sexta-feira, 27 de março de 2020

PERUÍBE, MEU ANIVERSÁRIO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS, E SHINGEKI NO KYOJIN - 27 DE MARÇO DE 2020




Hoje, dia 27 de março de 2020, este blogueiro, individualista cético (quanto a política local), paulistano de nascimento, peruibense por naturalização, e vale-ribeirense por opção, faz aniversário. Admito que este não é um momento propício para comemorações. Faz algumas horas, conversei com meu irmão, que mora em Milão, Itália. Ele, esposa e filhos estão bem, mas o país que tanto amam não está em boa situação. O relato dele não foi nada favorável, o povo italiano sofre muitíssimo por causa da pandemia de Covid-19, até mais do que a mídia nos passa todo dia, muitos por lá perderam a esperança. E por aqui, sequer recebo a visita de parentes e amigos, que como eu, optaram pela quarentena, ou seja, por um necessário isolamento social. Faz anos que não vejo as noites peruibenses serem tão silenciosas, e não estou me referindo às madrugadas.


A maior parte do comércio em Peruíbe se encontra fechado, com certas exceções (supermercados, farmácias, postos de gasolina, venda de gás), o movimento nas ruas diminuiu muito, tanto de veículos como de pedestres. Hotéis, pousadas e colônias de férias estão fechados, sem quaisquer  turistas, a atividade econômica se reduziu sensivelmente, o que é claro, têm gerado um compreensivo temor entre os comerciantes e comerciários (empregados dos primeiros). Eu mesmo reconheço que o país não aguenta três meses nesta situação (pois tanto tempo provocaria uma recessão econômica devastadora), mas no caso de Peruíbe, questiono se já é o momento para se liberar todas as atividades comerciais, o que na prática, encerraria a quarentena de muitos peruibenses, incluindo as pessoas que fazem parte dos chamados "grupos de risco". Quanto permaneceriam voluntariamente isolados? Digo, neste fim de março de 2020, que ainda não é o momento para isso. Trata-se de uma situação extremamente difícil, pois ainda tem a questão dos trabalhadores informais e autônomos, muito numerosos nesta cidade, e igualmente prejudicados. E eu fazendo aniversário nestes tempos tão estranhos.


Comemorei meu dia sem comemorar, com poucos parentes por perto, e a maioria longe de mim, pelo mesmo motivo que o meu: a escolha voluntária pela quarentena/isolamento social. Enquanto não me sentir minimamente seguro, não sairei de meu esconderijo. Cada munícipe com as próprias escolhas, este peruibense individualista cético faz as que considera corretas, independente do que os outros pensem, sejam politicamente de direita, esquerda, o que forem. Quem não entendeu, clique no link logo acima.


Para encerrar, posto abaixo a triste porém belíssima canção SO IST ES IMMER (É sempre assim), cantada em alemão e em inglês, da trilha sonora do anime Shingeki no Kyojin/ Attack on Titan / Ataque do Titã, dos dois OVAS do heroico personagem Levi Ackerman (que terá um papel importante no final do mangá). Algo a ver com o momento pelo qual esta cidade passa? Para este blogueiro, tem muito a ver comigo, de como me vejo nesta terra da eterna juventude, onde eu já tanto sofri, amargamente, mas que mesmo assim admiro.




POSTAGEM RECOMENDADA: PERUÍBE, E A ANTIGA "LOUCURA" DESTE PERUIBENSE, CANSADO DA LUTA CONTRA OS "TITÃS"



MARCADORES: PANDEMIA DE CORONAVÍRUS, COVID - 19, PERUÍBE, PERUIBENSES, QUARENTENA, ISOLAMENTO SOCIAL, FIQUE EM CASA, COMÉRCIO FECHADO, MEU ANIVERSÁRIO, CANÇÃO SO IST ES IMMER, É SEMPRE ASSIM, TRILHA SONORA, LEVI ACKERMAN, MANGÁ/ANIME SHINGEKI NO KYOJIN, ATAQUE DOS TITÃS, ATAQUE TITÃ, 27 DE MARÇO DE 2019

Nenhum comentário: