segunda-feira, 28 de outubro de 2019

PERUÍBE: A "ÚLTIMA GAROTA" LUTARÁ POR ESTA CIDADE OU POR ELA MESMA? - OUTUBRO DE 2019




Em 2015, escrevi um artigo falando sobre a "última garota", personagem cheia de esperança e coragem, lutadora por uma Peruíbe melhor, que torcia para que nas eleições municipais de 2016, ocorresse a grande mudança que faria este lugar sair do declínio. Mas isto não aconteceu. As melhorias realizadas prosseguem insuficientes, com peruba city se mantendo à beira do abismo, pressionado entre a ilusão da riqueza da baixada santista e a realidade da pobreza do vale do ribeira, e não sabendo com tirar a devida vantagem estratégica de estar entre ambas as regiões. O que a última garota fará, agora que 2020 se aproxima?


Talvez ela finalmente se canse de tudo isto, e procure por uma nova morada, em outra terra. Bela moradora de um bairro praiano, de onde os mais jovens partem, deixando os aposentados idosos para trás, sem dúvida está farta de um lugar tão disfuncional, para o qual nenhuma solução política parece existir. Eu a imagino indo embora daqui com um namorado boa pinta, rumo ao sul, onde trabalhará numa sofisticada loja de Shopping, junto de alguma amiga que se mudou bem antes, justamente a qual lhe indicou a vaga de trabalho. Os filhos que a futura ex-peruibense terá com o cara bonitão não nascerão aqui, serão chamados de piás e conhecerão Peruíbe em visitas aos avós, e jamais terão interesse em no futuro residir na terra da eterna juventude.


É o direito dela fazer esta escolha, decepcionando outros lutadores, que vivem defendendo ideias maravilhosas (e nem sempre realizáveis) para transformar positivamente esta cidade. Cada um tem seu limite de tolerância, e muita gente não esperará pelas eleições municipais de 2020, para decidir se fica aqui ou vai embora. Só espero que a última garota faça a escolha melhor PARA ELA, e não para agradar uma minoria lacradora que se acha bem-pensante, e a única capaz de "salvar" esta cidade.






POSTAGEM RECOMENDADA: A ÚLTIMA GAROTA, O LOBO SOLITÁRIO E UMA CIDADE À BEIRA DO ABISMO


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSES, OPORTUNIDADES, ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020, ESCOLHAS, OPORTUNIDADES, A ÚLTIMA GAROTA, OUTUBRO, 2019

Nenhum comentário: