domingo, 7 de março de 2010

VALERIBEIRALIZAÇÃO DE PERUÍBE




Por mais que se negue o contrário, Peruíbe, com os seus 65 mil habitantes e 47 mil eleitores, passa por um lento porém contínuo processo de VALERIBEIRALIZAÇÃO, ou seja, de integração ao VALE DO RIBEIRA. Trata-se de um fato, favorecido por fatores econômicos, culturais, sociais e políticos, que eu explicarei adiante. Aliás, vejo que muitos peruibenses estão confusos, ao situarem a nossa cidade no mapa. Falo do fato deles citarem Peruíbe como a "última cidade do litoral sul paulista".

Quando escuto isso, fico espantado, pois que eu saiba, a vizinha
IGUAPE ainda é parte de SP, assim como Ilha comprida e Cananéia.Ou seja, ainda existem TRÊS CIDADES antes da divisa com o Paraná. Não interessa que elas não façam parte da BAIXADA SANTISTA, o fato é que estão ATÉ MAIS AO SUL DO LITORAL PAULISTA DO QUE PERUÍBE, e portanto ainda estão em SP. Vamos nos situar direito, minha gente !!!

Bem, a VALERIBEIRALIZAÇÃO está em desenvolvimento. Nosso município vive uma contradição, pois faz parte da RMBS (região metropolitana da baixada santista), em uma posição geográfica BEM DISTANTE de Santos, e é membro do CODIVAR (consórcio de desenvolvimento intermunicipal do vale do ribeira)....vai ter que se definir por um dos lados, mais cedo ou mais tarde.

Peruíbe faz parte da baixada santista, uma região metropolitana cuja CAPITAL nos
ATACOU sem dó nem piedade. Estão se lixando para nós, não nos dão a mínima, pois trataram uma questão que empolgou grande parte da nossa população como uma ameaça para eles. O povo da nossa terra precisa tirar o rei da barriga, por os pés no chão, e aceitar o fato de que os santistas NUNCA NOS ACEITARÃO COMO IGUAIS, com apenas algumas exceções, uns poucos indivíduos de lá que nos visitam e amam Peruíbe. Continuar a pensar assim, que ganhamos em fazermos parte de uma região cuja cidade que a lidera nos tratou de forma tão desprezível e ordinária, e que fará tudo de novo, é apenas adiar a tendência histórica de integração ao vale, para a qual até colabora o comportamento autoritário santista, o qual alimenta radicalismos como o deste blog, no qual eu falo de uma inevitável e necessária ruptura.

Nos últimos anos, Peruíbe ganhou duas cidades-satélites, e elas não ficam na baixada.



Itariri é a mais próxima. Têm uns 16 mil habitantes e 10 mil eleitores. Sua economia se baseia na bananicultura, ecoturismo e veraneio, pois nem todo veranista gosta de casa na praia, alguns preferem chácaras. E um número crescente de itaririenses busca em Peruíbe trabalho, lazer, um comércio variado e serviços que não existem lá. E é claro, possui uma massa de excluídos sociais, tal como ocorre aqui.



Pedro de Toledo é o outro município na nossa zona de influência, com 10 mil habitantes e uns 7 mil eleitores. Tem um perfil similar a Itariri, porém é mais pobre. Depois do fechamento da fábrica de doces PALATO, e o calote trabalhista em centenas de funcionários, a cidade foi bastante prejudicada. Muitos pedrotoledenses trabalham em Peruíbe, pois para ele era isso ou a migração.

Com os moradores desses municípios vizinhos cada vez mais presentes aqui, tratando Peruíbe como uma CIDADE GRANDE, é claro que nosso lugarejo tende a assumir um espaço, que seria originalmente de Registro. Falta o nosso comércio descobrir esse filão, o dos consumidores valeribeirenses. Com a atenção adequada, Miracatu entra na zona de influencia peruibense, agregando para cá DINHEIRO FORA DA TEMPORADA. Simples assim. Alternativa ao turismo de baixo nível.

Neste momento, deve ter internalta se perguntando do motivo de eu estar citando os números do eleitorado nas três cidades. Aí entramos na questão
Gilson bargieri para deputado estadual . O nosso secretário de governo não conseguirá muitos votos em Santos ( por motivos óbvios), São Vicente, Praia Grande e outras cidades da nossa "baixada". Em Itanhaém, talvez tenha um eleitorado, e vá lá, além dos votos de alguns veranistas que frequentam nossas praias, e de certos peruibenses "expatriados". Adivinhem em qual lado da vizinhança o senhor secretário de governo concentrará a sua campanha? Pois é, até em localidades que margeiam a Régis Bittencourt como Miracatu Gilson botará seus pés. Ele não terá outra escolha.

Peruíbe é oficialmente da baixada, mas a candidatura Bargieri dependerá e muito do voto valeribeirense, em especial dos itaririenses e pedrotoledenses, mais influenciáveis por motivos evidentes. Se ele vencer, a valeribeiralização se concluirá com menos lentidão, pois ele terá que mostrar serviço NO LADO DE LÁ, de forma a agradar nossos vizinhos "pobres"e sem desagradar aos peruibenses. A baixada não será focada...menos mal. Mas, independente do meu radicalismo anti-santista, aviso que jamais irei votar votar nele, pois não considero que ele tenha sido um bom prefeito, mas não será este blogueiro que decidirá a vontade dos que votarem. Existe um
grupo que acha que pode sim, garantir votos para o "cara", mas aí é outro assunto.

Nenhum comentário: