quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CONTRADIÇÕES DOS NOSSOS ONGUEIROS E SIMPATIZANTES



Os grandes prejudicados pela falta de emprego em Peruíbe são os peruibenses de nascimento ou forasteiros pobres "naturalizados", que aqui habitam por opção, obrigação ou por temor em migrarem. Os aposentados migrantes de classe média podem contar com uma considerável qualidade de vida, a qual não pode ser garantida para a maioria dos "nativos". Os nossos ONGUEIROS focam na preservação do ambiente, sempre se esquecendo que a qualidade de vida da maior parte da população local, não pode se restringir a água potável, ar puro e "sossego", mas a algo que também reúne CONDIÇÕES DE SUBSISTÊNCIA. Só recentemente, vi ongueiro falando em UMA  ALTERNATIVA de "desenvolvimento sustentável". Como expliquei antes, um raciocínio cheio de limitações, o qual merece análise dos internautas.

Eu acho engraçado quando esse pessoal faz uma "crítica ao dinheiro", ao interesse de muitos dos locais em aumentarem seus rendimentos (ou passar a terem algum) com um grande investimento tipo PORTO BRASIL. Sabem, é simples pregar contra o desejos materiais dos que foram (ou ainda são) pró-porto, quando vários desses defensores da ecologia possuem TV  por assinatura, internet em casa,  automóvel (polui, mas muitos deles têm), casa própria e outras coisas que a publicidade afirma serem imprescindíveis na nossa sociedade de consumo. Eu fico espantado com essa estranha forma de pensar. Falam coisas lindas, sempre pregando que temos que estar em sintonia com o ambiente, com a natureza, um belo papo....mas vai alguém ver o padrão de vida da maior parte desse pessoal, a classe social dessa gente, os bairros em que moram, quando residem aqui. Caraguava? Veneza? Vila Erminda? Esse pessoal passa longe. Peruibenses pobres não se interessam por uma certa ONG, principalmente quando não são caiçaras. Não se sentem representados, e com toda razão.

A existência nos nossos bairros suburbanos, como o Caraguava, continua dura. Continua a existir o terrível Caraguava da miséria, das crianças sujas e descalças, dos barracos, dos esgotos a céu aberto, das enchentes, da prostituição infantil na beira da estrada, etc. Para que os mais humildes possam se interessar em respeitar o meio ambiente, é preciso lhes dar condições para superarem tantos sofrimentos. Se os ditos ecologistas salvadores não se importam com isso, claro que a impopularidade dos mesmos acaba se tornando enorme, o que só prejudica a causa.


 O roubo de residências já preocupa mesmo fora da temporada. Claro que para muitos ongueiros, veranistas simpatizantes e membros do núcleo da terceira idade, esse problema se resolve pagando pelos serviços de alguma dessas diversas firmas de segurança, que proliferam na cidade. E os ongueiros dizem que Peruíbe se "tornaria violenta", com a instalação do Porto. Não temos criminalidade alta agora? O que faz empresas como a PERSEG prosperarem aqui? Mas não: a barbárie "viria" com o Porto. Agora, estamos no sossego. Acredite quem quizer.


Me parece claro que só agora, tardiamente, que ficou evidente para os radicais ecologistas a imperfeição de seu discurso, pois até agora só conseguiram desprezo e até raiva do povo. Em Peruíbe se agrava o descalabro social. A alternativa proposta por um líder ongueiro diz que Peruíbe melhorará, servindo de condomínio praiano para aposentados, para anciãos forasteiros com melhores ganhos. O notável é que essa idéia não é nova, que o diga o lema TERRA DA ETERNA JUVENTUDE. Nos anos setenta, aqui já era o paraíso dos velhinhos, agora é ainda mais....e não prosperamos. Claro, só pode ser culpa dos nossos governantes. Tudo bem que não faltam exemplos de como aposentados bem de vida costumam ser exploradores, mas isso não vem ao caso. Todos eles merecem descançar em Peruíbe. Aposentou, qualquer um vira boa gente por aqui. Prefiro uma estratégia de integração ao Vale do Ribeira.

Peruibenses menosprezam a ecologia, por acreditarem em uma proposta faraônica? Pois eu digo que os ongueiros menosprezam o nosso povo, pois acham que por serem mais instruídos, e de condições sociais melhores, sabem mais, respeitam mais, defendem mais Peruíbe e os reais interesses dos moradores. Para eles tudo o que dizem é muito bom, o que se demonstra estar errado.

4 comentários:

Anônimo disse...

???... se a administração de Peruibe não gera empregos atraves do Turismo que é a industria que esta mais crescendo no mundo, é um retiro para Aposentados e Turistas, bla...bla...bla mais, porque então se instalar por lá atraves de invasões clandestinas, gerando ainda mais problemas sociais, financeiros e outras mazelas mais!?...

PERUIBENSE LIVRE disse...

é um velho erro associar migração com aumento da miséria.
Quando ocorreu o chamado MILAGRE BRASILEIRO, multidões de nordestinos migrantes contribuiram para o crescimento economico, REDUZINDO OS CUSTOS DE PRODUÇÃO. Eram mais do que desejados, um EXERCITO DE RESERVA convocado para do desenvolvimento da nação.
Pela lógica dos ongueiros, Peruíbe estará melhor se os pobres que aqui estão CAIAM FORA, deixando a cidade para os aposentados de classe média e outros privilegiados.
Mas se todos os coitados dos suburbios fossem embora, pergunto quem ficaria para trabalhar por ganhos miseráveis para a elite local.

Jessica Sardinha disse...

Amo Peruibe e por mim eu não sairia daí nunca. Mas não houve jeito, para qualquer jovem recém-formado Peruibe não dá a minima infra-estrutura... Até mesmo dentro das questão do meio abiente Peruibe é uma piada... Tantos projetos poderiam ser empregados de uma maneira que juntasse, meio ambiente, turismo e desenvolvimento sustentável...mas nada jamais é feito.
A verdade é que Peruibe não quer se desenvolver.
Passei os 10 ultimos anos da minha vida nela e nada mudou, mentira mudou sim, antigamente não se via tando "cuidador de carros" nem tanta violência. Meu maior temor por Peruibe é que ela se torne um reduto de marginais e marginalizados...

José Hercilio disse...

Eu fui embora de Peruibe a 12 anos exatamente por que o JOVEM PERUIBENSE não tem opção é trabalhar de escravo no Comércio local sendo explorado pela Elite ou trabalhar de orelha seca em obras,não existe em Peruibe um apoio ao Jovem nem muito menos ao RECÉM FORMADO da Elite,tanto que eles vão tudo embora de Peruibe,ai quando estão já com experiência voltam a Terra da Eterna Juventude!!
Não mudou desde os ANOS 80 e não mudará,se os ECOBOBOLOGISTAS,que tem sua vida ganha e estável atrapalharem GRANDES EMPRESAS a se instalarem na região.
Duas citações PARQUE DA XUXA nos anos 90 e PORTO BRASIL nos tempos atuais.
Será que PERUIBE irá a algum lugar com o pensamento dos NOSSOS GOVERNANTES E COCOLOGISTAS:)?

DUVIDO!!!!