domingo, 27 de março de 2022

MAIS UM ANIVERSÁRIO DESTE BLOGUEIRO PERUIBENSE, O "ANTI-PERUIBENSE" DE PERUÍBE - MARÇO DE 2022




Este peruibense na infância, admirando a cidade, lá nos anos oitenta


Pois é, este peruibense faz neste domingo chuvoso mais um aniversário. Passei um dia tranquilo com a minha família, e prossigo levando uma existência discreta, sem exibicionismos, mas optando por dizer o que penso, mesmo que uma maioria discorde do que faço aqui.

Sim, a maioria que me conhece discorda, e sei disso. Não faço (mais) parte da turma que acredita na possibilidade de grandes mudanças para melhor nesta cidade, desde que os "políticos certos" sejam colocados no poder. De um socialdemocrata otimista quanto ao futuro deste município (pois é), virei um anarco-capitalista (só em Peruíbe, não no Brasil), que recomenda abertamente aos moradores, que lutem mais por si mesmos do que por esta cidade, mesmo que isto signifique irem embora da mesma.

Na prática, defendo o empoderamento (sem risos, por favor) dos peruibenses mais pobres e desprestigiados (de pobreza nesta terra, eu entendo), sem que prossigam vendo a política municipal como um meio de sobrevivência, o que não deixa de ser uma visão libertária, para a qual fui empurrado por um misto de insatisfação com os que dizem lutar por esta cidade, e um crescente ceticismo político, o que me colocou contra a corrente, pois reclamar dos problemas locais, todo santo dia, virou uma tradição peruibana, hoje mais famosa do que farinha manema, costume do qual não participo mais, por pouco interesse.

Em outras palavras, virei o "anti-peruibense" de Peruíbe. Não tenho amizades com políticos, trabalho fora daqui (faz um quinze anos), reclamo de pancadões (bailes funks de rua) sem me preocupar se pareço antipático por não apreciar a "batida" (pancadão só serve pra afugentar turista), e só falo dos problemas peruibenses que me interessam. Claro que essa atitude não me torna popular por aqui (só fui entrevistado duas vezes, que eu me lembre), mas francamente, isso importa? Nem vereador pretendo ser!

Prezo a minha liberdade acima de tudo, nesta terra do sol poente. Sou paulistano por nascimento, peruibense por naturalização, e valeribeirense (baixada santista? Nem pra Santos vou. Minha terra peruibana não é quintal santista!) por opção. 





Eu na praia, admirando o mar sem fim


POSTAGEM RECOMENDADA: DROPS: O QUE ESTE PERUIBENSE É NO BRASIL, E O QUE CONSIDERA SER EM PERUÍBE


MARCADORES: PROBLEMAS DE PERUÍBE, ANIVERSÁRIO DESTE PERUIBENSE, CETICISMO POLÍTICO, OPINIÕES, 27 DE MARÇO DE 2022


Nenhum comentário: