segunda-feira, 15 de julho de 2013

UM CONCURSEIRO DE AÇO / LOBO SOLITÁRIO NA FORTALEZA DA SOLIDÃO - SÉRIE POSTAGENS DE AÇO



Existe algo muito importante que aprendi na minha "trilha do concurseiro". Sei agora que se trata de um erro declarar para parentes, amigos e até aos inimigos (esses últimos nunca me faltaram ontem, hoje e sem dúvida não faltarão amanhã), pretender participar de determinado concurso público.

 O problema aqui não é o de você assumir para as pessoas com as quais convive que se tornou concurseiro, e caso não saibam, explicar para elas do que se trata. A questão é quando diz que irá participar de um concurso específico, o que o fará arcar com consequências desagradáveis depois.

Sim, consequências desagradáveis, pois a parcela da humanidade que você informar sobre isso estará dividida em três grupos:

Os motivadores; 

os desmotivadores;

 os indiferentes.

Para quem acompanha este blog, já sabe que escrevi um bocado sobre os tipos motivadores e desmotivadores. Os indiferentes são inofensivos, pois se não ajudam, TAMBÉM NÃO ATRAPALHAM. Portanto o foco da análise terá que ser (novamente) nos outros dois grupos.

Pois bem. Você já contou para várias pessoas que pretende prestar um concurso público municipal em uma cidade distante da qual reside. Trata-se da primeira vez que irá para longe, tentar conquistar um cargo público. Aliás, trata-se da PRIMEIRA VEZ que irá participar de um concurso. Claro que ao contar esse plano, só os indiferentes que ficarão calados  ..... gente boa o grupo dos indiferentes, pois a longo prazo até alguns motivadores poderão "mudar de lado". Calma que explico.

Alguns motivadores irão encher bastante a sua bola. Dirão que está certo, pois se não existe emprego por aqui para ti (eita, costumo dizer isso!) o melhor é cair fora mesmo, e que sendo um sujeito inteligente e esforçado, passará com facilidade (é nessa parte que certos motivadores não ajudam ... otimismo exagerado. Passar com facilidade?). Podem até te perguntar se precisa de dinheiro emprestado para pagar os custos da viagem, alimentação e estadia, o que parece bom ... só parece bom (concurseiro que depende financeiramente demais dos outros terá problemas a longo prazo). Você até consegue dinheiro com um parente, para cobrir parte dos custos. 

Quanto aos desmotivadores .... bem, trata-se do grupo que merecia enfiar um sapato na boca. Alguns argumentos básicos que jogarão na sua cara:

"Nossa, como pode? Essa cidade fica tão longe !!! (e daí?). E se você passar mesmo? Vai ter coragem de se mudar? (não, vai continuar desempregado por não ter coragem de se mudar!!!). Esta cidade é tão boa (ESSA É DE MATAR! SE É TÃO BOA, COMO É QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE GARANTIR SEU PRÓPRIO SUSTENTO NELA, CARAMBA ? DÁ ATÉ REVOLTA DE ESCUTAR ISSO !!!). Vai ficar com saudade daqui (com dinheiro no bolso garantido através de um emprego digno, vai ficar com saudade? Eu não ficaria). 

Bem, agora já sabe quais pessoas NÃO MERECEM SABER DOS SEUS PLANOS. Para essas, nunca mais conte seus projetos futuros. Para tipos assim, só tenho uma coisa a dizer: 

CANALHAS!CANALHAS!CANALHAS! CANALHAS MIL VEZES !!!! 

Desculpem, este ex-oprimido precisava desabafar.

Mas ainda pode ser pior. Vamos supor que não passe, o que infelizmente é uma possibilidade. Não apenas os desmotivadores "habituais" irão novamente te encher o saco, como novos irão aparecer.

Pois é, os motivadores não são um grupo estável. A longo prazo vários deles se tornarão indiferentes ou até mesmo tentarão desmotivá-lo. Sabe o sujeito que te emprestou dinheiro para viajar até aquela cidade distante? Não importa que seja seu parente próximo, será que poderá contar com ele de novo, em um concurso futuro, num outro local afastado? Afinal, você não passou, e tem quem ache que basta uma única prova em uma bela tarde de domingo para que consiga se tornar um funcionário público. Eita povo sem noção !!!

Fez a prova, não foi aprovado e agora sobra gente perguntando se passou ou em qual posição ficou, e te esgotando a paciência. Mas a pior pergunta é esta: "foi fácil?". Ora, não existe concurso fácil, existe concurso que se passa !!! Vários desses questionamentos vão contra a sua motivação, e não ocorreriam, se tivesse se mantido calado, pois até alguns motivadores já perderam o interesse em te apoiar. Bastou uma única derrota para acharem inútil a sua luta.  

O Lobo Solitário age calado, só busca aprovação no concurso, jamais busca aprovação dos que o cercam. Conte mais consigo mesmo, pois a medida que tente de novo, e de novo, o círculo de apoiadores infelizmente diminuirá, decepções com os demais serão inevitáveis. Conhecerá a incompreensão, críticas injustas e oposições. 

Para progredir, precisa se sentir como o super homem na Fortaleza da Solidão, abrigado em um refúgio secreto, onde poderá descansar das tentativas anteriores e se preparar para as investidas futuras. Para entender melhor o que sugiro, visite a postagem da micro-sociedade

Se está no início dos seus esforços, entenda que terá de contar mais contigo mesmo do que com os demais. A solidão sempre é a regra, jamais é a exceção.





POSTAGENS RECOMENDADAS:

TODO CONCURSEIRO PRECISA CRIAR UMA MICRO-SOCIEDADE

O CONCURSEIRO DE AÇO

TALVEZ


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, CONCURSEIRO, CONCURSO PÚBLICO, MOTIVAÇÃO, VONTADE, ESFORÇO, DEDICAÇÃO, FUNCIONÁRIO OU SERVIDOR PÚBLICO, FUNCIONALISMO PÚBLICO


Nenhum comentário: