segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

SHINGEKI NO KYOJIN (ATTACK ON TITAN): AS RAZÕES DE GABI NA BATALHA DE LIBERIO (A MORTE DE SASHA) - FEVEREIRO DE 2021




Pois é, no recém-exibido episódio 8 da quarta temporada, ocorreu um dos momentos mais polêmicos de SNK: a morte de Sasha, personagem de destaque e popular, cuja primeira aparição no mangá foi quando um superior a pegou no flagra, comendo uma batata num momento impróprio. Obviamente criada para ser um alívio cômico da obra, uma "Magali" das muralhas, por causa do seu apetite quase que insaciável, teve o seu fim com um único tiro dado por Gabi Braun (prima de Reiner), a qual tem sido demonizada pelos fãs da "garota batata". Mas eu pergunto, se a combatente-mirim não tem as suas razões, dentro da lógica de uma guerra.

Quando ela vê que o dirigível com os membros da tropa de exploração começa a sair de Liberio, ela pega um rifle e corre com o propósito inicial, de matar o grande inimigo de Marley, Eren Jaeger. Falco vai atrás, na tentativa inútil de impedir que faça uma asneira, e tenta argumentar, falando que muita gente em Paradis morreu anos antes, no ataque do qual o próprio primo dela participou, e por isso eles estão atacando agora. Então Gabi, quase que em lágrimas, questiona:

"Você, ao menos viu aquilo?"
Falco responde: "não mesmo, eu nunca cheguei a ver". E a menina retruca: "eu também não cheguei a ver".

Não que duvide de Falco, muito pelo contrário. Ela está do lado da nação em que nasceu, mesmo que seja obrigada a morar num opressivo "distrito de concentração". Se ocorreu um genocídio nas distantes muralhas, isso não lhe interessa, pois não sente empatia por pessoas, que mesmo sendo tão eldianas quanto ela, são os "demônios da ilha", gente foi ensinada a odiar, e que naquela noite atacou e quase destruiu a cidade dela. Gabi viu dois amigos próximos serem mortos pela ação do mais perigoso dos "demônios" (Zophia foi esmagada por escombros e Udo pisoteado até morrer). A portadora do Titã Martelo de Guerra (Lala Tybur) foi "bebida" pelo Titã de Ataque, com a "ajuda" do Titã Mandíbula (a cena foi agonizante). Pieck e Reiner foram derrotados de forma humilhante, e o Titã Bestial derrubado por Levi (e o Zeke?). Ela tinha ou não tinha razões para se revoltar e tentar uma ação, mesmo que suicida, contra os invasores?

Claro que invadir uma aeronave lotada de inimigos perigosos, com o uso do equipamento de um figurante que ela executou (que o Isayama colocou lá só para isso), foi algo bastante irracional, ainda mais vindo de alguém que se considera muito inteligente. E ainda botou o coitado do Falco (que nutre uma paixão platônica pela matadora), como infeliz testemunha desse ato despirocado, que resultou na triste morte de Sasha, para o desespero de Mikasa, Armin e outros que a conheciam, incluindo o próprio Eren.

E assim concluo mais uma análise da terrível batalha de Liberio, cujo os acontecimentos definirão o rumo final de Shingeki no Kyojin.






POSTAGEM RECOMENDADA:ANIME SHINGEKI NO KYOJIN: BALA DA MORTE E TRAIÇÃO REVELADA! MORTE DA SASHA (CANAL GABI XAVIER)


MARCADORES: ANIME/MANGÁ SHINGEKI NO KYOJIN, ATTACK ON TITAN, CANAL DA GABI XAVIER, QUARTA TEMPORADA, EPISÓDIO 8, BATALHA DE LIBERIO, MORTE DA SASHA, A GAROTA BATATA, GABI BRAUN, JANEIRO, 2021


Nenhum comentário: