quarta-feira, 10 de julho de 2013
CONCURSO PARA PRINCIPIANTES - ARTIGO DO BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO
Raquel Monteiro
Dia desses, um leitor chamado Marcello veio mandar mensagem no orkut e pelo shoutbox. Ele se dizia desesperado porque queria começar a estudar para concursos. Eu indiquei a ele nossos artigos antigos, pois nós temos diversos bons que tratam do assunto. Há boas entrevistas e depoimentos de aprovados. Por isso, repetir o que já escrevemos cansa os leitores.
Contudo, vou reforçar alguns pontos importantes para todo concurseiro que deseja se inserir nesse novo projeto de vida.
Tenha em mente que esse é um projeto de longo prazo e que vai exigir de você muita força de vontade para continuar, mesmo quando estiver triste ou cansado.
O próximo passo é escolher uma carreira ou um tipo de concurso para realizar. Em outras palavras, trata-se de escolher entre a área policial, fiscal, jurídica ou concursos de tribunais etc. Você precisa ter foco para poder se preparar adequadamente.
Outro mantra que sempre repetimos é o de investir bastante em si mesmo. Não seja pão duro e não estude com material de origem duvidosa da internet. Tampouco use aqueles que ferem direitos autorais. Afinal, você estará lesando o autor e inviabilizará a continuidade dos trabalhos desses profissionais.
Uma das coisas mais importantes é fazer um planejamento de estudos. Sem ter um plano, sem saber onde se vai chegar e como alcançar o objetivo, não se vai a lugar algum. É preciso ter um calendário e fazer de forma bastante realista. Esse, inclusive, foi o tema dos diversos artigos e do workshop que o Charles organizou. Vale a pena conferir isso nos arquivos do blog também.
Se você escolheu alguns concursos de tribunais, vale a pena já começar a estudar Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática, Português. Caso decida por outra área, seria interessante verificar quais são as matérias básicas e comuns a todos os certames desse setor.
Caso decida fazer um curso preparatório, que ressaltamos não ser essencial para ser aprovado, mas uma bela ajuda, não leve dúvidas para casa. Procure sempre estudar, levar as dúvidas do estudo caseiro para a aula. Aproveite essa ferramenta ao máximo! Assim, você sente que começou a aprender de verdade.
Aconselho a estudar por bons livros, fazer resumos e/ou mapas mentais. Procure sempre rever a matéria para estar sempre com ela fresca na cabeça. Essa é a grande dica que os concurseiros experientes nos dão e que passamos adiante.
Quando estiver com a matéria mais sedimentada, procure resolver muitas questões de concursos. Eles são uma maneira excelente de fazer revisão e ainda ficar esperto com as pegadinhas de concurso.
FONTE DO ARTIGO: BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO
Esse aí era eu nos meus tempos de CONCURSEIRO DE AÇO, quando estava literalmente travando uma guerra contra esta cidade, ao mesmo tempo que procurava o santuário dos peruibenses livres. Você se sente revoltado? Estava a ponto de amaldiçoar a terra em que pisava, isso sim era estar revoltado. Minhas motivações pouco tinham de belas, me sentia um embrutecido sobrevivente de um mundo pós-apocalíptico, em busca da redenção.
Não foi bonito ou heroico, mas consegui. E então, vai começar logo ou irá aguardar por alguma oportunidade extraordinária, que jamais terá?
Postagem mais do que recomendada: O PERUIBENSE TÍPICO QUE LÊ ESTE BLOG VIVE CICLOS DE DEPRESSÃO !
MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, CONCURSEIRO, CONCURSO PÚBLICO, MOTIVAÇÃO, EMPREGO, DESEMPREGO, O LIVRO DE ELI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário