Domingo, 20 de fevereiro de 2011 - 20h58
Anac
Voos no aeroporto de Itanhaém são liberados para funcionar 24 horas
Tadeu Ferreira Jr.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou e vai incluir no livro de rotas da aviação civil a ampliação da pista e autorização para funcionamento 24 horas do Aeroporto Estadual Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém. A pista já havia sido aumentada (de 800 para 1.350 metros) e recebido iluminação para balizamento noturno, mas o reconhecimento só foi feito pela Anac agora.
Paralelo a isso, a Petrobras acertou o aluguel de área contígua ao aeródromo e já prepara licitação para construir terminal de passageiros com capacidade para receber até 500 pessoas.
As notícias foram confirmadas ao prefeito João Carlos Forssell (PSDB) durante conversa na Superintendência do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), que administra o aeroporto de Itanhaém, o único da Baixada Santista, na última semana.
Até pouco tempo olhado como um elefante branco, o aeroporto de Itanhaém, com essas medidas, consolida suas operações aeroportuárias, nas palavras do próprio Forssell. “A ampliação (da pista) permite a operação de voos comerciais”, destacou o prefeito.
Anac
Voos no aeroporto de Itanhaém são liberados para funcionar 24 horas
Tadeu Ferreira Jr.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou e vai incluir no livro de rotas da aviação civil a ampliação da pista e autorização para funcionamento 24 horas do Aeroporto Estadual Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém. A pista já havia sido aumentada (de 800 para 1.350 metros) e recebido iluminação para balizamento noturno, mas o reconhecimento só foi feito pela Anac agora.
Paralelo a isso, a Petrobras acertou o aluguel de área contígua ao aeródromo e já prepara licitação para construir terminal de passageiros com capacidade para receber até 500 pessoas.
As notícias foram confirmadas ao prefeito João Carlos Forssell (PSDB) durante conversa na Superintendência do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), que administra o aeroporto de Itanhaém, o único da Baixada Santista, na última semana.
Até pouco tempo olhado como um elefante branco, o aeroporto de Itanhaém, com essas medidas, consolida suas operações aeroportuárias, nas palavras do próprio Forssell. “A ampliação (da pista) permite a operação de voos comerciais”, destacou o prefeito.
FONTE: http://www.atribuna.com.br/
Comentário: um aeroporto do porte do de Itanhaém poderá receber até voos internacionais. Claro que isso terá um baita impacto no turismo de Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e até de cidades valeribeirenses próximas. Cabe agora aos governos municipais e prováveis investidores saberem sem demora aproveitar a oportunidade.
2 comentários:
Também poderá facilitar a vida dos moradores da Baixada, porque é mais fácil ir a Itanhaem do que pegar congestionamento até Congonhas e Cumbica.
Não tenha dúvidas que é um excelente equipamento para o desenvolvimento regional, mas não pode ser subutilizado, como dezenas de aeroportos do estado de São Paulo, administrados pelo DAESP. Enquanto isso o caos impera em Guarulhos, Congonhas e Viracopos. Tivessem feito a famosa Parelheiros - Itanhaém (ligação da Zona Sul de SP com a Baixada), o aeroporto seria realmente uma alternativa viável. Tal rodovia ajudaria a diminuir os congestionamentos da Imigrantes e principalmente da Padre Manoel da Nóbrega. Acho um absurdo que se fale em Terceira Pista da Imigrantes. Só pioraria o gargalo em Praia Grande. Hoje está ainda mais fácil, basta ligar o trecho sul do Rodoanel a SP-55. Desconsiderando o trecho de serra, e supondo algo próximo a uma linha reta, seriam cerca de apenas 40km, viagem de meia hora. Se tivéssemos o Porto, então...
Sugestão de reportagem: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080114/not_imp108943,0.php
Fala-se isso desde ot empo do Maluf. Infelizmente a politicagem local parece não ter interesse no desenvolvimento regional. E tal qual no caso do Porto, a elite bairrista de Santos deve ser contrária.
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