sexta-feira, 16 de setembro de 2022

DEUS ABENÇOE O BRASIL (CONTO DO DIA 7 DE SETEMBRO) - SETEMBRO DE 2022




Naquele 7 de setembro em Curitiba, o rapaz das entregas não pegou folga. Prosseguiu com seu trabalho uberizado, entregando comida pronta para um povo que após os aguardados desfiles, voltou para casa e nem queria perder tempo fazendo almoço, optando em pedir algo rápido e assim voltar logo para as ruas, para participar das tão aguardadas manifestações verde-amarelas. De corrida em corrida, entendeu que aquele não seria um feriado comum, mas um dia da independência muito especial, como jamais tinha visto em sua vida.

Quando chegava nas casas e prédios, era comum ser recebido por pessoas vestindo camisas do uniforme da seleção brasileira de futebol, algo inusitado para ele, considerando que a Copa estava marcada para novembro. Viu muita gente contente naquela data festiva, mas também percebeu um clima de seriedade no ar, como se o destino do próprio país fosse ser decidido nas próximas horas.

Na última correria, foi recebido pela última garota, a qual tinha feito um pedido grande, para alimentar ela, o companheiro da mesma e os pais dela, que vieram para participar do evento lá. Como a moça e o amado já o conheciam de Peruíbe (e do shopping em que ela trabalhava, todos membros de uma pequena colônia cheia de rostos conhecidos), tratou de perguntar:

"E aí, vai também?", indagou. "É tudo ou nada, hoje é decisivo pra gente."

"Não sei ainda", respondeu, enquanto imprimia pra ela o comprovante de pagamento da compra. "A bike que estou usando é alugada. Depois que terminar aqui, vou devolvê-la e passar no restaurante. Será que dá tempo?"

"Claro que dá. Meus pais estão com a Doblò deles, tem lugar pra você, se quiser participar. Depois que voltarmos do Centro Cívico, eles querem visitar uma conhecida no Guaíra. Aí a gente te dá carona até lá, e você pega o ônibus pra Caximba. Que tal?"

O rapaz topou, e não muito tempo depois, estavam todos indo para o local da manifestação. Chegando lá, ao ver uma enorme multidão colorindo as ruas num tom bicolor, ele se sentiu tomado por um sentimento de satisfação e - mais importante- de pertencimento, por fazer parte de algo que beneficiaria a todos, inclusive seus pais e irmãos, que num distante bairro mais ao sul, aguardavam pelo seu retorno, com notícias sobre aquele dia que considerou abençoado por Deus.







CONTOS RECOMENDADOS:

 DO CARAGUAVA À CAXIMBA

 CURTINDO O AMANHECER EM PERUÍBE


MARCADORES: BRASIL, COMEMORAÇÕES DO SETEM DE SETEMBRO, PÁTRIA, CURITIBA, EVENTO HISTÓRICO, SETEMBRO, 2022

Nenhum comentário: