▼
domingo, 31 de março de 2019
31 DE MARÇO DE 1964: O PONTO DE VISTA DESTE PERUIBENSE - MARÇO DE 2019
MARCADORES: SÉCULO XX, GUERRA FRIA, BRASIL, BRASILEIROS, GOLPE, REVOLUÇÃO, JOÃO GOULART, MILITARES, 31 DE MARÇO, 1964, COMEMORAÇÕES, REGIME MILITAR, GETÚLIO VARGAS, GETULISMO, COMUNISTAS, TERRORISTAS, JAIR BOLSONARO, VALE DO RIBEIRA, PERUÍBE, MARÇO, 2019
sábado, 30 de março de 2019
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA PERUÍBE DE 2019, SEGUNDO OS PESSIMISTAS - MARÇO DE 2019
Cidade com governo impopular, desemprego endêmico, desigualdade gritante, jovens pobres sem futuro, extrema apatia da sociedade, chuvas fortes que resultam em alagamentos, sujeira nas ruas, criminalidade elevada ... e sem essa de que aqui tem o ar mais puro do mundo (desculpa, mas isto é lenda!). Esqueci de alguma coisa?
POSTAGEM RECOMENDADA: MUDAR PERUÍBE OU MUDAR DE PERUÍBE?
MARCADORES: PROBLEMAS DE PERUÍBE, DEBATES SOBRE OS PROBLEMAS PERUIBENSES, POPULAÇÃO PERUIBENSE INSATISFEITA, PERUÍBE NÃO TEM O AR MAIS PURO DO MUNDO, PREFEITURA, POLÍTICA, MARÇO, 2019
quinta-feira, 28 de março de 2019
CAGED: EM FEVEREIRO DESTE ANO, PERUÍBE TEVE UM SALDO POSITIVO DE EMPREGOS - MARÇO DE 2019
De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em fevereiro deste ano (2019), a criação de postos de trabalho formais (com carteira assinada) em Peruíbe, teve o seguinte saldo positivo de empregos:
ADMISSÕES: 245
DEMISSÕES: 217
SALDO: +28
Em fevereiro, o movimento turístico na cidade sofreu uma redução, por causa do carnaval deste ano ter sido no início deste mês (março), o que fez parecer com que a temporada de verão 2018/2019 tivesse acabado mais cedo. Mas isso não impediu que o saldo de empregos formais (28 vagas ocupadas), fosse superior ao de janeiro, que foi de apenas quatro novos empregos formais, conforme já publiquei neste blog.
Isso significa um progresso, uma melhora econômica do município? É muito cedo para dizer. E num lugar em que predomina o pessimismo, uma notícia positiva desta tende a ser obscurecida pelos mais diversos problemas. Basta dizer que hoje, uma quinta-feira, 28 de março, chuvas provocaram novos alagamentos em diferentes pontos da cidade, o que não contribui para um crescimento do otimismo entre os munícipes, simples assim.
MARCADORES: MERCADO DE TRABALHO EM PERUÍBE, GERAÇÃO DE EMPREGOS NA CIDADE, CAGED, DESEMPREGO EM PERUÍBE, FEVEREIRO, TEMPORADA DE VERÃO 2018/2019, CARNAVAL EM PERUÍBE, TURISMO, CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL, MARÇO DE 2019
ANIVERSÁRIO DE CURITIBA, 326 ANOS: 29 DE MARÇO DE 2019
POSTAGEM RECOMENDADA: UMA FAMÍLIA PERUIBENSE EM CURITIBA: A CRÔNICA DE UMA MIGRAÇÃO
MARCADORES: SUL DO BRASIL, ESTADO DO PARANÁ, CAPITAL PARANAENSE, ANIVERSÁRIO DE CURITIBA, 326 ANOS, 29 DE MARÇO DE 2019
terça-feira, 26 de março de 2019
CASOS DE DENGUE CRESCEM MAIS DE 200% NO BRASIL - MARÇO DE 2019
Os casos de dengue cresceram 200% no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, somente nas primeiras semanas deste ano, mais de duzentos mil casos de dengue foram registrados e 62 pessoas morreram por causa da doença, no país.
Creio que Peruíbe tem de se preparar, pois o inverno, que costuma salvar esta cidade da dengue, ainda está longe.
POSTAGEM RECOMENDADA: BARRA DO TURVO, TERRA SEM DENGUE
MARCADORES: CASOS DE DENGUE NO BRASIL, CRESCIMENTO DA DOENÇA NO PAÍS, MOSQUITO DA DENGUE, RISCO DE EPIDEMIA, OUTONO EM PERUÍBE, MARÇO, 2019
domingo, 24 de março de 2019
VALE DO RIBEIRA, BOLSONARO E O FIM DAS BANANAS DO EQUADOR - MARÇO DE 2019
POSTAGEM RECOMENDADA: BOLSONARO AVISA AO VALE DO RIBEIRA, QUE O BRASIL NÃO IMPORTARÁ MAIS BANANAS DO EQUADOR - MARÇO DE 2019
MARCADORES: VALE DO RIBEIRA, PRESIDENTE BOLSONARO, BANANICULTURA, BANANAIS, BANANAS, IMPORTAÇÃO, EQUADOR, PROIBIÇÃO, PERUÍBE, ITARIRI, PEDRO DE TOLEDO, MIRACATU, BARRA DO TURVO, REGISTRO, AGRICULTURA, VALE-RIBEIRENSE, ECONOMIA, EMPREGOS, SP, GOVERNO DILMA, POLÍTICA, ESQUERDA, MARÇO, 2019
sábado, 23 de março de 2019
BOLSONARO AVISA AO VALE DO RIBEIRA, QUE O BRASIL NÃO IMPORTARÁ MAIS BANANAS DO EQUADOR - MARÇO DE 2019
MARCADORES: PERUÍBE, PERUIBENSE, VALE DO RIBEIRA, VALE-RIBEIRENSE, ANA DIAS, ITARIRI, ITARIRIENSE, PEDRO DE TOLEDO, PEDRO-TOLEDENSE, MIRACATU, MIRACATUENSE, JUQUIÁ, JUQUIAENSE, REGISTRO, REGISTRENSE, IGUAPE, IGUAPENSE, ILHA COMPRIDA, ILHA-COMPRIDENSE, SETE BARRAS, SETE-BARRENSE, PARIQUERA-AÇU, PARIQUERENSE, JACUPIRANGA, JACUPIRANGUENSE, CANANÉIA, CANANIENSE, BARRA DO TURVO, BARRA-TURVENSE, CAJATI, CAJATIENSE, IPORANGA, IPORANGUENSE, ELDORADO, ELDORAENSE, BANANICULTURA NO VALE DO RIBEIRA, CULTIVO DE BANANA, PROIBIDA A IMPORTAÇÃO DE BANANAS DA REPÚBLICA DO EQUADOR, GOVERNO JAIR BOLSONARO, VALE DO RIBEIRA BENEFICIADO, MARÇO, 2019
quinta-feira, 21 de março de 2019
MICHEL TEMER PRESO: OPERAÇÃO LAVA JATO NÃO É PARTIDÁRIA - MARÇO DE 2019
MARCADORES: BRASIL, EX-PRESIDENTE, MICHEL TEMER, PRESO, FORA TEMER, CADEIA, VICE DE DILMA, OPERAÇÃO, LAVA JATO, SÉRGIO MORO, JUSTIÇA, PARTIDARISMO, LULA PRESO, ESQUERDA, DIREITA, DERROTA, GOVERNO BOLSONARO, MARÇO, 2019
terça-feira, 19 de março de 2019
PERUÍBE TÊM CASOS DE LEPTOSPIROSE - MARÇO DE 2019
Peruíbe lidera casos de leptospirose na Baixada Santista em 2019
Dos oito casos notificados no município, três foram confirmados, quatro deram negativo e um aguarda resultado. Doença pode ser transmitida principalmente durante enchentes.
Por G1 Santos
Com oito notificações de leptospirose, Peruíbe, no litoral de São Paulo, lidera o número de casos entre as nove cidades da Baixada Santista em 2019. Em seguida vem Cubatão, com três notificações. Em Bertioga, há um caso confirmado. Nas demais cidades não há registros da doença este ano.
Segundo a prefeitura de Peruíbe, do total de casos, três foram confirmados, quatro deram negativo e um aguarda resultado. Já em Cubatão, um caso foi descartado e outros dois estão em investigação. Um deles é o do jovem Ramon Barbosa, de 25 anos, que faleceu no dia 12 de fevereiro com suspeita de leptospirose.
A Secretaria de Saúde do município informou que os dois exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz foram contraditórios. "O primeiro deu negativo e o segundo mostrou a presença de reagentes. Por isso, o instituto está realizando um terceiro exame para verificar se a causa do óbito foi realmente leptospirose", disse, em nota.
Casos confirmados em 2018
No ano passado, São Vicente foi a cidade com o maior número de casos confirmados. Foram 20, ao todo. Em Santos, 15; Cubatão, 11; Praia Grande, dez; Guarujá, nove; Itanhaém, três; Peruíbe, dois; Mongaguá, um. Bertioga não registrou nenhum caso.
Leptospirose
A leptospirose pode ser transmitida principalmente durante enchentes. Em entrevista ao G1, o infectologista Ricardo Hayden explicou que a doença, transmitida pela urina de ratos, começa com febre e dores musculares e pode evoluir para um estado grave e causar hemorragia.
"Os ratos estão nos esgotos e a enchente carrega toda essa água para a casa das pessoas. Depois de um tempo, quando a pele já está enrugada, ela perde as propriedades de defesa e pode entrar em contato com a bactéria que causa a leptospirose, que tem vários tipos. O mais temido causa hemorragia, pode afetar os rins, fígado, coagulação no sangue e exige internação", explica.
Segundo o infectologista, a pessoa também pode ser infectada ao ingerir água contaminada – que muitas vezes invade mananciais de onde é captada a água para consumo e acaba sendo utilizada no preparo de alimentos.
FONTE: G1 SANTOS
MARCADORES: ENCHENTES EM PERUÍBE, ALAGAMENTOS, CHUVAS FORTES, CASOS DE LEPTOSPIROSE, BAIXADA SANTISTA, MARÇO, 2019
domingo, 17 de março de 2019
ATRAPALHANDO UM ALMOÇO EM ANA DIAS (ITARIRI)! - MARÇO DE 2019
MARCADORES: ITARIRI, ANA DIAS, PÁSSAROS COMENDO, VALE DO RIBEIRA, ALMOÇO, MARÇO, 2019
segunda-feira, 11 de março de 2019
CHUVA FORTE EM PERUÍBE: ALAGAMENTO PERTO DA PRAIA DO CENTRO - 10 DE MARÇO DE 2019
MARCADORES: PERUÍBE, CHUVA FORTE, ALAGAMENTOS, INUNDAÇÃO, RUAS ALAGADAS, PRAIA DO CENTRO, RISCO DE ENCHENTE, MARÇO, 2019
domingo, 10 de março de 2019
CAGED: PERUÍBE TEVE UM SALDO POSITIVO DE EMPREGOS FORMAIS, EM JANEIRO DESTE ANO - MARÇO DE 2019
De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em janeiro deste ano (2019), a criação de postos de trabalho formais (com carteira assinada) em Peruíbe, em plena temporada de verão 2018/2019, teve um saldo positivo:
ADMISSÕES: 314
DEMISSÕES: 310
SALDO: +4
Pois é, no mês de janeiro (férias escolares), 310 pessoas perderam os empregos, enquanto 314 conseguiram empregos, gerando um saldo positivo DE APENAS 4 VAGAS. Definitivamente, a última temporada foi muito movimentada, mas não gerou uma melhoria laboral significativa nesta cidade, que prossegue com o desemprego sendo uma de suas principais mazelas.
POSTAGEM RECOMENDADA: UM SONHO EM PERUÍBE QUE PROSSEGUE ATUAL
MARCADORES: MERCADO DE TRABALHO EM PERUÍBE, GERAÇÃO DE EMPREGOS NA CIDADE, CAGED, DESEMPREGO EM PERUÍBE, JANEIRO, TEMPORADA DE VERÃO 2018/2019, TURISMO, CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL, MARÇO DE 2019
quinta-feira, 7 de março de 2019
QUARTA FEIRA DE CINZAS E UM PERUIBENSE DESEMPREGADO / PÓS-CARNAVAL EM PERUÍBE - MARÇO DE 2019
A partir de hoje, Peruíbe começa um período já conhecido e temido, de menor número de turistas, mesmo nos fins-de-semana, e queda na atividade econômica, que foi bem mais elevada durante a última temporada de verão. E o desemprego voltará a aumentar, com novos desempregados se juntando numericamente aos desempregados que não foram absorvidos quando o grande movimento turístico começou. É aquela rotina que todos os peruibenses conhecem, que ano após ano, jamais muda.
Veremos um crescimento dos debates sobre os problemas de Peruíbe. Ficarão mais intensos e severos. Muitos já falam das eleições municipais em 2020, ou seja, que ocorrerão no ano que vem. As redes sociais ficarão ainda mais agitadas!
E já que muitos munícipes falam do próximo pleito, recomendo o filme familiar abaixo. É uma produção que trata de política de forma leve, mas com um tom crítico. Assistam:
Filme Uma doce prefeita (2011)
MARCADORES: , FIM DO CARNAVAL EM PERUÍBE, QUARTA FEIRA DE CINZAS, EMPREGO, DESEMPREGO, POLÍTICA MUNICIPAL, MARÇO, 2019
quarta-feira, 6 de março de 2019
REFORMA DA MATERNIDADE DE PERUÍBE (FILMEI NA QUARTA FEIRA DE CINZAS) - MARÇO DE 2019
MARCADORES: CARNAVAL EM PERUÍBE, QUARTA FEIRA DE CINZAS, REFORMA, MATERNIDADE DE PERUÍBE, OBRAS, PREFEITURA, MARÇO, 2019
COMO ESTE PERUIBENSE EVITOU A RESSACA NO CARNAVAL - MARÇO DE 2019
Como o peruibense que escreve este blog evitou a ressaca durante e após o carnaval? Simples: EU NÃO BEBI COISAS ALCOÓLICAS! Sempre faço isso e funciona!
MARCADORES: BÊBADOS, BEBIDAS ALCOÓLICAS, FESTA, FOLIA, FOLIÕES, CARNAVAL EM PERUÍBE 2019, RESSACA E SEUS EFEITOS, COMO EVITAR A RESSACA?, MARÇO DE 2019
MARCADORES: BÊBADOS, BEBIDAS ALCOÓLICAS, FESTA, FOLIA, FOLIÕES, CARNAVAL EM PERUÍBE 2019, RESSACA E SEUS EFEITOS, COMO EVITAR A RESSACA?, MARÇO DE 2019
terça-feira, 5 de março de 2019
ANÁLISE GERAL: CARNAVAL EM PERUÍBE, TEMPORADA DE VERÃO E PANCADÃO DO FUNK - MARÇO DE 2019
MARCADORES: CARNAVAL 2019, PERUÍBE, CARNAVAL PERUIBENSE, BLOCOS, FESTA, FOLIÕES, FERIADÃO, TURISTAS, VERANISTAS, IMÓVEIS, BARULHO, SUJEIRA, PROBLEMAS, TRANQUILIDADE, CRIMES, VIOLÊNCIA, ANOS 80, PANCADÃO, FUNK, TURISMO, COMÉRCIO, EMPREGOS, MARÇO, 2019
segunda-feira, 4 de março de 2019
OBRAS DO FUTURO HOSPITAL DE PERUÍBE (FILMAGEM FEITA NO CARNAVAL) - MARÇO DE 2019
POSTAGEM RECOMENDADA: OBRAS DO FUTURO HOSPITAL DE PERUÍBE, VIGÉSIMO QUINTO (25º) VÍDEO DA SÉRIE - FEVEREIRO DE 2019
MARCADORES: CARNAVAL PERUÍBE 2019, OBRAS FUTURO HOSPITAL, CONSTRUÇÃO, SUS, UPA, SAÚDE PÚBLICA, PREFEITURA, PERUIBENSES, MARÇO, 2019
domingo, 3 de março de 2019
PAPO DE UM ANTI-CARNAVALESCO NO CARNAVAL DE PERUÍBE - 3 DE MARÇO DE 2019
MARCADORES: CARNAVAL EM PERUÍBE, CARNAVALESCOS, DESFILE, ESCOLAS DE SAMBA, BLOCOS DE CARNAVAL, FOLIA, FOLIÕES, BLOCO, DENTRO DE CASA, PULAR CARNAVAL, MARÇO, 2019
sábado, 2 de março de 2019
REPUBLICAÇÃO DE UM ARTIGO SOBRE O PÓS-CARNAVAL EM PERUÍBE - MARÇO DE 2019
Aproveito esta tarde de sábado, dia 2 de março, para republicar um antigo artigo meu (de 2013), que prossegue atual. Peruíbe não mudou na questão laboral, eu digo até que piorou em seus indicativos sócio-econômicos de lá para cá. O mesmo segue abaixo, com algumas modificações, pois o atual período carnavalesco ocorre em março.
"A próxima semana é bem diferente da passada, pois pode se dizer que a temporada de verão está no fim. Esse período, que vai da semana natalina ao final do carnaval logo se encerrará. O número de desempregados voltará a ser elevado, sendo que muitos correrão o risco de, quanto mais demorarem para arrumar novas ocupações, mais rápido caminharão para a miséria. Escrevo sobre gente que ficou "numa boa" por apenas uns dois ou três meses. Homens e mulheres nascidos na cidade ou que cresceram aqui, na sua maioria entre os vinte e os cinquenta anos, muitos com filhos pequenos, muitas contas para pagar, e cujas perspectivas de retorno ao mercado de trabalho fora da temporada serão escassas. Pessoas que cedo ou tarde precisarão trabalhar ganhando bem menos do que o necessário, se tiverem tal sorte, para não serem chamadas de vagabundas. Gente que precisará se ajustar a ociosidade - o que não significa aceitá-la - e a partir daí buscar um novo rumo.
Muitos jovens universitários só poderão iniciar suas carreiras profissionais lá fora. Aquela que é sem dúvida a mais bem qualificada geração peruibense (nunca teve tanto morador daqui em cursos de ensino superior e de nível técnico) tende a partir em massa, para não se sentir inútil, dispensável e parte de um grupo de gente que não se encaixa, forçada a ficar à margem, embora com melhor instrução. Essa migração só tende a contribuir para uma "desertificação de ideias" nesta cidade, podendo até mesmo estagnar o crescimento demográfico.
O que eu não entendo nesta cidade é a dificuldade em se aceitar o fato de que o grande problema de Peruíbe não é o SUS local com as suas conhecidas deficiências, mas o desemprego de longa duração ao qual toda uma massa de trabalhadores tende a ficar novamente submetida, agora que os turistas se foram. Para piorar, neste ano não falta por aí muito peruibense jovem deixando a adolescência, e que como adulto, corre o risco de demorar um bocado de tempo para ter a experiencia de um emprego, uma carreira, uma vida profissional, enfim, essas coisas normais que fazem (eu acho que fazem) parte da vida de qualquer ser humano capaz de trabalhar. Essa mão-de-obra farta e subaproveitada tende a ser muito barata para possíveis empregadores, o que (como já disse em outras postagens), contribui para os baixos níveis salariais locais.
Como consequência disso tudo, é apenas normal que qualquer descontente revoltado troque um trabalho precário e bem pouco rentável por uma passagem de ônibus em algum veículo da Breda, Intersul ou Catarinense e simplesmente saia daqui."
POSTAGEM RECOMENDADA: "NÃO MIGRE DE PERUÍBE SE NÃO TIVER UMA OPORTUNIDADE CONCRETA"
MARCADORES: CARNAVAL EM PERUÍBE 2019, FERIADÃO, FOLIA, FOLIÕES, FIM DA TEMPORADA DE VERÃO, AUMENTO DO DESEMPREGO, REDUÇÃO DAS VAGAS DE EMPREGO, MIGRAÇÃO, MARÇO DE 2019
CARNAVAL: MINISTRA DAMARES ALVES TEM UM RECADO PARA VOCÊ #InfânciaProtegida - MARÇO DE 2019
MARCADORES:CARNAVAL EM PERUÍBE MARÇO 2019, CARNAVAL EM CURITIBA 2019, CARNAVAL EM ILHA COMPRIDA 2019, CARNAVAL EM BARRA DO TURVO 2019, CARNAVAL NO VALE DO RIBEIRA 2019, CARNAVAL NA BAIXADA SANTISTA 2019, GOVERNO JAIR BOLSONARO, MINISTRA DAMARES ALVES, DIREITOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, MARÇO, 2019
sexta-feira, 1 de março de 2019
PERUÍBE, ALAGAMENTO, CANAL DA AVENIDA UBATUBA - FEVEREIRO DE 2019
MARCADORES: CHUVAS EM PERUÍBE, ALAGAMENTOS, CANAL, AVENIDA UBATUBA, ENCHENTE, TRANSTORNO, RUA ALAGADA, QUINTA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO, 2019