quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

SHINGEKI NO KYOJIN (ATTACK ON TITAN): EREN MORRERÁ NO FINAL DO MANGÁ? - JANEIRO DE 2020




Eu acredito que um dos grandes mistérios deste mangá notável, chamado Shingeki no Kyojin (titã de ataque), cuja estória se encontra no arco final, não é se o herói (ou vilão?) Eren Jaeger conseguirá levar adiante o "estrondo", usando os titãs libertos das muralhas (todas desmoronaram) para destruir o império Marley e as demais nações do mundo, impondo uma paz de cemitério que, pelo menos na teoria, favoreceria Paradis, mas se ele sobreviverá na conclusão da obra.





Na famosa cena da praia, na qual Eren, Mikasa, Armin, Levi e outros membros da tropa de exploração finalmente avistam o oceano (o que simbolicamente, significa o fim do isolamento dos eldianos que residem na ilha), todos se divertem, menos o protagonista da trama. A tristeza em seu rosto é visível, e suas palavras, duras. Ele tem o olhar de um homem desiludido, que naquele momento reconhece um fato, o de que os titãs nunca foram a principal ameaça, principalmente por serem irracionais (excluindo aqui os nove titãs originais). Ali ele reconhece que o grande inimigo, está no outro lado do mar, o expansionista Império Marley, que durante anos aterrorizou o povo dele, transformando os eldianos dos guetos em monstros, justamente no local em que eles estão.

Eren é o modelo do personagem que está disposto a fazer o necessário em nome da liberdade, independente das leis vigentes, regras morais e - importante dizer - de quantos estejam contra. No início da trama, para salvar Mikasa do que teria sido um destino cruel, não exitou em matar criminosos que a sequestraram, sem se importar com o que as pessoas diriam ou mesmo do que poderiam fazer com ele depois. Trata-se de alguém disposto a sacrificar a própria vida em nome daquilo que ele considera ideal.

A tendência atual entre os fãs de SNK (o capítulo 126 será publicado agora em fevereiro), é a de acreditar que o objetivo final do personagem não é o de destruir toda a vida no planeta (menos, é claro, em Paradis), como proclamou, mas o de se tornar um "inimigo em comum", para todos os povos, os quais esqueceriam as diferenças, num cenário que poderia, pelo menos na teoria, criar condições para a paz, após a derrota dessa ameaça, que seria o próprio Eren, ou seja, ele atuaria como um messias, sacrificando-se para salvar o próprio povo da opressão externa, vinda dos marleyanos e de outras nações hostis. É uma teoria popular e polêmica .... mas com quase de cem por cento de certeza, de que resultará na morte do protagonista, agora chamado de vilão.

Pessoalmente, gostaria que Eren sobrevivesse, e não digo isso por ele, mas por Mikasa, que na minha humilde opinião, é uma das mais bem construídas personagens femininas dessa saga memorável. Vê-la chorando no final, quem sabe abraçada ao corpo do homem que ela tanto amou (que num sonho no primeiro capítulo ele viu, com cabelos curtos), será uma das cenas mais tristes, não apenas do mangá, mas da quarta e última temporada do anime. Seria legal, se pelo menos ela tivesse um filho dele, ou quem sabe, caso sobrevivesse, pudessem os dois ficarem juntos, em algum lugar tranquilo e pacífico, mas isso já seria pedir demais, duma obra tão incrível quanto trágica e demasiado realista nos conflitos humanos, apesar de toda a fantasia.

Francamente, não sei a resposta a esse mistério, se ele sobreviverá ou não. De qualquer forma, veremos o que o autor, o já célebre Hajime Isayama reserva para o incrível protagonista.






POSTAGEM RECOMENDADA: SHINGEKI NO KYOJIN (ATTACK ON TITAN): MIKASA ACKERMAN, UMA "BREVE" ANÁLISE



MARCADORES: MANGÁ / ANIME SHINGEKI NO KYOJIN, ATTACK ON TITÃ, TITÃ DE ATAQUE, EREN JAEGER MORRE NO FINAL, ESTRONDO, ATAQUE DOS TITÃS, IMPÉRIO MARLEY, CENA DE EREN NA PRAIA, DESTRUIÇÃO, MIKASA VERÁ A MORTE DE EREN?, JANEIRO, 2020

Nenhum comentário: