sábado, 24 de novembro de 2018

DA CULTURA POP OITENTISTA À INCULTURA "POPULAR" ATUAL: ANÁLISE DESTE BLOGUEIRO DE PERUÍBE- NOVEMBRO DE 2018





Tem quem diga que a cultura pop oitentista (filmes, músicas, novelas, quadrinhos, TV ...) do século XX, teve início com o filme de aventura Guerra nas Estrelas (1977), e se concluiu com as Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Trata-se de um período histórico que gera muito saudosismo até entre gente da faixa etária que nasceu nos anos 90, o que não deixa de fazer sentido, se considerarmos o quanto a cultura urbana de massa decaiu em qualidade neste país.

 Os contrastes que existem entre duas épocas - os anos 80 do século passado e a atual segunda década do século XXI - mostram o quanto piorou a paisagem cultural geral. Quando era criança, existia a crença popular, de que o "velho mundo" que estava sendo deixado para trás, seria substituído no futuro  (justamente o período que agora vivemos) por um muito melhor, resultado de uma evolução que nos daria um estilo de vida mais positivo e cheio de potencial. Era excitante ver as ondas da grande mudança chegando, mas era imprevisível o quanto elas seriam duras para com as novas gerações. A mudança - modeladora de uma sofrível "incultura pop" nacional - nos trouxe um "novo mundo" muito pior do que o antigo. O FUNK e os famosos PANCADÕES bastam para confirmar tudo o que disse aqui. Distopia? Entropia anticivilizatória? Algum funkeiro consegue entender o que escrevi até aqui? 







O vídeo acima tem música brasileira de qualidade, do tipo que muito tocou em festas, bailes e outros divertimentos da juventude oitentista, peruibense e de todo o Brasil. O passado não volta, mas acredito que uma nova geração pode se inspirar, e superar o declínio musical atual, que reflete nos valores e costumes da juventude.



POSTAGEM RECOMENDADA: PANCADÕES EM PERUÍBE VERSUS A TEMPORADA DE VERÃO 2018/2019


MARCADORES: ANOS OITENTA / SÉCULO 20, MÚSICA POP BRASILEIRA OITENTISTA, FUNK, PANCADÃO, INCULTURA, SUBCULTURA, PERUÍBE, FUNKEIROS, PERUIBENSES, PANCADÕES NO CARAGUAVA, PANCADÕES NA VILA ERMINDA, DÉCADA DE 80, 2018


Nenhum comentário: