sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

NATAL (NASCIMENTO DE JESUS) EM PERUÍBE : REFLEXÕES DESTE PERUIBENSE, NA MAIS IMPORTANTE DATA CRISTÃ - 24 DE DEZEMBRO DE 2021


 



Na noite desta véspera de natal, o mais sério dos problemas de Peruíbe (o desemprego), será visível nas mesas de muitos lares peruibenses, nos quais as tradicionais ceias natalinas serão bem humildes, e considerando que em muitas casas elas sequer serão realizadas, numa cidade que ainda se recupera dos malefícios da pior fase da pandemia. Muitos moradores daqui empobreceram, e vários tem se mudado para São Paulo e importantes cidades do sul (com Curitiba se destacando). E tem os que resistem, que jamais desistem, por amor a esta terra.

E para quem possa se interessar, reproduzi abaixo parte de uma postagem, que escrevi durante a páscoa deste ano. Na prática, a mensagem é a mesma, e prossegue atual:

"Passo aqui uma simples mensagem: Jesus, o profeta (...) jamais propôs uma reforma coletiva, mas sim uma mudança individual, também defendida por diferentes profetas citados no antigo testamento e pelos primeiros santos da igreja católica. Isso diz bastante para muito morador desta cidade, que prossegue acreditando em esforços coletivos que não frutificam, nas autoproclamadas "vozes do povo" que "lutam pela cidade" e "ficam à frente" (do que, francamente eu não sei), em vez de pensar por si mesmo. O fato é que se algumas pessoas de uma sociedade melhorarem a si mesmas, mesmo não formando uma maioria, elas poderão influenciar o meio social em que vivem para melhor, mas esse é um assunto demasiado filosófico para ser sequer debatido aqui. E quando digo aqui, me refiro ao município em que moro, simples assim.

Como consequência, prossigo sendo um individualista cético político, que não acredita na política municipal como um meio pra que se alcance a tal Peruíbe "ideal", mera fantasia de novela das seis dos anos oitenta e noventa. E como seria essa cidade idealizada? Vejamos: teria uma juventude descolada surfando e se divertindo em praias sempre limpas; ausência de prédios altos; ruas arborizadas; indústrias "não-poluentes" (pois é); empregos formais e com carteira assinada para a maioria dos trabalhadores; fim das enchentes; inexistência de eventos barulhentos e ilegais como pancadões; um grande hospital (pois é, de novo); hotéis e pousadas movimentados mesmo fora da temporada, e o que mais qualquer classe média paulistano recém-chegado (e deslumbrado) quiser imaginar.

Encerro este artigo dizendo o óbvio: Peruíbe se recuperará após a conclusão da pandemia e o fim definitivo dos lockdowns, mas estará ainda mais distante dos sonhos da turma que se considera a elite intelectual municipal. E viva Jesus Cristo, defensor da maior minoria da humanidade: o indivíduo, que mesmo sozinho pode fazer a diferença."






MARCADORES: FERIADO DE NATAL EM PERUÍBE, ANIVERSÁRIO DE JESUS CRISTO, FILOSOFIA, PERUIBENSES, PROBLEMAS DE PERUÍBE, LOCKDOWN, 24 DE DEZEMBRO DE 2021

Nenhum comentário: