terça-feira, 29 de outubro de 2013

E QUANDO TUDO DÁ ERRADO?



Malu Heli

O que fazer quando fazemos tudo, simplesmente tudo aquilo que nos era possível fazer e ainda assim nos damos mal nem um concurso? E, pior ainda, quando apostamos todas as nossas esperanças nesse bendito concurso e, no final, as coisas não saem conforme planejamos? 

Acredito que todo concurseiro já deve ter passado por isso pelo menos uma vez na vida. Eu estou passando por isso nesse momento. 

A gente se prepara com o melhor material, estuda tudo que está no edital pelo menos umas duas vezes e ainda faz umas duas revisões, faz todos os exercícios e provas passadas aplicadas pela banca, mas apesar de todo preparo e dedicação as coisas não acontecem da forma como esperamos. O que pode ter acontecido?

 Fazendo uma rápida análise, vi que alguns fatores podem ter influenciado para tudo ter dado errado comigo: 

Nervosismo – Esse é um dos principais inimigos do concurseiro sério. O nervosismo na hora da prova tira nossa concentração e compreensão do que está sendo pedido na questão, atrapalha nossa memória. Temos que aprender a controlar nossas emoções e tentar não ficarmos muito nervosos na hora da prova. 

Pressão e cobranças – A pressão e a cobrança, não apenas de nossos familiares e amigos, mas de nós mesmos, também podem detonar meses de preparação do concurseiro. Não podemos levar para a prova todo aquele peso de ter que passar no concurso. Quando nos agarramos a um concurso como se ele fosse o último que existisse, colocamos um peso desnecessário sobre os nossos ombros que nos atrapalhará na hora da prova. Quando for fazer uma prova, esqueça as outras pessoas e toas essas pressões e tente não se cobrar. 

A prova foi mais difícil do que nós esperávamos – Se a prova está mais difícil do que você pensava, não adianta se desesperar. Lembre-se que está difícil não apenas para você, mas para todos os outros candidatos. Nessa hora temos que ter calma e frieza para raciocinar. Muitas vezes nós até sabemos a resposta, mas achamos que está tudo muito difícil e o desespero domina nossas emoções. Não deixe que isso aconteça. Respire fundo e encare as benditas questões. 

Esses são apenas alguns fatores que podem nos atrapalhar na hora da prova adiando a nossa sonhada vitória. O importante é analisar tudo aquilo que não saiu conforme o planejado, como estou fazendo. Estou analisando e tentando entender porque errei tantas besteiras, tantas questões que eu sabia a resposta e marquei errado. Como eu queria muito passar nesse concurso, devo ter colocado pressão demais em mim mesma e isso me atrapalhou bastante.


FONTE: CONCURSEIRO SOLITÁRIO


MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, CONCUSEIRO, CONCURSO PÚBLICO

Nenhum comentário: