sábado, 17 de julho de 2010
Um mês após enchentes, cidades de Alagoas ainda enfrentam problemas / julho de 2010
Passado um mês da maior enchente já registrada em Alagoas, os municípios afetados pelas cheias dos rios ainda enfrentam problemas relacionados à saúde pública e abastecimento de água e energia elétrica.
Segundo relatório publicado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, 13 cidades enfrentam problemas de abastecimento d’água, sendo Branquinha e Santana do Mundaú continuam sem abastecimento, enquanto Paulo Jacinto e Campestre sofrem com “risco por disponibilizar água sem desinfecção”. As outra nove cidades sofrem com problemas parciais.
A Sesau informou ainda que, até o último dia 12, segundo boletim epidemiológico, foram confirmados 18 casos de leptospirose, com duas mortes. A tragédia que aconteceu em Alagoas, segundo o documento, “foi caracterizado, conforme RSI [Regulamento Sanitário Internacional], como uma emergência de saúde pública de importância nacional”.
O documento aponta que os 27.757 desabrigados ocupam 79 abrigos públicos. O maior número está em União dos Palmares, onde 24 prédios estão com vítimas das enchentes - a maioria em prédios públicos como escolas e ginásios de esportes.
Em Branquinha, onde 100% dos prédios públicos foram afetados, os cerca de 1.000 desabrigados estão em dois abrigos. O relatório de avaliações de danos da Defesa Civil aponta 45 unidades de saúde foram destruídas.
Dois hospitais estão montados para suprir as unidades – um de campanha, cedido pelo Rio de Janeiro, instalado em Murici e outro móvel do próprio Estado, montado em Santana do Mundaú. Segundo a Sesau, outros 21 hospitais improvisados devem ser montados.
Sem energia
Segundo a Eletrobras Distribuição Alagoas, oito cidades continuam com problemas no abastecimento na zona rural. São elas: Paulo Jacinto, Ibateguara, Santana do Mundaú, Uunião dos Palmares, Branquinha, São José da Laje, Jacuípe e Quebrangulo. "Rio Largo e Murici já estão 100% energizadas, tanto na zona rural quanto na Urbana", informou a empresa.
Fonte: Prefeitura de Branquinha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário