quinta-feira, 22 de abril de 2010

KATLA : O GIGANTE ISLANDÊS QUE MUDARÁ A HISTÓRIA / ABRIL DE 2010




Vulcão vizinho Katla poderá entrar em erupção em breve.

Aconteceu nos anos de 920, 1612 e 1918. De todas as vezes que o vulcão situado por baixo do glaciar Eyjafallajokull, na Islândia, entrou em erupção, pouco tempo depois aconteceu o mesmo com o vizinho Katla, um vulcão muito maior, mais agressivo e potencialmente mais mortífero. Os cientistas estão agora a contar os minutos até que o gigante adormecido Katla exploda e provoque um caos ainda maior na Islândia, e por consequência, em toda a Europa.

Ontem, o presidente da Islândia, Olafur Grimsson, alertou: "O Katla é muito maior e normalmente entra em erupção uma vez por século. A última foi em 1918, por isso estamos à espera. Já temos planos de emergência no nosso país e os governos europeus e as companhias aéreas deviam começar a preocupar-se". Jay Miller, vulcanologista da Universidade do Texas, confirma o perigo: "A erupção em curso é relativamente pequena em comparação com o que poderá acontecer com o Katla".

Bárbara Silva

FONTE:
http://economico.sapo.pt/






No mapa acima, é possível ver que as geleiras EYJAFJALLAJOKULL - que encobre o já famoso vulcão com o mesmo nome - e MÝRDALSJOKULL - que oculta o KATLA - são vizinhas, e bem diferentes em tamanho. O derretimento da geleira maior terá repercussão cataclísmica na Islândia.

Já a Europa terá uma nova realidade, na qual invernos rigorosos serão temidos, pessoas sem teto terão mais riscos de morrerem de frio , e a fome será uma ameaça PARA MILHÕES DE EUROPEUS, por causa dos danos na agricultura do continente. A simples necessidade da Europa ter de importar mais comida, terá um efeito gigantesco na economia do mundo, bem maior do que um colapso no transporte aéreo sobre o Atlântico norte.

VULCÕES DA ISLÂNDIA E A REVOLUÇÃO FRANCESA

Para que se entenda melhor, quando eu falo de uma futura fome na Europa, cito aqui outro vulcão islandes, o LAKI. Ele teve uma série de 10 erupções em 1783, tendo a primeira ocorrido em 8 de junho de 1783 e a última em fevereiro de 1784. As cinzas geradas acabaram se espalhando por países como a Noruega, Alemanha, França e Grã-Bretanha. Muitos animais nas áreas rurais morreram e as lavouras foram perdidas, o que teve resultados desastrosos para a população. Os efeitos do Laki, somados a violentas tempestades, que entre 13 e 14 de julho de 1788 arrasaram plantações de cereais francesas, contribuiram para a revolução francesa. Ah, sim, a temperatura média européia diminuiu em 3 graus celsius em 1783, o que contribuiu para um inverno rigoroso e precoce.

As implicações para a Agricultura e Pecuária, no caso do LAKI, foram não apenas por causa do maior frio, mas a duas questões inusitadas: primeiro, as cinzas acumuladas. De acordo com os vulcanólogos, uma camada de dois centímetros é capaz de provocar perda total de uma safra. Além disso - segunda questão - a cinza possui em sua composição gases nocivos como o flúor e dióxido de enxofre, o que teve impacto sobre os rebanhos. Bois, ovelhas, cabras e outros bichos foram envenenados. E 160 mil pessoas também morreram por causa dos gases, devido a terem um sistema respiratório mais fraco.

Mas o fato é que a Islândia foi a nação que mais sofreu. A tragédia matou 80% dos ovinos, a maioria das vacas e dos cavalos da ilha. Cerca de 20% da população islandesa morreu por causa da fome e intoxicação.

Nos resta aguardar pela conclusão dessa tragédia natural, que está sendo praticamente profetizada, a qual criará novas tendências históricas.

Nenhum comentário: