sábado, 28 de agosto de 2021

O EXPRESSO DA MEIA-NOITE (CONTO) - AGOSTO DE 2021


gif do anime "O Jardim das Palavras"



A viagem pela Régis de Peruíbe até Curitiba foi bem agradável e nem cansativa, apesar de ter durado cerca de quatro horas. A oportunidade de uma carona a ajudou muito, pois não sabia como ir direto para o seu destino final, a desconhecida Pinhais, onde uma amiga já morava há um bocado de tempo. A família que a levava tinha Curitiba como destino final, mas em breve ela mesma teria uma jornada particular.

Após chegarem, numa noite de sexta-feira um pouco fria (viram o entardecer na estrada), e conforme o que foi planejado anteriormente, os quatro (ela, um casal quarentão e a filha mais velha deles), seguiram no mesmo carro rumo ao terminal metropolitano do Guadalupe. Naquele local ela embarcou num ônibus da linha para Pinhais, o das onze e meia. Antes de subir no veículo, se despediu de todos e lhes agradeceu pela ajuda. Eles só foram embora após verem o busão se distanciar em uma rua próxima.

A tal amiga, também peruibense e já acostumada em se deslocar entre as duas cidades, apelidou esse horário bem tardio da linha de "o expresso da meia-noite", por causa do curto trajeto só durar cerca de meia hora, o que costuma fazer com que algumas vezes os poucos passageiros cheguem ao terminal de Pinhais (o ponto final) após a zero hora. Um tempo até que pequeno, mas que a moça adorou, pois tudo por ali foi novidade.

Como não admirar a Curitiba noturna, mesmo que da janela de um ônibus em movimento? Viu várias lojas, lanchonetes e restaurantes, e alguns prédios altos, dispersos em uma paisagem urbana bem cuidada, dominada por casas, muitas das quais considerou belas, algo bem diferente da capital paulista, onde as construções mais altas predominam. Esse passeio solitário estava valendo a pena. Com educação, e bem antes da partida, recusou a oferta de a levarem até a cidade vizinha, por considerar que já a estavam fazendo muito por ela. Basta dizer que o valor que lhe pediram para "rachar" o custo da gasolina, foi tão comedido, que a fez entender que não dava pra abusar de tanta cortesia.

Tinha se passado um ano, desde que teve um estranho sonho, durante o qual vislumbrou uma Peruíbe futura e melhorada, e se viu mais velha e em melhores condições de vida (conto anterior: clique aqui). Lembrou-se daquela já distante noite, no início da pandemia, quando a condição financeira dela e da família era bem difícil. De lá para cá, a situação melhorou um pouco, ela concluiu o ensino médio, mas prosseguiu sem conseguir um emprego fixo. Mudar de cidade (e de Estado) seria a solução para essa questão?

Esse era um dos motivos de ter topado o convite da amiga, a garota da scooter (clique aqui), para visitá-la, pois a mesma lhe falou várias vezes das oportunidades de trabalho na capital paranaense. Cansada de longos períodos de ociosidade interrompidos por "bicos", migrar era uma possibilidade a ser considerada, talvez uma solução temporária, pois acreditava que Peruíbe poderia melhorar em oportunidades no futuro .... mas o problema era quando chegaria esse futuro. Em seu "delírio onírico", cerca de um ano antes, não tinha visto a Terra da Eterna Juventude transformada, com uma prosperidade visível nas ruas? Para ela foi tudo muito real e convincente, mas se perguntou quando veria isso na própria "linha temporal". O jeito era ser prática e buscar soluções para questões mais imediatas, como deixar de depender financeiramente dos pais, algo que queria resolver logo.

Não se deu conta de quando passou a divisa entre os dois municípios, mas de repente viu que estava em uma rodovia muito bem iluminada e sem prédios nas proximidades. Então entendeu que estava chegando. Mandou um recado para a amiga por um aplicativo, e a mesma respondeu que já a estava esperando no ponto final. Após um longo tempo só conversando online, enfim se veriam novamente.

Uns dois minutos após a meia-noite, o ônibus chegou ao terminal de Pinhais. Ela desembarcou e viu a garota a esperando com dois capacetes, a ida até a casa da anfitriã seria numa pequena moto. Uma longa viagem tinha acabado, e uma nova jornada estava apenas começando.





POSTAGEM RECOMENDADA: NUMA FRIA NOITE INVERNAL, O CURIOSO SONHO DE UMA PERUIBENSE


MARCADORES: CONTO, VIAGEM, JORNADA, PERUÍBE, CURITIBA, PINHAIS, O EXPRESSO DA MEIA-NOITE, AGOSTO, 2021


Nenhum comentário: