quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CASTIGO CORPORAL EM CASA PROVOCA BULLYING?






Cerca de 70% de crianças envolvidas com bullying sofrem castigo corporal, mostra pesquisa

Agência Brasil


Cerca de 70% das crianças e adolescentes envolvidos com bullying (violência física ou psicológica ocorrida repetidas vezes no colégio) nas escolas sofrem algum tipo de castigo corporal em casa. É o que mostra pesquisa feita com 239 alunos de ensino fundamental em São Carlos (SP) e divulgada pela pesquisadora Lúcia Cavalcanti Williams, da Universidade Federal de São Carlos.


Do total de entrevistados, 44% haviam apanhado de cinto da mãe e 20,9% do pai. A pesquisa mostra ainda outros tipos de violência - 24,3% haviam levado, da mãe, tapas no rosto e 13,4%, do pai. “As nossas famílias são extremamente violentas. Depois, a gente se espanta de o Brasil ter índices de violência tão altos”, disse a pesquisadora, ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados que debateu projeto de lei que tramita na Casa e que proíbe o uso de castigos corporais ou tratamento cruel e degradante na educação de crianças e adolescentes.


Segundo ela, meninos vítimas de violência severa em casa têm oito vezes mais chances de se tornar vítimas ou autores de bullying. “O castigo corporal é o método disciplinar mais antigo do planeta. Mas não torna as crianças obedientes a curto prazo, não promove a cooperação a longo prazo ou a internalização de valores morais, nem reduz a agressão ou o comportamento antissocial”, explicou.


Para a secretária executiva da rede Não Bata, Eduque, Ângela Goulart, a violência está banalizada na sociedade. Ela citou diversas entrevistas feitas pela rede com pais de crianças e adolescentes e, em diversos momentos, frases como “desço a cinta” e “dou umas boas cintadas” aparecem. Em uma das entrevistas, um pai explica que bater no filho antes do banho é uma forma eficiente de “fazer com que ele se comporte”. “Existem pais que cometem a violência sem saber. Acham que certas maneiras de bater, como a palmada, são aceitáveis”, disse.


Atualmente, 30 países em todo o mundo têm leis que proíbem castigos na educação de crianças e adolescentes, entre eles a Suécia e a Alemanha. “A lei é uma forma de o Estado educar os pais”, ressaltou o pesquisador da Universidade de São Paulo Paulo Sérgio Pinheiro.


Como forma de diminuir os índices de violência contra crianças e adolescentes em casa, os pesquisadores sugeriram a reforma legal, com a criação de leis que proíbam esse tipo de violência, a divulgação de campanhas nacionais, como as que já vêm sendo feitas, e a participação infantil, com crianças sendo encorajadas a falar sobre assuntos que lhes afetem. “A principal reclamação das crianças é que elas não aguentam mais serem espancadas pelos pais”, destacou Pinheiro.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/


Comentário: interessante como uma pesquisa feita em uma única cidade brasileira, acaba sendo usada para se afirmar que NO PAÍS INTEIRO É A MESMA COISA, ou seja, que a maioria das crianças brasileiras que praticam o famigerado BULLYING apanham em casa. Se pega a amostragem de um único município, para se sugerir que NO PAÍS INTEIRO TAMBÉM É ASSIM. Nossa, isso faz tanto sentido quanto os argumentos toscos criados para a defesa do desarmamento das pessoas QUE NÃO SÃO CRIMINOSAS.

No artigo é dito que na Suécia e Alemanha os castigos corporais são proibidos. Mas por acaso essas sociedades são poucos violentas atualmente, pelo menos de acordo com os padrões europeus? Afirmo aqui que não. O bullying é uma prática comum nesses dois países. Até filmes suecos foram feitos sobre isso. Então, o que faz com que crianças suecas - que não sofrem castigos corporais dos pais, pois é - agridam os seus colegas nas escolas? Seria a famosa "falta de limites"? Na Alemanha, já ocorreram até vinganças mortais promovidas por vítimas. E lá as crianças também não apanham.


E eu digo mais. Quem pode garantir que todas as crianças e adolescentes entrevistadas nessa pesquisa FALARAM A VERDADE? Pois é, menor de idade também pode mentir, inclusive como forma de, digamos assim, se "justificar". É possível dizer que todos esses alunos foram sinceros? Que não sentiam descontentamento com os pais por outros motivos (proibições impostas por eles) e deram essas respostas?



terça-feira, 30 de agosto de 2011

CONCURSEIRO DE PERUÍBE, A PREFEITURA DE SÃO VICENTE ABRIU CONCURSO PÚBLICO / AGOSTO DE 2011


A Prefeitura de São Vicente, estado de São Paulo, divulgou editais com normas para realização de concurso público visando preencher 415 vagas em cargos da administração direta municipal.


Oportunidades oferecidas contemplam cargos de todos os níveis de escolaridade com salários de até R$ 7 mil. Aos portadores de deficiência serão reservadas 5% do total de vagas.


O concurso aberto destina-se ao provimento de vagas, pelo regime Estatutário, aos cargos públicos atualmente vagos e dos que vagarem, dentro do prazo de validade do certame que é de 2 anos, prorrogável por até igual período, a critério da prefeitura de São Vicente-SP.


Vagas em São Vicente


Um dos editais conta com 138 vagas para cargos de Médico em diversas áreas. Há vagas para Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Cirurgião Vascular, Médico Dermatologista, Médico Endocrinologista, Médico Endoscopista, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista- Colposcopista, Médico Ginecologista Obstetra, Médico Hebiatra, Médico Hematologista, Médico Nefrologista Infantil, Médico Neurologista, Médico Neurologista Infantil, Médico Oncopediatra, Médico Pediatra, Médico Pediatra Infectologista, Médico Pneumologista, Médico Pneumologista Infantil, Médico Sanitarista, Médico Traumaortopedista, Médico Ultrassonografista, Médico Urologista, Médico Anestesiologista, Médico Clínico Geral, Médico Cirurgião Geral, Médico Cirurgião Pediatra, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Pediatra, Médico Pediatra Neonatologista, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Socorrista, Médico Traumaortopedista e Médico Generalista - PSF. Salários chegam a R$ 7.253,13, já incluídas gratificações do cargo.


Um segundo edital conta com 277 vagas em cargos de Agente de Saúde Pública, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Básicos(Limpeza), Auxiliar Operacional de Educação(Creche), Auxiliar Operacional de Educação(Merendeira), Eletricista, Motorista, Oficial de Manutenção de Áreas Verdes (Máquina Roçadeira), Oficial de Manutenção(Carpinteiro), Oficial de Manutenção(Pedreiro), Oficial de Manutenção(Pintor), Oficial de Manutenção(Serralheiro), Oficial de Máquinas Pesadas, Operador de Som, Assistente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Auxiliar em Saúde Bucal, Desenhista, Mestre de Manutenção(Telefonia), Programador de Sistemas, Técnico de Compras, Técnico de Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico de Imobilização Ortopédica, Técnico de Meio Ambiente, Técnico de Nutrição, Técnico de Radiologia, Técnico de Segurança do Trabalho, Topógrafo, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Contador, Dentista, Diagramador, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Professor Substituto de Informática, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Turismólogo. Remunerações variam entre R$ 583,59 e R$ 1.753,13, mais gratificações cabíveis.

Inscrições Concurso São Vicente


As inscrições devem ser feitas via internet, através do site http://www.zambini.org.br/ em dias distintos, dependendo do cargo. Para quem deseja concorrer aos cargos de Médico (primeiro edital) as inscrições devem ser feitas entre 29 de agosto e 23 de setembro de 2011. Para os demais cargos do segundo edital o período de inscrições se estende entre 05 de setembro e 07 de outubro de 2011.


A taxa de inscrição custa entre R$30 e R$70, de acordo com o cargo pretendido.

Provas


Concurso de São Vicente constará de diversas etapas de avaliação, dependendo do cargo. Haverá provas objetivas para todos os cargos, mais avaliação de títulos e prova prática, para determinados empregos, conforme consta no edital.


A prova objetiva está marcada para ocorrer em 23 de outubro de 2011 para cargos do primeiro edital (médicos) e nos dias 20 e 27 de novembro de 2011 para os demais cargos.


O gabarito das provas do concurso de São Vicente poderá ser consultado um dia após a realização das provas.

Fonte: http://www.acheconcursos.com.br/



Comentário: ainda não conseguiu o teu emprego estável? Olha aí outra oportunidade. Oportunidades até que existem, o problema é essa mania do peruibense querer muita facilidade. E daí que o concurso é em São Vicente? Existe busão intermunicipal que vai até lá. Para com esse negócio besta de se comportar como se fosse uma árvore, grudada ao solo. Se você tenta, tenta e tenta E NÃO CONSEGUE ARRUMAR UMA OCUPAÇÃO DECENTE POR AQUI, já não está na hora de buscar outra alternativa, mesmo que ela seja fora desta cidade?


ADRIANA MEZZADRI - SETE VIDAS




Uma bela voz, não é mesmo?

O QUE PERUÍBE PODERIA GANHAR SE O PORTO BRASIL FOSSE UMA REALIDADE NO FUTURO


A indústria chega ao Nordeste pobre por mar

Fortaleza, Brasil, 23/8/2011 – O brasileiro Porto de Pecém recebeu um pedido para desembarcar e armazenar os componentes de uma fábrica de cimento importada da China, que foi impossível de ser aceito como chegou. É que o carregamento ocuparia 40 mil metros quadrados, quase metade da área de armazenagem do terminal.


A solicitação foi enviada há um mês, mas continua em estudo porque o diretor de Implantação e Expansão de Pecém, Hernani de Carvalho Junior, encontrou uma solução prática. Sugeriu receber os equipamentos em “pulmão”, isto é, divido em duas partes de maneira que a segunda entre no porto depois da retirada da primeira, reduzindo desta forma a metade do setor ocupado.


O pedido incomum é também emblemático do processo de industrialização que vive o Nordeste, a região mais pobre do Brasil. Boa parte desses investimentos foi atraído pela instalação de portos projetados também como complexos manufatureiros e de energia. Pecém compreende um polo industrial e energético em fase de instalação em área de 330 quilômetros quadrados em torno do Porto, no Atlântico, inaugurado em 2002, a 60 quilômetros de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.


Foi concebido como “um instrumento” de atração de indústrias, contando com dois grandes projetos de arranque, uma usina siderúrgica e uma refinaria de petróleo. Embora, finalmente, “não tenha ocorrido nessa ordem, como aconteceu com o Porto” após modificação em seu projeto original para ser adaptado a “cargas gerais e contêineres”, explicou Carvalho.


As indústrias vão chegando. Cerca de 20 empresas de serviços, energéticas, produção de cimento e equipamentos de energia eólica já se instalaram no Complexo Industrial e Portuário de Pecém, administrado pelo governo do Ceará. A construção da siderúrgica agora está em andamento, com inauguração prevista para 2015, quando poderá produzir até três milhões de placas de aço ao ano, enquanto a Petrobras construirá uma refinaria com capacidade para processar 300 mil barris diários de combustível a partir de 2017.


A esses projetos somam-se duas centrais termoelétricas, também em construção, com total de 1.080 megawatts, quase o dobro da geração atual do Estado do Ceará. Por serem alimentadas a carvão mineral importado da Colômbia, sua localização vizinha ao Porto é estratégica. Contudo, todo esse progresso não está imune a críticas. Um flanco atacado é o estudo em que se baseou a construção do Porto.


João Alfredo Melo, vereador em Fortaleza pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), afirmou que não foi feita uma medição adequada das correntes marítimas e dos ventos, que “são muito fortes em agosto e setembro”. Como exemplo, Melo recordou que apenas iniciadas as operações do Porto um navio chinês não conseguiu atracar por causa dos ventos, “uma vergonha” que se tratou de corrigir com a construção de um quebra-mar em forma de L. O vereador acrescentou que, após a instalação do terminal, começou a erosão das praias a oeste de Pecém, fenômeno semelhante ao observado na capital cearense após a construção de outro porto, há 60 anos.


Melo também questiona os efeitos sociais causados pela abrupta queda dos empregos, quando as empresas começam a operar, depois da grande demanda gerada para construir os prédios que formam o polo. “Sem cadeias produtivas”, como será o desenvolvimento da siderurgia com um polo metal-mecânico, os empreendimentos anunciados gerarão uma limitada quantidade de postos de trabalho, afirmou.


Carvalho responde a essa preocupação dizendo que atrás da siderúrgica virá a indústria de laminados e, talvez, uma fábrica de veículos, enquanto a refinaria da Petrobras atrairá o setor petroquímico. Tampouco concorda que o Porto cause problemas ambientais. Pecém, está a “sete dias da costa da Espanha e a seis de Nova Jersey, nos Estados Unidos”, e sua profundidade de 18 metros no recém-inaugurado Terminal de Múltiplo Uso permite a atracação dos maiores navios “sem necessidade de dragagem”, tudo contribuindo para os baixos custos que atraem as empresas de transporte, afirmou Carvalho, entusiasmado.


Medições batimétricas comprovaram que, entre 1997 e 2009, não houve alterações na profundidade local, indicando ausência de sedimentação e, portanto, dispensando o trabalho de dragagem que encarece a manutenção dos portos, explicou o diretor de Pecém. Carvalho também assegurou que o Porto conta com equipamentos de última geração. Por essas razões seu movimento de cargas teve “um crescimento exponencial” nos últimos anos, confirmando sua vocação de futuro “hub”, disse o diretor, se referindo a um porto que opera como um cubo, para ser o centro de muitas rotas marítimas.


O porto de Pecém é “offshore”, como são chamados os que possuem atracadouros distantes da costa, neste caso protegidos por um quebra-mar de 1.768 metros de comprimento, unido aos armazéns em terra por pontes ferroviárias e dutos. Agora está em fase de ampliação, com a meta de receber 5,6 milhões de toneladas de carga em 2012, quase o dobro das operações em 2010.


Sua grande vantagem logística, ao se localizar três mil quilômetros mais próximo da Europa e dos Estados Unidos do que o Porto de Santos, no Estado de São Paulo, o principal porto brasileiro. Entretanto, seu objetivo principal é impulsionar o desenvolvimento do Ceará, para que também se replique em toda a região Nordeste, ao integrar o polo industrial e atividades portuárias.


As indústrias instaladas e projetadas estão separadas do Porto por seis quilômetros, espaço destinado a preservar dunas, fauna e flora naturais, em um sistema de reserva ambiental. Os projetos de estradas, uma ferrovia e os dutos, além das isenções de impostos para empresas exportadoras, asseguram as condições atraentes para os investimentos.


A isso somam-se outros fatores a favor da industrialização do Nordeste, como um mercado em expansão carente de produção local em muitas áreas, como nos casos do aço e dos derivados de petróleo, e mão de obra mais barata do que no Centro e Sul desenvolvidos do Brasil, embora com escassa capacitação. A economia do Ceará cresceu 7,9% no ano passado, ficando em terceiro lugar entre os Estados do Nordeste, superado por Pernambuco e Bahía. Essa região registra médias superiores ao crescimento nacional nos últimos anos.


Pernambuco foi o campeão nacional em 2010, com seu produto crescendo 9,3%, em grande parte devido à contribuição de outro complexo portuário e industrial, o de Suape, na região metropolitana de Recife. É o espelho no qual Pecém se mira. Suape, um superporto pioneiro concebido nos anos 1970, só amadureceu efetivamente na década passada. Agora conta com mais de cem empresas instaladas e 130 projetos em andamento, com investimentos estimados em US$ 25 bilhões e cerca de 50 mil empregados na construção.


A Petrobras constrói nessa área uma refinaria que deverá ficar pronta em 2014 e uma enorme unidade petroquímica. Também funciona um estaleiro, ao qual estão associados capitais da Coreia do Sul, que emprega 7.400 trabalhadores desde 2008, e são numerosas as indústrias de bebidas, cerâmica e alimentos já instaladas.


Pecém e Suape estarão unidos dentro de alguns anos pela ferrovia Transnordestina em construção, que avança pelo interior semiárido do Nordeste. Toda uma infraestrutura que comporá, com muitas estradas em ampliação ou sendo reformadas, um sistema de transporte para uma industrialização que está meio século atrasada com relação ao Sudeste do Brasil. Envolverde/IPS
(IPS)

Fonte: ENVOLVERDE

Comentário: se você nunca ouviu falar do Porto de Pecém, tenha a certeza de isso deixará de ser raro no futuro próximo. Segundo o artigo, esse empreendimento não é um mar de rosas, mas está claro que esse Porto  fará aquela região cearense se tornar bem avançada em relação ao interior, e gerará benefícos para ele mais tarde. Vai ter até uma ferrovia para ligar Pecém a Suape. E como estão os planos para que pelo menos seja reconstruída a ferrovia daqui?  


Que baita atraso o nosso. E ainda aguardo pelas "alternativas ao Porto Brasil", tão cacarejadas por alguns. E dizem que eu sou pessimista. Então tá.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

JACUPIRANGA ESTÁ DESENVOLVENDO UM PARQUE INDUSTRIAL. E PERUÍBE?




Bem, o vídeo trata do lançamento da pedra fundamental das futuras instalações da fábrica de uma empresa chamada Trisel, lá em Jacupiranga, no PARQUE INDUSTRIAL (pois é) daquela cidade. E quando é que eu verei um evento similar aqui em Peruíbe? Cidades "atrasadas" do Vale do Ribeira estão indo para a vanguarda. E Peruíbe?

 Peruíbe vai ficando na retaguarda, ganhando umas poucas filiais de empresas varejistas que não geram os empregos necessários para que ocorra um avanço real. Não foi à toa que no concurso público municipal de Itariri, que ocorreu neste Domingo, tinha um monte de concurseiros peruibenses, simples sintoma da nossa falsa prosperidade.

Postagem recomendada: http://peruibenastrevas.blogspot.com/2011/08/voltando-analisar-questao-das.html

 

domingo, 28 de agosto de 2011

INDÚSTRIA DO PRÉ-SAL AVANÇA EM PONTAL DO PARANÁ / AGOSTO DE 2011


TECHINT INICIA OBRAS EM PONTAL DO PARANÁ

A empresa italiana Techint foi a primeira a anunciar o início das atividades de fornecimento para a indústria do pré-sal.


A empresa investe R$ 25 milhões na modernização da unidade em Pontal do Paraná para construir, de imediato, duas plataformas de extração de petróleo na costa paranaense.

Governo negocia investimentos de R$ 12 bilhões com Paraná Competitivo

Na avaliação de Ricardo Barros, o trabalho apresentado até agora é só um início de um grande processo de geração de renda e emprego que atingirá todo o Estado. “O Paraná vive hoje um novo ciclo de industrialização”, diz. Ele reforça que uma das principais preocupações do governador Beto Richa é a distribuição dos investimentos pelo interior do Estado, principalmente nos pequenos e médios municípios.


“Mesmo sabendo que a localização é uma decisão do empresário – que leva em conta a infraestrutura, a qualificação da mão de obra e a realidade sócio-econômica do local – estamos trabalhando para criar alternativas para distribuir melhor os investimentos pelo interior do Paraná”, destaca o secretário.

Fonte: http://nelsonmademar.wordpress.com/


Comentário: Pontal do Paraná é um pequeno balneário - paranaense, para quem ainda não sacou - que tem 14.323 moradores, com economia predominantemente turística. Será que esse município terá problemas com local apropriado e licenças ambientais para a construção de plataformas petrolíferas? Eu acho que não. Já por aqui, em Peruíbe, investimentos desse porte são um sonho. E em que local do nosso seria possível construir plataformas? Grande futuro terá o pré-sal em Peruíbe desse jeito.

Texto recomendado: PERUÍBE: DEVEMOS ESPERAR POR TEMPOS AINDA MAIS DIFÍCEIS



sábado, 27 de agosto de 2011

KADAFI VAI FUGIR PARA A VENEZUELA?


Um comboio com seis carros blindados que poderia transportar altos dirigentes líbios, incluindo o coronel Muammar Kadafi, passou nesta sexta-feira pela fronteira entre Líbia e Argélia, informou a agência oficial egípcia Mena, citando uma fonte militar líbia rebelde.


"Seis Mercedes blindados passaram na manhã desta sexta-feira pela cidade de Ghadames", revelou a agência, que cita um conselheiro militar líbio desta localidade situada na fronteira com a Argélia.


O comboio foi escoltado até sua entrada na Argélia pelo chefe de uma "katiba" (brigada), explicou o militar rebelde, acrescentando que não pôde atacá-lo por falta de munição.


"Pensamos que transportavam altos dirigentes líbios, possivelmente Kadafi e seus filhos". Kadafi está desaparecido desde a entrada dos rebeldes em Trípoli, no final de semana passado. 

Fonte: TERRA NOTÍCIAS

Comentário: mesmo que o Kadafi não tenha sido um passageiro desse comboio de fugitivos graúdos, está claro que não tem como ele permanecer mais tempo no país. Estaria ele planejando uma fuga para a Venezuela? Afinal, que outra nação estaria disposto a recebê-lo?



EVOLUÇÃO NAS OBRAS DAS LOJAS AMERICANAS EM PERUÍBE


Tirei essa foto hoje, dia 27 de agosto. Parece que a inauguração não demorará tanto.
 

FÁBIO ASSUNÇÃO TENTANDO SALVAR DO FRACASSO A CAMPANHA DO DESARMAMENTO




Esse senhor fala, fala e fala, mas não explica COMO SERÃO DESARMADOS OS CRIMINOSOS, INCLUINDO AÍ OS TRAFICANTES DE DROGAS !!!

Caro amigo de Peruíbe, dá para levar à sério alguém que fala em desarmar a população, MAS QUE NUNCA EXPLICA COMO A BANDIDAGEM SERÁ DESARMADA? É um discurso bonitinho, mas é lógico?

Se em 2012 algum candidato aqui em Peruíbe , todo cheio de razão, falar na defesa do desarmamento, pergunte sobre como vai O DESARMAMENTO DA BANDIDAGEM, se os traficantes estão entregando as suas armas e como o governo impedirá que eles consigam novas. Pergunte, não custa nada.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PAULA FERNANDES BEM QUE PODIA TER NASCIDO EM PERUÍBE. EITA TERRA DA ETERNA JUVENTUDE SEM SORTE, SÔ !!!




''Eu nasci no celeiro da arte, no berço mineiro. Sou do campo, da serra onde impera o minério de ferro. Eu carrego comigo no sangue um dom verdadeiro, sei cantar melodias de Minas, no Brasil inteiro.


Sou das Minas de ouro, das montanhas Gerais, eu sou filha dos montes e das estradas reais. Meu caminho primeiro vem brotar dessa fonte.


Sou do seio de Minas, nesse estado um diamante'' 

(Paula Fernandes - Seio de Minas)



Se a Paula Fernandes fosse peruibense, tenho certeza que ela dedicaria a este lugarejo uma bela canção .... mas a Peruíbe da atualidade mereceria uma bela canção, com essa bela voz?


2º FESTIVAL CAIÇARA DE PERUÍBE 2011


Comentário: um evento como esse deveria ocorrer DURANTE A TEMPORADA DE VERÃO. A cultura caiçara merece ser divulgada, sendo capaz até de atrair turistas. Peruíbe não pode se envergonhar da sua cultura original, a qual só sobreviverá através do turismo.


ERROS DE PLANEJAMENTO CONTRA ENCHENTES NO RIO SÃO APONTADOS EM CPI / AGOSTO DE 2011


A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar quem foram os possíveis responsáveis pela tragédia após as fortes chuvas que aconteceram na região serrana do estado. As investigações apontaram que ocorreram erros no planejamento das cidades e também ficou claro que faltavam medidas preventivas para evitar danos decorrentes das chuvas.


A CPI durou seis meses e durante este período foram realizadas reuniões, foram colhidos depoimentos e também foram realizadas visitas as cidades envolvidas e o relatório final da comissão, que foi presidida pelo deputado Luiz Paulo (PSDB), foi aprovado nesta segunda-feira (22).


No documento colhido pela CPI são apontados a falta de um sistema de alerta a população e ainda de um plano de contingenciamento como algumas das principais causas das tragédias ocorridas nas cidades de Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Sumidouro e Bom Jardim. Ainda de acordo com a CPI como não havia esses planejamentos, a Defesa Civil apenas prestava socorro às vítimas, quando na verdade deveria funcionar como um mecanismo de alerta e prevenção de tragédias.


Para avaliar as condições de risco das cidades a CPI avaliou quais foram os investimentos feitos nas localidades nos últimos seis anos e chegaram à conclusão que os erros de planejamento e estruturais foram essenciais para que a tragédia chegasse aos níveis que chegou. Percebeu-se também que existia uma carência em todas as cidades de uma política de uso de solo, fazendo com que áreas de risco e de preservação fossem ocupadas.

Fonte: http://www.noticiasbr.com.br/