sábado, 18 de outubro de 2025

DROPS: #peruibe #santos #cajati #baixadasantista #valedoribeira #trens #CPTM - OUTUBRO DE 2025







Projeto prevê ligação entre litoral e interior de SP com trem passando por 13 cidades; entenda

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) afirma que o projeto funcional Santos-Cajati terá 223 quilômetros de extensão.

Por g1 Santos


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estuda a criação de uma linha ferroviária que liga Santos, no litoral de São Paulo, a Cajati, no interior paulista. Segundo a empresa, o projeto funcional tem 223 quilômetros de extensão, está em fase final de elaboração e prevê parada em 13 cidades.

O projeto é de responsabilidade da área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da CPTM. A companhia informou ao g1, por meio de nota, que está em andamento o levantamento topográfico aerofotogramétrico - método que utiliza fotografias aéreas para mapeamento. A previsão é que esta etapa seja finalizada ainda neste ano.

A CPTM informou que em dezembro será iniciado o anteprojeto de engenharia, ou seja, o documento produzido na fase de planejamento de contratações de obras e serviços de engenharia. A companhia, porém, não divulgou detalhes sobre esta e outras etapas.

Conforme informado pela CPTM, o projeto prevê 13 estações: Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati. As vias existentes ao longo do trajeto passarão por análise, e aquelas em condições adequadas serão recuperadas.

A companhia disse que o tempo de percurso, no serviço expresso, será de aproximadamente duas horas e 16 minutos, mas, além dessa opção, haverá dois trajetos com trens paradores: um saindo de Santos com destino a Peruíbe - com tempo médio de 48 minutos. O outro será de Peruíbe até Cajati, com tempo médio de uma hora e 54 minutos.

Ainda de acordo com a CPTM, o projeto Santos-Cajati prevê benefícios sociais, econômicos e ambientais, como a inclusão e mobilidade justa ao Vale do Ribeira, a redução de congestionamentos e acidentes em rodovias, além da diminuição de emissões e da indução ao desenvolvimento urbano e territorial sustentável.


FONTE: G1 SANTOS



A reconstrução da linha férrea Santos/Cajati é uma exelente notícia para duas regiões distintas (baixada santista e o vale do ribeira), algo que sem dúvida trará grande progresso para Peruíbe, pois ganhará por estar na divisa entre elas. Falo de uma evolução real, pois surgirão empregos locais, e será mais fácil muito para que peruibenses possam trabalhar em outras cidades, mesmo que mais distantes daqui. E pra encerrar: trem não paga pedágio. Pois é.



POSTAGEM RECOMENDADA: COMERCIAL HISTÓRICO DO CALÇADO STARSAX : CAMINHANDO PELOS TRILHOS (O CONCEITO DE LIBERDADE DOS ANOS 80)



Nenhum comentário: