domingo, 26 de maio de 2013

ESCREVENDO SOBRE A MINHA LIBERDADE E BEBENDO CAPPUCCINO NO SANTUÁRIO DOS PERUIBENSES LIVRES



Nesta fria noite de sábado (outono de 2013), bebendo um cappuccino, resolvi fazer esta postagem contando um fato inusitado. Certa vez, foi visitar um grande amigo, o lobo solitário. De forma inesperada, ele me propôs um "negócio": pedirmos EXONERAÇÃO DOS NOSSOS CARGOS PÚBLICOS, PARA IRMOS TRABALHAR EM UMA CERTA LOJA DE DEPARTAMENTOS !!! Isso é proposta que se faça?

Claro que era brincadeira (percebi após alguns segundos de espanto) mas essa é uma questão delicada para mim. Comi o pão que o diabo amassou até conseguir me tornar um pacato servidor público, para depois VOLTAR PARA TRÁS? Esquece, nem brincando, nem em teoria, nem nos meus piores pesadelos.

Esperei 10 ANOS para ter o meu atual cargo público (tive outro antes, mas o considerava provisório). A primeira vez que se falou sobre a futura publicação do edital foi em 2002. Dez longos anos aguardando, mas nunca desisti. Teve quem em considerasse louco, pois não existiu dia em que eu desistisse desse propósito. Pois bem (e que fique entre nós): LOUCO É QUEM ME CONSIDERA LOUCO.

Estudei, me preparei, passei necessidade (chegou a faltar comida em casa), fui humilhado e ofendido por parentes e por gente que se achava superior a mim, mas jamais desisti do meu propósito. Fui incompreendido e tratado como um ser vil, mero vagabundo. Cansando de dar a outra face, dei uma banana para os meus opositores, passando num concurso público da prefeitura de Pedro de Toledo (isso foi em 2006), cidade que acolheu a este peruibense oprimido como uma mãe. Não nego: pensei em me mudar para lá definitivamente, fiquei tentado em deixar esta "madrasta má" para trás.

Aí .... o concurso tão aguardado chegou (2009) e o prestei. Fiquei na lista de espera e aguardei, até ser chamado, em 2012. E estou aqui, bebendo cappuccino e teclando no meu notebook, como mais um morador do santuário dos peruibenses livres, os quais não precisam se preocupar com desemprego, temporadas de verão, baixas temporadas, carnavais e com patrões ou patroas que sempre têm desculpas para não registrar os empregados, de acordo com as normas da CLT. Ah, você é um comerciário com esperança de que algum dia o chefe te registre? Bem, fique esperando por isso, espere com muita paciência, pois vai precisar .... ou estude, e se junte a nós.

Ah, cansei. Vou dormir daqui a pouco, pois este blogueiro e funcionário público também não trabalha aos domingos, e preciso acordar cedo para aproveitar melhor o domingão. Eita, você precisa trabalhar no domingo? Pois é, a vida é feita de escolhas.




CANÇÃO MY FREEDOM - THOMAS BERGERSEN

"Abrace a sua nova liberdade, você tem a chave"

POSTAGEM RECOMENDADA: OPERAÇÃO FAROL DA LIBERDADE : CONVOCAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS


TAGS: PERUÍBE, PERUIBENSE, DESEMPREGO, CONCURSO PÚBLICO, CONCURSEIRO

Nenhum comentário: