O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última quarta-feira (30 de agosto), no Diário Oficial da União, os números atualizados sobre a população brasileira. De acordo com os dados, o Brasil possui 207.660.929 habitantes. O Estado de São Paulo tem 45 milhões de pessoas, e o município de São Paulo o incrível número de 12,1 milhões de moradores.
E de Peruíbe, as informações são as seguintes:
POPULAÇÃO EM 2016: 65.907
POPULAÇÃO EM 2017: 66.572
TAXA DE CRESCIMENTO: +1%
De 2016 até meados deste ano (2017), a população peruibense aumentou em apenas 665 pessoas. Claro que isso decepciona aqueles que enxergam num elevado crescimento populacional, um sinal de progresso local, pois indicaria uma cidade mais atrativa para os visitantes, a ponto de se mudarem para cá. Essa visão se explica devido a uma parte da nossa população ser formada por aposentados paulistanos de classe média, cujo os gastos no comércio local são muito significativos, ou seja, A TERRA DA ETERNA JUVENTUDE não é mais atraente para muita gente de fora que poderia se mudar para cá, mas não o faz por causa dos sérios problemas locais.
E tem mais: a migração PARA LONGE DAQUI prossegue elevada, influenciando o resultado da pesquisa, talvez até mais do que a mortalidade, migração que explica PELO ELEVADO DESEMPREGO NA CIDADE, motivando muito morador a ir embora para procurar por oportunidades.
Na minha opinião é até incrível que não ocorreu um decrescimento populacional, tal como lá em BARRA DO TURVO, no Vale do Ribeira:
POPULAÇÃO DE BARRA DO TURVO 2016: 7.804
POPULAÇÃO DE BARRA DO TURVO 2017: 7.781
CRESCIMENTO: -0,30%
E eu duvido que em 2018 vai ser muito diferente para Peruíbe, pelo menos nessa questão.
POSTAGEM RECOMENDADA: O CÍRCULO VICIOSO DA CRISE PERUIBENSE
MARCADORES: IBGE / INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, CONTAGEM DE POPULAÇÃO, CRESCIMENTO POPULACIONAL, PERUIBENSES QUE MIGRAM, PERUÍBE EM 2016 E 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário