segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
DENISE CAMPOS DE TOLEDO / BC ENFRENTA UM DILEMA SOBRE JUROS ESTA SEMANA - JANEIRO DE 2016
Essa possibilidade de aumento dos juros tem gerado muita polêmica. É certo que, com a previsão de inflação elevada, o normal seria o Banco Central aumentar mesmo os juros, para frear o consumo e reduzir o espaço para remarcações de preços. Essa estratégia inibe até a indexação, que é a correção de preços, contratos e salários, com base na inflação passada. É assim que os bancos centrais agem em todo o mundo. Só que o Brasil já está em recessão, com queda forte do consumo, que pode se acentuar, com o provável aumento do desemprego. Portanto, o consumo não é o grande problema. O que estamos tendo é muito mais uma inflação de custos, que foi impulsionada pelo tarifaço e ganhou força com a alta do dólar que pesa muito na formação de preços no País. O dólar encarece até o preço do pãozinho, porque deixa o trigo mais caro. Mas o Banco Central, provavelmente, não vai querer ficar assistindo a inflação subir, de braços cruzados. Tem até a questão da credibilidade, que vem abalada desde quando derrubou os juros, por interferência do governo, pra sustentar, via consumo, um ritmo mais acelerado de crescimento. Na época, acabou dando margem para uma inflação mais alta que o governo, em mais uma ação equivocada, quis segurar controlando preços administrados, como energia e combustíveis. Aí a conta veio pesada. Esses preços foram corrigidos com muito mais intensidade, num momento em que a inflação já ameaçava o teto da meta, de 6,5%. Deu no que estamos vendo. Inflação de mais de 10% no ano passado, com previsão que possa passar dos 7% este ano, mesmo com a alta dos juros. Vai ser um dilema essa decisão do Copom. Até porque os juros também pesam na dívida pública, piorando o quadro fiscal, que é a base dos principais problemas da economia. E se os juros derrubarem mais a atividade, ainda tem o reflexo sobre a geração de impostos, comprometendo mais a receita do governo e, consequentemente, o ajuste fiscal. Pra mostrar que está fazendo alguma coisa e tentar, pelo menos, estabelecer uma trajetória melhor pra inflação, o Banco Central deve mesmo elevar a selic. O mercado prevê que a taxa básica de juros suba pra 14,75% ao ano na reunião desta semana, podendo chegar a 15,25% até o final do ano. O Banco Central pode se preparar pra muita chiadeira até da base de apoio do governo. Aliás, se não fosse a pressão que vem do próprio governo, a decisão poderia ser bem mais fácil, sem o peso de ter que mostrar independência.
MARCADORES: BANCO CENTRAL, TAXA BÁSICA DE JUROS, SELIC, GOVERNO DILMA / PT
VINICIUS TORRES FREIRE / RENA E EMPREGO DOS BRASILEIROS ESTÃO CAINDO - JANEIRO DE 2016
A gente sabia que o início do ano teria notícias preocupantes, em especial sobre emprego e salário. Só por milagre seria diferente. O que a gente não esperava é receber outras más notícias, como esse tumulto que está acontecendo na economia mundial, com a China e com o petróleo.
Hoje, a gente soube que o salário médio dos brasileiros começou a cair. Saiu a pesquisa nacional de desemprego, a Pnad contínua. Os dados ainda são meio antigos, são de outubro. Até setembro, pelo menos, o salário médio tinha ficado só na mesma, estagnado, se comparado com o do ano anterior. Agora, começou a cair.
O desemprego aumentou. Em outubro de 2014, estava em 6,6%. Agora, está em 9%. O principal motivo do aumento do desemprego foi o pessoal que estava fora do mercado de trabalho e voltou a procurar emprego. Não foi tanta gente assim que perdeu o trabalho. Mas, mesmo assim, em um ano, diminuiu a quantidade de gente empregada.
Menos gente trabalhando, com salário menor, significa que tem menos dinheiro para o consumo. O comércio já vinha piorando mesmo sem essa queda. Agora, deve piorar mais. Mas desgraça pouca é bobagem. Está todo mundo preocupado com a China, que pode entrar em crise, crescer ainda menos. A China se tornou um dos grandes consumidores do mundo neste século, em particular de mercadorias vendidas pelo Brasil: comida, ferro. E também de petróleo.
Por causa da China, do crescimento fraco da economia mundial e do excesso de produção de petróleo, o preço cai. Em tese, seria uma boa notícia. O problema é que isso prejudica a Petrobras, que foi bem arruinada no primeiro governo Dilma. A empresa está superendividada.Como a Petrobras é na prática uma estatal e a empresa mais importante do país, se ela apodrece ainda mais, o crédito do Brasil também é prejudicado. O mundo olha com ainda mais desconfiança a nossa economia. O dólar sobe.
Em resumo, a nossa crise já era ruim. A gente não precisava de mais um empurrão para baixo. A renda e o emprego dos brasileiros está caindo, e a nova onda de problemas na economia mundial piora ainda mais essa situação.
MARCADORES: CRISE NA CHINA, QUEDA NO PREÇO DO PETRÓLEO, DESEMPREGO EM ALTA, PIORA DA RECESSÃO BRASILEIRA, BRASIL EM DEPRESSÃO, GOVERNO DILMA / PT
PREFEITURA DE SANTOS ABRE NOVO CONCURSO E INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA SEGUNDA - JANEIRO DE 2016
Desta vez, são 85 vagas para 22 cargos diferentes na Administração Municipal
DA REDAÇÃO
A Prefeitura Municipal de Santos divulgou mais um edital de concurso público para este ano. Desta vez, são 85 vagas para 22 cargos diferentes na administração municipal. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (18).
Além das vagas listadas, que serão utilizadas para o preenchimento de cargos em aberto, também será formado um cadastro reserva para as funções de analista de sistemas e médico veterinário.
As oportunidades disponíveis são: advogado (quatro), arquiteto (uma), assistente social (três), bibliotecário (quatro), biólogo (duas), cirurgião dentista (duas), contador (duas), economista (uma), enfermeiro-obstétrico (quatro), enfermeiro do trabalho (uma), engenheiro civil (quatro), engenheiro químico (uma), engenheiro de segurança do trabalho (uma), farmacêutico (duas), fiscal ambiental (duas), fiscal de obras (três), geólogo (duas), professor de Educação Física (duas), psicólogo clínico (duas), psicólogo organizacional (uma), médico em 32 especialidades (34), instrutor de balé (três), instrutor de violão (duas) e instrutor de teoria musical (uma). Essas três últimas funções não eram beneficiadas com processos seletivos há 22 anos, segundo a Prefeitura.
As inscrições ocorrem até 15 de fevereiro no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), responsável pelas provas, www.ibamsp-concursos.org.br. A Secretaria Municipal de Gestão (Seges) fará a supervisão de todo o processo seletivo. A taxa de inscrição para todos os cargos custa R$ 88,00.
As provas objetivas estão marcadas para o dia 13 de março. Haverá ainda outra prova, de produção textual, apenas para a função de advogado e, posteriormente, prova de título para todos os cargos.
A previsão da Prefeitura é que o concurso seja homologado no mês de junho, para início das primeiras convocações e nomeações dos aprovados, de acordo com as necessidades e dotações orçamentárias.
Além dos dois concursos anunciados nas últimas duas semanas, outros editais de concurso deverão ser lançados pela administração até o fim deste mês, totalizando 456 vagas em 80 cargos, para repor profissionais que se aposentaram, foram exonerados, contratos emergenciais e ampliação de serviços.
FONTE: A TRIBUNA
POSTAGEM ANTERIOR DO OUTRO EDITAL: CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL NA CIDADE DE SANTOS - JANEIRO DE 2016
LINK DA EMPRESA RESPONSÁVEL PELO CONCURSO: http://www.ibamsp-concursos.org.br/
MARCADORES: SANTOS, SANTISTAS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL, EMPREGOS, OPORTUNIDADES
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
VINICIUS TORRES FREIRE / PETROBRAS COMPENSA PREJUÍZOS COM GASOLINA CARA - JANEIRO DE 2016
O preço da gasolina no Brasil está 35% mais caro que na média do mercado internacional. Um terço mais cara, mais ou menos. No entanto, o preço do barril do petróleo cai sem parar, desde a metade de 2014. Desde então, já caiu 70%. O que acontece?
Os preços dos combustíveis não são livres no Brasil. Quer dizer, os postos podem vender pelo valor que quiserem. Mas, na refinaria, onde se produzem gasolina e diesel, o preço é na prática controlado pelo governo. Por que então a Petrobras está cobrando um preço alto, em relação ao mercado mundial? Porque a Petrobras está quebrada.
Durante anos, mais ou menos entre 2010 e 2014, os preços dos combustíveis ficaram na média muito abaixo daquees do mercado mundial. Como o Brasil importa combustíveis, a Petrobras tinha ainda mais prejuízo. Além do mais, como a gasolina e o diesel estavam baratos, as pessoas consumiam ainda mais, aumentando o prejuízo da empresa.
Por que os preços foram tabelados em nível baixo, entre o final do governo Lula e o primeiro governo Dilma? Para disfarçar que a inflação estava alta, para evitar altas ainda maiores de preços.
Mas esses remendos não funcionam, dão em besteira. A Petrobras tinha prejuízo com o preço baixo e estava gastando demais, para investir até no que não queria e não devia, por ordem do governo, para nem falar da roubança. A dívida da empresa subiu quatro vezes desde 2010. A empresa está meio quebrada. O preço de suas ações e seu crédito estão no lixo. O preço baixo da gasolina afastou as pessoas do etanol. As empresas produtoras de álcool ficaram mal das pernas. A inflação, que estava apenas disfarçada, apareceu quando o governo parou de controlar preços, de modo artificial ou eleitoreiro mesmo. Para piorar, ficou ainda maior. A Petrobras, quebrada, agora compensa seus prejuízos e seu endividamento cobrando combustível mais caro, enquanto o mundo inteiro paga gasolina e diesel mais baratos.
Em resumo, o país ficou todo torto, a economia ficou toda desajeitada, não se resolveu nada e apenas se criaram mais problemas manipulando preços, coisa que nunca deu certo.
MARCADORES: PETROBRAS QUEBRADA, GASOLINA CARA, PETRÓLEO EM QUEDA LIVRE, BRASILEIROS ENCARANDO UMA GRAVE RECESSÃO, GOVERNO DILMA / PT, ESPERO QUE ALGUM ELEITOR DE DILMA TENHA VINDO AQUI PARA VER MAIS UM FRACASSO DESSE DESGOVERNO QUE ELE TANTO ADORA
TRÊS VÍDEOS SOBRE OS PROTESTOS CONTRA OS 30 CENTAVOS EM SÃO PAULO - JANEIRO DE 2015
MARCADORES: MOVIMENTO PASSE-LIVRE, PASSE-LIVRE PARA ESTUDANTES PAULISTANOS, PROTESTOS EM SÃO PAULO POR CAUSA DO TRANSPORTE PÚBLICO, R$ 0,30 DE AUMENTO DA TARIFA, ÔNIBUS DEPREDADOS, BLACK BOCS, QUEDA NO PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO, CRISE NA PETROBRÁS, BILHÕES DE REAIS DA PETROBRÁS TRAGADOS PELA CORRUPÇÃO, REVELAÇÕES DA OPERAÇÃO LAVA JATO, AUMENTO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS, INFLAÇÃO, SE O ÓLEO DIESEL SOBE DE VALOR AS TARIFAS DE ÔNIBUS TAMBÉM, MAS DISSO ESSES MANIFESTANTES NÃO FALAM, O INCOMPETENTE GOVERNO DILMA /PT QUE NÃO MERECE CRÍTICAS DOS MANIFESTANTES, ESTATIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO (QUE SERIA PAGA COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE), RECESSÃO / DEPRESSÃO BRASILEIRA, BRASIL, SOCIALISMO, COMUNISMO, MARXISMO CULTURAL
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
PERUÍBE, O LIXO E A LIMPEZA PÚBLICA - JANEIRO DE 2016
De acordo com a prefeitura, o contrato com a Litucera se encerrou, e uma outra empresa assumiu em caráter emergencial os serviços de coleta de lixo e limpeza pública, ou seja, Peruíbe passa por mais uma difícil transição num dos seus serviços públicos mais básicos.
Mas não tem problema, peruibenses: o valor do IPTU subiu, e suponho que neste ano TUDO VAI SER DIFERENTE, com o aumento da qualidade ... ou qualidade onde ela agora está em falta.
Vamos ser otimistas ... não é mesmo?
MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, COLETA DE LIXO, LIMPEZA PÚBLICA
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
DENISE CAMPOS DE TOLEDO / HÁ POUCA CONFIANÇA NA EXECUÇÃO DA META FISCAL - JANEIRO DE 2016
O pessimismo do mercado não é sem motivo. O governo continua dando um tiro pra cada lado, sem um programa mais coerente de correção de rota da economia. Fala em manter a meta fiscal, com superávit de 0,5% este ano, mas antecipa uma mal explicada liberação de recursos pra a construção e pequenas e médias empresas, através do fundo de garantia, bancos estatais e BNDES. Mesmo sem subsídios, vai transferir recursos do setor público. O fato é que há pouca confiança na execução da meta fiscal. O governo quer a volta da CPMF, que dificilmente será aprovada pelo Congresso. Também defende a reforma da Previdência, que em algum momento vai ter de acontecer mesmo, já que representa 40% dos gastos públicos. Mas tem ambiente político pra fazer isso agora? A fragilidade política do governo aumenta é o risco de medidas que levem a mais despesas. Como essa de querer liberar financiamento. O governo está propondo até a renovação da frota de veículos, tirando os mais velhos de circulação. Quem vai bancar? O consumidor está disposto a trocar o carro? Os números de 2015 mostram um consumo muito mais fraco. Só que, nesse contexto de maior responsabilidade na gestão da economia, a presidente Dilma dá aval para o Banco Central aumentar os juros básicos pra tentar fazer a inflação cair para o centro da meta, os 4,5%, em 2017. Pra este ano já jogou a toalha de novo. É bom que o BC tenha autonomia pra administrar a política de juros. Mas vai ter custo. Pode até mexer com a inflação futura, ao desestimular mais o consumo, a atividade e as remarcações de preços. Vai ser um remédio bem amargo para uma economia que está com a pior recessão desde os anos 30 e desemprego em alta. Sem esquecer que os juros aumentam o endividamento, piorando o quadro geral das finanças públicas. O endividamento preocupa, justamente, pela incapacidade que o governo tem demonstrado na execução do ajuste. E ainda se fala no uso das reservas cambiais pra estimular investimentos. Reservas que são uma garantia para cobertura de pressões no câmbio, compromissos externos. Usá-las com outra finalidade seria mais um descuido fiscal, que deixaria o País ainda mais vulnerável. Vamos ver que medidas o governo está elaborando pra divulgar no final do mês. Como antecipou o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, agora também muito enroscado na Lava Jato, não dá pra tirar coelho da cartola. E é bom que não inventem mesmo alguma saída mágica. O ilusionismo já está custando bem caro. Eu volto na quinta. Até lá.
MARCADORES: VOLTA DA CPMF, JUROS ALTOS, PIOR RECESSÃO DESDE OS ANOS 30 DO SÉCULO 20 / XX, GOVERNO DILMA / PT
O "HERÓI" PERUIBENSE QUE NÓS PRECISAMOS (SONHA, MEU POVO, SONHA!) - JANEIRO DE 2016
Que sobra gente achando que pode "salvar" esta cidade, isso é um fato, mas vou repetir o que já digo a alguns anos: não temos heróis .... ou heroínas. O que Peruíbe necessita é de pragmatismo na política, ou seja, o eleitorado precisa não se deixar levar pelo canto de sereia dos radicais locais.
POSTAGEM RECOMENDADA: DIGO NÃO AOS RADICAIS SEM NOÇÃO DE PERUÍBE
MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, HERÓI, PROBLEMAS PERUIBENSES, SUS, BARULHO DURANTE A NOITE, SEGURANÇA PÚBLICA, POLÍTICA MUNICIPAL, ELEIÇÕES MUNICIPAIS PERUÍBE 2016, COUCH GAG, DESENHO ANIMADO OS SIMPSONS, LA-Z RIDER, HOMER SIMPSON E O SEU CORAJOSO SOFÁ, NED FLANDERS VILÃO, HOMENAGEM AO SERIADO AMERICANO MIAMI VICE
domingo, 10 de janeiro de 2016
VLT JÁ TEM DATA PARA COMEÇAR A FUNCIONAR NA BAIXADA SANTISTA - JANEIRO DE 2016
MARCADORES: VLT / VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS, TREM INTERMUNICIPAL, BAIXADA SANTISTA, SANTOS, SÃO VICENTE, OPÇÃO PARA OS PASSAGEIROS, 31 DE JANEIRO É O DIA EM QUE O VLT FUNCIONARÁ OFICIALMENTE NA BAIXADA SANTISTA
CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL NA CIDADE DE SANTOS / SP - JANEIRO DE 2016
A Prefeitura de Santos, estado de São Paulo, abriu um concurso público para preencher 102 vagas efetivas e formar um cadastro de reserva para funções nos níveis fundamental, médio e superior. Das 102 vagas abertas, 8 estão reservadas para pessoas com deficiência.
Existem oportunidades para Secretário de Unidade Escolar (3), Inspetor de Alunos (5), Professor de Matemática (4), Língua Portuguesa (4), Inglês (2), História (3), Geografia (4), Educação Física (2), Ciências (3), Arte (3), Adjunto (62) e Educação Especial (7).
Os salários dos empregos estão entre R$ 1.348,56 e R$ 2.179,59, mais o auxilio alimentação.
As inscrições serão abertas amanhã, dia 11 de janeiro de 2016, e prosseguirão até o dia 15 de fevereiro de 2016, sendo realizadas através do site IBAM-SP http://www.ibamsp-concursos.org.br.
EDITAL DO CONCURSO LOGO ABAIXO:
EDITAL CONCURSO PREFEITURA DE SANTOS - SP 2016
FONTE: ACHE CONCURSOS
POSTAGEM RECOMENDADA: TALVEZ
MARCADORES: SANTOS, SANTISTAS, BAIXADA SANTISTA, LITORAL PAULISTA, CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EM 2016, EMPREGO, OPORTUNIDADES, FUNCIONALISMO PÚBLICO, CONCURSEIROS, PERUÍBE, PERUIBENSE
sábado, 9 de janeiro de 2016
LUZ OU TREVAS / FAÇA A SUA ESCOLHA - JANEIRO DE 2016
TERCEIRO ATO ANTI-DILMA, NA AVENIDA PAULISTA, DIA 16 DE AGOSTO DE 2015
ATO CONTRA O AUMENTO DA TARIFA NO TRANSPORTE PÚBLICO, REALIZADO EM SÃO PAULO, DIA 8 DE JANEIRO DE 2016
COMENTÁRIO: qual dos dois lados foi para as ruas protestar contra o desgoverno da "presidenta" Dilma? Reclamar dos Cr$ 3,80 é fácil, quero ver ir pra rua contra o aumento da inflação, o desemprego, a queda do poder aquisitivo, a grave recessão ... esqueci de alguma coisa?
MARCADORES: PROTESTO ANTI-DILMA EM 2015, PROTESTO CONTRA OS CR$ 3,80 NO TRANSPORTE PÚBLICO EM SÃO PAULO, GOVERNO MUNICIPAL / PREFEITURA DE SÃO PAULO, GOVERNO ESTADUAL DE SÃO PAULO, GOVERNO DA PRESIDENTE DILMA / PT, CIDADE DE SÃO PAULO, PAULISTANOS, BRASIL, BRASILEIROS, PROTESTO CONTRA CR$ 0,30 É FÁCIL, QUERO VER PROTESTAR CONTRA A CORRUPÇÃO REVELADA PELA OPERAÇÃO LAVA-JATO
VINICIUS TORRES FREIRE / NA CADERNETA DE POUPANÇA, O DINHEIRO ENCOLHE - JANEIRO DE 2016
Se você deixou dinheiro na poupança no ano passado, você despoupou. Sim, ao longo do ano, a quantidade de dinheiro que você colocou lá diminuiu.
No ano passado, a caderneta de poupança rendeu 8%. No ano passado, a inflação foi de quase 11%, como soubemos hoje. Quer dizer, na média, os preços subiram mais do que o rendimento da poupança. É a primeira vez que isso acontece desde 2002.
Logo, isso não é poupar. Muita gente percebeu o prejuízo e saiu da caderneta. No ano passado, o total dos depósitos na poupança caiu cerca de R$ 54 bilhões, para um total restante de R$ 656 bilhões.
Claro que muita gente tirou dinheiro da caderneta porque a situação da economia está ruim. Mas houve quem percebesse o prejuízo e procurasse aplicação mais rentável.
Este ano, a situação da caderneta não deve ser muito melhor. Por ora, estima-se que a poupança deve render uns 9% em 2016, e a inflação média deve subir uns 7%. Um ganho mínimo.
A caderneta tem algumas vantagens. É muito simples de usar, é quase como uma conta corrente no banco. Não paga imposto. Mas essas pequenas facilidades valem a pena de ter prejuízo?
Não. Há aplicações quase tão simples e praticamente tão seguras quanto. Por exemplo, aplicar em um fundo de renda fixa de um grande banco. Nem todos aceitam qualquer valor de aplicação. Todos têm taxa de administração, que come o valor do rendimento. Mas quase qualquer fundo de banco, de renda fixa, rende mais que a poupança. Consulte o gerente do seu banco, olhe os números e saia da poupança.
Há uma aplicação muito melhor que todas essas, que é o Tesouro Direto, que é o empréstimo direto de dinheiro para o governo. É bem mais complicada, exige abertura de conta em corretora, obriga o aplicador a escolher que títulos comprar, exige mais conhecimento. Mas vale a pena estudar. Há títulos do Tesouro rendendo quase o dobro da poupança.
O importante é não bobear, não deixar dinheiro parado na conta, não deixar dinheiro encolhendo na poupança. Em um ano, a diferença parece pequena. No longo prazo, para quem quer fazer um pé de meia, que leva décadas, a diferença vai ser brutal.
MARCADORES: BAIXO RENDIMENTO DA CADERNETA DE POUPANÇA, TÍTULOS DO TESOURO, INFLAÇÃO EM 2015
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
DENISE CAMPOS DE TOLEDO / O QUE O GOVERNO DESEJA MESMO É MAIS IMPOSTO - JANEIRO DE 2016
No ano, até novembro, a queda de produção chegou a 8,1%. Um retrocesso muito forte. Os dados de novembro tiveram influência do desastre de Mariana e da greve de petroleiros,que afetaram a indústria extrativa. Mas a queda de produção está muito disseminada. A indústria entrou em crise bem antes do País. Perdeu muito espaço para os produtos estrangeiros no período de dólar baixo. A produção nacional foi sendo substituída por produtos estrangeiros. Até a indústria fez isso. Pra reduzir custos passou a usar mais insumos e componentes importados. Com menos capacidade de concorrência, as exportações também encolheram. Aí veio a crise do País, com inflação, juros mais altos, queda do consumo. Ficou tudo pior. O dólar subiu, o que pode ajudar. Mas não faz mágica. A ampliação das vendas internas está limitada pela forte queda do consumo e o aumento das exportações não ocorre de uma hora pra outra. É preciso retomar contatos, fazer acordos, o processo é demorado. E ainda tem muita ineficiência, o custo Brasil, os investimentos que o próprio setor vem deixando de fazer. Muita coisa pesa na competitividade.Um dos segmentos com maior queda de produção foi o de bens de capital, máquinas e equipamentos, que são termômetro dos investimentos do próprio setor. A queda de produção nessa área foi de mais de 31% sobre novembro do ano anterior. No ano, mais de 25%. É muita coisa. 2016 não deve ser tão ruim. Mas o mercado já prevê uma queda da produção por volta de 3,5%. Isso depois de toda a queda já acumulada. E olha que essa projeção leva em conta alguma reação das exportações. Mas, como eu disse, vai ser um processo demorado. Até porque o governo também ficou devendo uma ação mais firme no sentido de ampliar os acordos comerciais. Mais um erro em meio a tantos outros que nos levaram à atual crise. E não dá nem pra contar com algum estímulo via desonerações, financiamento mais barato, porque o cobertor está curto. O governo quer mais é aumentar a carga de impostos pra ampliar a receita. Não tem mais dinheiro pra recorrer a velhas fórmulas de estímulos pontuais, com objetivos de curto prazo. O pior é que no exterior as noticias também não são as melhores. A China, em desaceleração, pode partir para uma ofensiva na ampliação das vendas externas, impondo maior concorrência. A economia global deve crescer pouco. A Argentina está se reorganizando e pode ajudar as vendas brasileiras. Mas os ajustes por lá vão levar algum tempo e o país também quer ampliar exportações.É isso. A indústria deve ter mais um ano ruim, o que não favorece a reação da economia e ainda pode gerar mais desemprego. Eu volto na segunda. Até lá.
FONTE: ECONOMIA EM 2016, AUMENTO DO DESEMPREGO, CRISE CHINESA EM 2016, RETROCESSO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA, QUEDA DA ATIVIDADE INDUSTRIAL, IMPOSTOS, GOVERNO DILMA / PT
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
VINICIUS TORRES FREIRE / É MELHOR ESPERAR PARA COMPRAR CARRO OU IMÓVEL - JANEIRO DE 2016
"Hoje saíram duas notícias da economia que podem ser importantes diretamente para o seu bolso. As notícias da economia são, para variar, ruins. Mas você pode tirar alguma vantagem de prestar atenção nelas.
Primeiro, a venda de carros caiu tanto, mas tanto, em 2015, que ficou parecida com a de 2007, 2008. O número de veículso vendidos no ano passado caiu mais de um quarto, quase 27%. Em 2012, melhor ano, venderam-se 3,8 milhões de veículos novos. No ano passado, foram 2,6 milhões. Uma baixa de mais de 1,2 milhões.
E daí? Daí que, diante desse desastre, o governo, as montadoras de carros e as revendedoras estão elaborando algum plano para aumentar as vendas. O plano não está fechado, mas tem a ver com crédito mais fácil e uso de veículos usados em condições vantajosas, na compra. O plano pode ser anunciado até o final de janeiro. Logo, se você está pensando em comprar um carro, melhor esperar e ver se aparece alguma condição vantajosa.
Segundo, o preço dos imóveis em São Paulo caiu muito, na média, em 2015. Se descontada a inflação do ano, o preço médio do metro quadrado caiu 8%. Os imóveis ainda estão caros, mas estão menos caros. O preço deve cair mais este ano? Provável que caia mais um pouco.
E daí? Mesmo para quem não está pensando em comprar, a informação é importante. Preço em baixa significa que está sobrando imóvel. Se está sobrando, o preço do imóvel alugado também tem de melhorar. Se você paga aluguel, pense em se mudar ou ameace se mudar e renegocie o seu preço. O dono do imóvel tem de pensar no caso, pois ficar com casa ou apartamento vazio, sem alugar, é um imenso prejuízo.
Para quem quer comprar, talvez ainda seja o caso de esperar. Os preços ainda podem cair neste ano. Além do mais, os juros estão altos. Mesmo se você não pegar financiamento, é melhor deixar seu dinheiro rendendo um pouco mais de juros.
A situação não está fácil. A gente tem de pensar ainda mais em cada gasto, do pequeno ao grande. Pensar muito. Bom 2016."
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LINHA DE ÔNIBUS É SUSPENSA E PREJUDICA USUÁRIOS DA REGIÃO - JANEIRO DE 2016
Pelo menos mil passageiros utilizavam por dia a linha 926 da Valle Sul, que circulava por 6 cidades da Baixada Santista
Uma linha de ônibus que possibilita o acesso dos usuários a seis dos nove municípios da Baixada Santista parou de circular. Com isso, pelo menos 1.050 passageiros que utilizavam diariamente a linha 926 da empresa Valle Sul (antiga Intersul) estão com o acesso ao trabalho, estudos e consultas médicas comprometido.
A 'dor de cabeça' começou na virada do ano, quando a linha deixou de operar com destino a Santos, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente. Apesar dos usuários do coletivo terem outras opções de deslocamento, a linha era a mais amigável para o bolso. Enquanto em outros serviços a viagem (ida e volta) ultrapassa os R$ 20, com o 926 o valor pago por duas passagens é de R$ 8,60.
Além do preço menor do que o cobrado por outras operadoras, o ônibus da Valle Sul contava ainda com acesso funcional do passe livre.
Com o cancelamento do serviço, 2016 começou difícil para o estudante do curso de Análises de Sistemas Isaías dos Santos Roberto, de 18 anos. Ele mora em Mongaguá e precisa, diariamente, ir a Santos.
Logo na primeira segunda-feira (4) do ano, a caminho do trabalho, o universitário teve uma surpresa desagradável. O ônibus não apenas demorou muito mais do que o habitual, como não passou em nenhum momento.
E embora a confirmação do cancelamento do transporte tenha sido feita a ele pelo telefone, por um atendente da Valle Sul, uma ligação para a Central da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) desmentiu tal informação e ressaltou, na ocasião, que o transporte seguia funcionando normalmente.
"Eu estranhei a demora de mais de duas horas e tive a confirmação da suspensão. A princípio eu fiquei indignado, porque não tem como isso acontecer a gente. Eu não vou trabalhar mais, porque não tem como eu pagar a ida e a volta com outra empresa, que sairia R$ 20,30, ou seja, mais de R$ 500 ao mês. E agora, como é que vai ficar? Tenho direito ao passe livre, mas vai ficar complicado, pois não tem nenhum ônibus ideal, por causa da demora, baldeação", relatou o estudante.
Também moradora de Mongaguá, Joice Marçal de Oliveira, de 26 anos, enfrenta o mesmo dilema. Ela estuda e trabalha como a auxiliar de cobranças em Santos.
Joice afirma que utilizar outras opções de transporte resultaria em uma viagem de mais de duas horas, sem contar a baldeação. "É um sentimento de humilhação, porque a região sofre com a ausência de emprego. E por causa da ineficácia problema no transporte, somos mau vistos, porque muitas vezes chegamos atrasados e os empregadores não entendem. Às vezes ficamos mais de três horas no ponto. A solução é pegar um similar muito mais caro e mesmo assim chegar atrasado do mesmo jeito", desabafa.
Não foi autorizado
Questionada, a EMTU informou, por meio de nota, que não autorizou a paralisação da linha 926. E ,em uma fiscalização realizada na segunda-feira (4), constatou o não cumprimento dos horários programados por parte da própria operadora.
A empresa confirma que a Valle Sul Serviços foi autuada e solicitada a regularizar a operação. O comunicado da EMTU segue e confirma que novas fiscalizações serão realizadas na linha em questão com o objetivo de coibir procedimentos irregulares. As datas, no entanto, não foram divulgadas.
Alternativas para usuários
Ainda de acordo com a EMTU, como alternativa, os usuários podem utilizar a linha 905EX1, da Viação Piracicabana, que sai de Peruíbe com destino a Praia Grande - com integração às linhas intermunicipais no Terminal Tatico - onde possibilita o deslocamento com destino a São Vicente, Santos e Cubatão.
Outra opção oferecida pela empresa é a linha 910 (Breda), de característica seletiva, que realiza o trajeto entre Peruíbe (Terminal Rodoviário) e Santos (Terminal Rodoviário).
A expectativa, segundo a empresa, é de que até abril deste ano, o Consórcio BR Mobilidade, responsável pela operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e das linhas metropolitanas da Baixada Santista, entregue à EMTU um plano operacional envolvendo todas as linhas intermunicipais da região que comece a funcionar ainda neste ano.
Valle Sul
Funcionários da empresa Valle Sul não foram encontrados para comentar o caso. Porém, durante a apuração, a Reportagem confirmou que o serviço ao transporte da linha informada foi realmente cancelado, desde o dia 1º deste mês, sem previsão de voltar operar. Por telefone, uma atendente da Valle Sul afirmou que a empresa ainda não teria recebido a notificação da EMTU sobre a situação.
FONTE: A TRIBUNA
MARCADORES: ÔNIBUS, TRANSPORTE PÚBLICO INTERMUNICIPAL, BAIXADA SANTISTA
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