá o que essa palavra signifique), sobrará morador surpreendido com os resultados, para prefeito e vereadores. O motivo? A pessoa se coloca num micromundo político, onde só ouve falar do que interessa para ela, e acaba entendendo que a maioria pensa da mesma forma, e portanto votará em quem ela apoia. Aí as eleições acontecem, as urnas são apuradas, e os resultados gerarão nela espanto e inconformismo, tal como já vi outras vezes.
Vamos recordar. Em 2016, a eleição do atual governante surpreendeu muitos dos que se consideravam "antenados". Em 1996, a vitória do candidato tucano (o qual eu faço questão de dizer que foi o melhor prefeito da história peruibense), após uma campanha eleitoral agitadíssima, também impressionou os que vivem em seus micromundos políticos particulares, e assim vai. E as pesquisas eleitorais? Pois é, em ambos os casos, tiveram pouca relevância, pouco importando quem "estava na frente". Cada um que tire as próprias conclusões.
O blogueiro/youtuber que aqui tecla será um dos poucos que não se impressionará, na noite do próximo domingo. Aqueles que desconhecem a Peruíbe profunda,serão os mais espantados, e naturalmente, os mais inconformados.
O governo federal lançou nesta terça-feira (10) um pacote de medidas para estimular o turismo no país. Segundo o Palácio do Planalto, o conjunto de medidas busca acelerar a recuperação do setor e reduzir o impacto socioeconômico da covid-19 após a paralisação das atividades turísticas.
Chamado de Retomada do Turismo, o conjunto de ações tem iniciativas organizadas em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens.
A expectativa do governo é ter resultados efetivos até 31 de julho do próximo ano. O valor destinado e o detalhamento de cada uma das medidas ainda não foi divulgado.
As ações vão desde o reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e preservar empregos até realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos.
Também estão previstas ações de qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços, tanto na oferta de cursos para a adoção dos protocolos sanitários que garantam segurança para turistas e trabalhadores do segmento quanto para melhoria de atendimento.
As iniciativas serão compartilhadas entre setores público e privado, terceiro setor e Sistema S. Entre as atividades desenvolvidas pelos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e Sistema S estão o incentivo à adoção do selo Turismo Responsável e aos demais protocolos de biossegurança contra a covid-19 pelos prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras, bem como a difusão de informações sobre linhas de crédito disponíveis, por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).
“À você turista, nós podemos afirmar que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure os estabelecimentos que têm o selo do Turismo Responsável, são mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil, obedecendo todos os protocolos de biossegurança”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante o lançamento do programa.
Redescubra o Brasil
Para promover a Retomada do Turismo, também foi lançada a campanha Viaje com Responsabilidade e Redescubra o Brasil, com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros. Serão veiculados conteúdos específicos de cada estado do país, além do Distrito Federal.
O setor de turismo responde por cerca de 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) e emprega cerca de 7 milhões de pessoas direta e indiretamente no Brasil.
No primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, a receita cambial turística acumulou queda de 37,2%; o saldo entre contratações e demissões na economia do setor foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais; e o faturamento das atividades turísticas, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve retração de 37,9%.
Se você não gosta do governo da cidade em que vive, existem três escolhas: se apartar da questão política; tentar substituir o governo atual por um novo, através de eleições municipais; ou simplesmente exercer o direito de se mudar para outra cidade. Apenas escolha.
De quatro em quatro anos, o povo peruibense espera que novas eleições municipais deem um novo rumo para a cidade, a tirando das trevas, das quais falo faz tanto tempo. Mas faz sentido sonhar com isso? Aliás, é tempo de sonhar?
O que tenho visto muito são sonhos, sonhos com uma cidade melhor, ideias e projetos que estão muito acima das possibilidades de mudanças. Desde criança, lá no século passado, escuto sobre as tais "indústrias não-poluentes". Elas foram implantadas aqui? Algum prefeito conseguiu levar adiante esse (pois é) sonho?
Assim como cabe aos candidatos para o cargo de prefeito (o foco neste artigo é no executivo) apresentarem suas propostas, planos que consideram adequados para o progresso municipal, cabe ao eleitorado ter os pés no chão, e saber diferenciar o possível do que não tem como ser posto em prática. Pode parecer que estou dizendo o óbvio, mas Peruíbe não é terra para principiantes.
Em 31 de outubro, no comitê de campanha do candidato à prefeito Cabo Anderson Proerd (51), entrevistei Luis Henrique Santana, membro do movimento conservador Peruíbe - SP, que apoia a eleição de um candidato conservador para a prefeitura da nossa cidade.
O feriadão do dia de finados promete um clima de "lotação esgotada" em Peruíbe. Basta dizer que neste sábado de Halloween, a cidade já está lotada de visitantes, mesmo com esse tempo chuvoso e frio (pois é), o que desmotiva a ida de multidões às praias. Só espero que na noite de hoje, a bruxa não esteja solta, com funkeiros enchendo o saco fazendo pancadões insuportáveis, autênticos fantasmas barulhentos em diversas madrugadas peruibenses.
MARCADORES: HALLOWEEN / DIAS DAS BRUXAS EM PERUÍBE, FERIADO, FERIADÃO, DIA DOS FINADOS, CIDADE LOTADA, 31 DE OUTUBRO, 2020
MARCADORES: CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, ARTIGO 196, SUS NÃO SERÁ PRIVATIZADO, FAKE NEWS, PARCERIAS, ESQUERDA, NARRATIVAS, GOVERNO FEDERAL, PRESIDENTE BOLSONARO, DECRETO 10.530, BRASIL, BRASILEIROS, OUTUBRO, 2020
"ARTIGO 196 (constituição de 1988) - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."
Em outras palavras, alguém espalhou uma fake news contra o governo federal, simples assim. A constituição obriga o Estado a manter uma estrutura de saúde pública estatal para usufruto de população, mas não impede o mesmo Estado de realizar parcerias com a iniciativa privada, para melhorar essa estrutura. Não existe "privatização do SUS na pauta governamental, pois o próprio artigo 196 impede isso na prática.
MARCADORES: GOVERNO BOLSONARO, MINISTÉRIO DA SAÚDE, FAKE NEWS, FALÁCIA DA "PRIVATIZAÇÃO DO SUS", RÁDIO JOVEM PAN, PROGRAMA PINGOS NOS IS, OUTUBRO, 2020
Uma parte do eleitorado peruibense precisa entender, que no dia das eleições municipais para prefeito e vereadores, os eleitos não serão parte de um grupo de super-heróis com poderes incríveis, mas pessoas comuns oriundas do próprio povo. Nesta cidade, alguns sonham demais, aguardando por soluções rápidas e extraordinárias para os problemas de Peruíbe. Qualquer melhoria futura virá lentamente, para incômodo dos impacientes, que não são poucos por aqui. E assim seguimos, na contagem regressiva para o dia 15 de novembro.
15 de novembro está chegando, façam as suas escolhas
MARCADORES: ELEIÇÃO PARA PREFEITO EM PERUÍBE, ELEIÇÃO PARA VEREADORES, ELEITORES, PERUIBENSES, PREFEITURA, CÂMARA, POLÍTICA, 15 DE NOVEMBRO, OUTUBRO, 2020
No vídeo acima o youtuber Roberto Boni (canal Universo) entrevistou a candidata ao cargo de vereadora Sandra da Athos (51777), que apoia o cabo Anderson Proerd (51) para o cargo de prefeito de Peruíbe.
MARCADORES: ELEIÇÃO MUNCIPAL EM PERUÍBE PARA PREFEITO, ELEIÇÃO PARA VEREADOR, CANDIDATA AO CARGO DE VEREADORA SANDRA DA ATHOS (51777), PREFEITO CABO ANDERSON PROERD (51), DIREITA EM PERUÍBE, CONSERVADORA, CONSERVADORISMO, ELEIÇÕES EM 15 DE NOVEMBRO, OUTUBRO, 2020
MARCADORES: CULTURA POP JAPONESA, DRAMA, ROMANCE, AVENTURA, ANIMES (DESENHOS ANIMADOS JAPONESES), LONGA-METRAGENS EM ANIME, FILME CINCO CENTÍMETROS POR SEGUNDO, FILME WEATHERING WITH YOU (O TEMPO COM VOCÊ), FILME YOUR NAME (KIMI NO NA WA), FILME KUMO NO MUKOU YAKUSOKU NO BASHO, MAKOTO SHINKAI (ANIMADOR), OUTUBRO, 2020
"Não tirarei a liberdade de vocês lutarem. Se quiserem proteger o mundo, terão que lutar''
O último capítulo 133 demonstrou que em Shingeki no Kyojin (obra Seinen), não existe esse negócio de "discurso no jutsu", usado com sucesso pelo Naruto no mangá do mesmo. Com Eren e a própria Ymir belas e comoventes palavras são inúteis, pois ambos estão plenamente certos de como devem alcançar dois objetivos básicos: vingança contra os marleyanos (e o mundo) e a libertação do povo eldiano.
O poder dessa dupla é tão impressionante, que membros eldianos da aliança são transportados para os caminhos, onde tentam, sem sucesso, convencer o rapaz a encerrar com o que é na prática, uma violento evento de transformação global, que redefinirá o mundo. Todos, além de Armin, apelam para que ele pare, mas é tudo em vão. Mikasa, obviamente, é quem mais sofre. Implora, e não tem resposta.
Mas o interessante é que Eren (me pergunto se influenciado ou não por Ymir), diz que seguirá em frente, e que eles são livres para tentar detê-lo, nada fará para os impedir, pois respeita a liberdade deles. Ele não se comporta como um vilão tirânico, que tenta exterminar todos os que podem atrapalhar seus planos. Para mim fica claro que o personagem não os enxerga como inimigos mortais. Talvez não considere a aliança como uma ameaça, ou por algum motivo oculto, quer mesmo uma intervenção deles mais adiante. Vamos ver como essa trágica aventura irá acabar.
De acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde (quinta-feira, dia 15), até agora 1.090 casos de Covid-19 foram confirmados em Peruíbe, sendo 37 óbitos. Existem 94 casos suspeitos (que aguardam confirmação), e 959 pacientes que se recuperaram.
Como cidadão peruibense e eleitor, durante a atual campanha eleitoral, exerça o direito de se calar, de não opinar e de não concordar (com "quem está ganhando"), se assim quiser. Não tem a obrigação de conversar sobre política municipal, e suas complexidades. Caso tenha decidido votar em alguém (prefeito e vereador), pode sim, se recusar a dizer para algum curioso interlocutor quem escolheu, pois o voto é secreto. Ah, está indeciso? Direito teu se sentir assim, e francamente, nem diga para algum "politizado" sobre isso, é melhor. Escolha com tranquilidade, e lembre-se que anular na hora da escolha prossegue sendo um direito, do qual não deve se envergonhar, caso assim prefira.
MARCADORES: ELEIÇÃO MUNICIPAL EM PERUÍBE, ELEITOR PERUIBENSE, CAMPANHA ELEITORAL, POLÍTICA, DEBATE POLÍTICO, PREFEITURA, CÂMARA MUNICIPAL, ELEIÇÃO PARA PREFEITO, ELEIÇÃO PARA VERADORES, VOTAÇÃO NO DIA 15 DE NOVEMBRO, OUTUBRO, 2020
Claro que esta é mais uma postagem zoeira. Não importa o quanto o meme acima é lógico e sensato. Quem não se importa em incomodar os outros com som altíssimo e funks bizarros em algum pancadão, jamais se sentirá constrangido e envergonhado ao ver isso, seja aqui em Peruíbe, ou em qualquer outro lugar, simples assim.
Existe mais qualidade musical nessa sátira "medieval" do Funeral Coffin Dance (Dança do Caixão), do que em todos os funks já feitos
"Não é a crítica que conta; não é o homem que aponta como forte tropeça ou como o executor de façanhas poderia fazer melhor.
O crédito pertence ao homem que está de fato na arena, cuja a face está marcada por poeira, suor e sangue; que luta com valentia. que erra, e que fracassa de novo, e de novo, pois não existe esforço sem erros e sem fracassos; Pertence aquele que luta para de fato realizar a façanha; que conhece os grandes entusiasmos, as grandes devoções; que se dedica a uma causa nobre; que, no seu melhor, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, no seu pior, caso fracasse, pelo menos fracassou enquanto ousava muito. Então seu lugar jamais será com as frias e tímidas almas, que não conhece vitória e nem derrota.
("Ted" Theodore Roosevelt, 1910 “O Homem na Arena”).
Em Paris, no dia 23 de abril de 1910 (110 anos atrás), o presidente americano Theodore Roosevelt (primo do segundo Roosevelt, o que liderou os EUA durante a Segunda Guerra Mundial), fez um discurso intitulado “Citizenship in a Republic / Cidadania em uma República”. A passagem acima ficou conhecida como “Man in The Arena / O Homem na Arena”, famosa por ter um caráter motivacional. Dedico esta postagem para todos os direitistas (e bolsonaristas) de Peruíbe, que lutam por um futuro governo de direita nesta cidade, que não tenha compromissos e alianças com a esquerda. Vocês se acham uma minoria? Não se enganem e nem se desanimem com falsas aparências. Entendam de uma vez, que não somos poucos nesta arena. E antes que me esqueça: apoio o cabo Anderson para o cargo de prefeito, simples assim.
MARCADORES: DISCURSO MOTIVACIONAL, PRESIDENTE AMERICANO THEODORE ROOSEVELT, DISCURSO CITIZENSHIP IN A REPUBLIC / CIDADANIA EM UMA REPÚBLICA, PASSAGEM MAN IN THE ARENA / O HOMEM NA ARENA, ELEIÇÃO MUNICIPAL EM PERUÍBE, DIREITA, APOIO O CABO ANDERSON PROERD PARA PREFEITO, VAMOS ENDIREITAR PERUÍBE, OUTUBRO, 2020
Não vejo sentido alguém que votou em Bolsonaro para presidente em 2018, e diz que continua a apoiá-lo, optar por votar em candidatos de partidos de esquerda, algo pra lá de contraditório. Nesta eleição municipal em Peruíbe, este peruibense bolsonarista só votará em candidatos para prefeito e vereador que também sejam bolsonaristas, no sentido ideológico e partidário. Direitista uma vez, direitista sempre. E ponto final.
pra quem achou que eu não selecionaria meus candidatos
MARCADORES:ELEIÇÃO MUNICIPAL, ELEIÇÃO PARA PREFEITO, ELEIÇÃO PARA VEREADOR, PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, CUIDADOS, PREVENÇÃO, VOTAÇÃO EM 15 DE NOVEMBRO, OUTUBRO, 2020
Quando eu leio a frase "mulher tem mais sensibilidade para política", me lembro de Dilma e seus desmandos patéticos, uma autêntica propaganda antifeminista em vida. Mas o pior é ver homem passando essa lacração pra frente, só pra fazer média com a mulherada. E para concluir: a única opinião masculina que a feminista aceita, é aquela em que o sujeito concorda com ela.
MARCADORES: ELEIÇÃO MUNICIPAL NO BRASIL, ELEIÇÃO PARA PREFEITO, ELEIÇÃO PARA VEREADOR, IDEOLOGIA, LACRAÇÃO, FEMINISMO, SENSIBILIDADE, NARRATIVA FEMINISTA, LEMBRAM DA DILMA?, OUTUBRO, 2020