quinta-feira, 15 de abril de 2010

VLT Baixada Santista será debatido novamente

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a Baixada Santista será novamente debatido com a população antes da publicação do edital de licitação da obra, prevista para ocorrer no início de junho.

A informação foi comunicada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) após apresentar pedido de audiência pública ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, durante o Seminário Baixada em Ação 2010 – Crescimento com Sustentabilidade.

De acordo com o deputado, a discussão pública foi incluída no cronograma de implantação do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista (SIM). A primeira etapa do Metrô Leve prevê a ligação entre os bairros Barreiros, em São Vicente, Valongo (Porto), em Santos. A data e o local da audiência devem ser definidos nos próximos dias.


O sistema será viabilizado mediante Parceria Público Privada (PPP) na modalidade Concessão Patrocinada. O investimento total está orçado em R$ 688 milhões. As prefeituras de Santos e São Vicente devem participar com investimento adicional de R$ 35 milhões em obras no entorno da faixa do VLT.

O trajeto dessa linha será de 11,2 km, com três terminais e 13 paradas, para uma frota inicial de 10 veículos, sendo que cada um terá capacidade para transportar cerca de 400 pessoas. Hoje, umma viagem de ônibus entre o Barreiros e o Porto leva, em média, 50 minutos. Quando o VLT estiver em operação, o tempo gasto no deslocamento cairá para 33 minutos.

Diariamente, 198 mil passageiros utilizam o serviço de transporte metropolitano da região. São 487 veículos distribuídos em 59 linhas de ônibus (comum e seletivo). Com o VLT, o sistema será integrado aos ônibus, o que resultará na supressão de 20% das linhas existentes. O intervalo entre os trens não passará de 4 minutos, com 15 partidas por hora.

Pesquisa de Origem e Destino de 2007 revelou que a Baixada Santista registra cerca de 2 milhões de viagens diárias, sendo 54% motorizadas. A demanda projetada para 2012 – ano previsto para o início da operação do primeiro trecho, é de 45 mil passageiros/dia útil. No total, 220 mil pessoas devem utilizar diariamente o SIM.

Vantagens

O Metrô Leve terá piso baixo, facilitando o acesso de idosos e deficientes. Os veículos também serão dotados de ar condicionado, algo praticamente indispensável para os dias quentes. Nas vias segregadas, vão circular com a velocidade máxima de 60 km/h. Nas travessias de ruas e avenidas, o limite será de 30km/h.

O impacto energético será 2,6 vezes menor que o dos ônibus e 5,4 vezes inferior ao provocado pelos automóveis. Além de contribuir para a redução da poluição sonora e do ar, o VLT vai ajudar a diminuir os congestionamentos e o tempo de viagem. Outra vantagem é a durabilidade da frota: 30 anos, prazo bem superior aos 8 anos de vida útil dos ônibus articulados e biarticulados.

FONTE: INTELOG

3 comentários:

Marcelo disse...

Breno, bem que você podia estar também no Twitter!

PERUIBENSE LIVRE disse...

cara, eu vou pensar nisso.

Anônimo disse...

HIT PAREDE EM PERUIBE
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