quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

SHINGEKI NO KYOJIN (ATTACK ON TITAN), CAPÍTULO 137: A QUESTÃO DA ONISCIÊNCIA DE EREN - FEVEREIRO DE 2021

 




O propósito deste artigo não é o de realizar uma análise profunda do polêmico capítulo 137 de SNK, onde muitos acreditam que o protagonista foi morto na batalha contra a aliança. Prefiro ser bem objetivo e dizer o que penso: os leitores, yageristas ou não, foram trolados. Ele não morreu, simples assim, e quem insiste em pensar o contrário, caiu em mais uma pegadinha do autor.

No já distante capítulo 123, Eren conseguiu da deusa Ymir incríveis poderes, parte dos quais lhe permitiu iniciar o "Estrondo" (a marcha dos titãs colossais) para destruir o mundo, e também se comunicar telepaticamente com todos os eldianos, para informá-los do que iria acontecer mais adiante. Ele chegou ao ponto de "transportar" para os caminhos membros da aliança que se encontravam num avião, como se isso nada fosse (fisicamente, permaneceram no mesmo). Ele pode ver memórias dos antigos portadores dos titãs que possui, e memórias futuras dele mesmo (ou seja, pode ver o futuro). Dentro daquela dimensão mística, o rapaz é um ser onisciente. Então, como explicar a aparente derrota dele, na última edição?

Está claro que o Isayama brincou com os temores de um público, que já se decepcionou com as conclusões de outros mangás. Vejam só um pouco do que ele fez aqui: vitória alcançada "pelo poder da amizade" e o "discurso no jutsu" são apenas dois dos manjados clichês que tornaram possível a incrível virada da aliança. Mas o japonês não os usou por falta de habilidade literária, digo aqui que foi tudo proposital, parte de uma estratégia maior, para distrair os leitores e deixá-los surpresos com um final que será sem dúvida surpreendente. É como eu vejo o que ocorreu. Ainda não entenderam? Vamos para o principal.

Nos caminhos, rolou entre Armin e Zeke um diálogo que parece saído de Naruto (obra shounen). O rapaz conseguiu convencer o desanimado meio-irmão do herói/vilão a ajudar a aliança, algo que ele fez despertando os eldianos adormecidos, os quais assumiram o controle das versões anteriores dos Titãs Originais invocados pelo jovem Jaeger. O "rival amoroso" do mesmo, o Jean (aquele que quando olha pra Mikasa, ela faz questão de olhar para o outro lado) conseguiu explodir a bomba que havia sido colocada em torno do pescoço do Titã. Logo após isso, Reiner impediu que a cabeça e o corpo fossem religados por uma criatura que pareceu ter saído da coluna. E finalmente tudo se encerrou com uma imensa explosão, provocada pelo surgimento do Titã Colossal, cujo portador ( o Armin, pois é) ainda disse uma baita frase clichê: "Adeus .... Eren." Ah, sim, e bem antes disso, o Levi conseguiu o que mais queria, executando o Zeke no esquema "corte rápido Tramontina".

Pois bem. Piadas à parte, fica claro que o autor está trolando. Sendo um ser todo-poderoso nos caminhos e vejam bem, ONISCIENTE de tudo o que ocorre por lá, como é que Eren não se inteirou da conversa entre os dois, e do plano que resultou dela? Ele poderia se preparar, fazer alguma coisa, e simplesmente não reagiu. Ymir também não atrapalhou, e muito pelo contrário, parece ter ajudado. Aliás, vi NENHUMA MANIFESTAÇÃO DELE, sequer em pensamentos. É como se não estivesse por lá, e tivessem apenas destruído um veículo controlado à distancia.

Encerro por aqui afirmando que Eren não morreu, e uma grande surpresa virá. E não tenho dó do Jean: ele jamais vai ficar com a Mikasa e ponto final!


POSTAGEM RECOMENDADA: SHINGEKI NO KYOJIN (ATTACK ON TITAN): CAPÍTULO 133 / COM EREN E YMIR NÃO EXISTE "DISCURSO NO JUTSU"


MARCADORES: MANGÁ / ANIME SHINGEKI NO KYOJIN, ATTACK ON TITÃ, TITÃ DE ATAQUE, EREN JAEGER DERROTADO?, DEUSA YMIR, DISCURSO NO JUTSU, ARMIN, ZEKE, EXPLOSÃO, ARCO FINAL,  CAPÍTULO 137, PAZ, FEVEREIRO, 2021

Nenhum comentário: