quarta-feira, 28 de junho de 2023

ESTE BLOGUEIRO PERUIBENSE NA RODOVIÁRIA DE PERUÍBE, AO AMANHECER - JUNHO DE 2023




Mais uma vez madruguei hoje, para iniciar mais um dia de trabalho. A rodoviária de Peruíbe costuma ser o lugar onde muitos visitantes desembarcam para fins de lazer, gente que quer desfrutar das praias locais durante fins-de-semanas, feriados prolongados ou férias. Tem também os peruibenses que lá embarcam em ônibus que os levarão para cidades distantes, nas quais pretendem se estabelecer, visando uma melhor condição de vida, e existe o terceiro caso, o de caras como eu, que trabalham fora daqui, e são tão proletas que precisam do transporte público intermunicipal para irem até onde seus empregos estão, algo que jamais lamentei, e jamais lamentarei.

Sempre teve os que me criticaram, dizendo que poderia "estar trabalhando aqui se quisesse", nunca sabendo explicar como conseguiria ter resolvido isso, por mais que tentasse (e deus sabe o quanto tentei). Minhas poucas oportunidades (meu atual cargo público e o anterior) só surgiram lá fora, numa "vizinhança" cheia de bananais, uma curiosa combinação de escolha e necessidade. Escolha, pois fui no sentido "contrário" de muitos peruibenses, que buscam sustento em municípios da (arg!) baixada santista, e necessidade, pois ser desempregado crônico na cidade dos convencidos me tornou um pária social, condição da qual só poderia sair aceitando que o emprego que tanto precisava, jamais (pois é, entendam a repetição dessa palavra) estaria perto de mim.

Quando entendi isso, me libertei de uma existência com enorme carência material, e muitas humilhações familiares. Deixei de ser lúmpen, e ensaio o projeto de me tornar um pequeno-burguês, embora alguns achem que faço parte desse grupo social, só por residir próximo à praia, desde a minha infância, aliás. De qualquer forma, amanhã novamente madrugarei para subir num coletivo com outros trabalhadores, no qual eu e eles seguiremos para mais um dia de lida, enquanto o sol desponta sob Peruíbe.




Recomendo o vídeo do cara acima


POSTAGEM RECOMENDADA: A "LOUCURA" DESTE PERUIBENSE, CANSADO DA LUTA CONTRA OS "TITÃS"



MARCADORES: RODOVIÁRIA DE PERUÍBE, MADRUGADA, MANHÃ EM PERUÍBE, INDO ATÉ O TRABALHO DE ÔNIBUS, JUNHO, 2023

Nenhum comentário: