quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

FORTE ENCHENTE EM PERUÍBE DEIXA 250 DESABRIGADOS - JANEIRO DE 2025




Temporal em Peruíbe, SP, deixa cidade alagada e mais de 200 desabrigados 

Defesa Civil emitiu um alarme sonoro pelo celular alertando sobre a chuva intensa e risco de alagamentos e deslizamentos. Governo estadual enviou caminhões carregados com ajuda humanitária para atender as vítimas na cidade.

Por G1 Santos

A cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo, amanheceu alagada devido ao forte temporal que mobilizou as autoridades entre quarta-feira (8) e esta quinta-feira (9). Segundo a Defesa Civil estadual, 250 pessoas estão desabrigadas devido os 244 mm de chuva registrados em 24h, volume superior aos 230 mm esperados para o mês.

Imagens aéreas da Defesa Civil obtidas pelo g1, mostram a cidade debaixo d'água. É possível ver vias públicas alagadas e as moradias invadidas pela água.

Em conjunto com o Fundo Social, o órgão entregou toalhas, colchões e água potável para os atingidos que foram abrigados temporariamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra e na EMEF Professora Maria Amélia Ribas Campilongo.

Na tarde de quarta-feira, a Defesa Civil estadual informou que o Governo de São Paulo mandou ajuda humanitária para atender as vítimas atingidas pelas chuvas na cidade com o envio de caminhões carregados com cestas básicas e kits de higiene pessoal, além de kits dormitório e limpeza.

O órgão estadual informou que o litoral paulista continua em estado de atenção para fortes chuvas nesta quinta-feira. Às 6h30, a defesa civil explicou que voltou a chover de forma consistente com intensidade moderada no município durante a manhã. Entre 5h30 e 6h30, houve registro de mais 33 mm de chuva.

A Defesa Civil enviou, na quarta-feira, um alerta sonoro via celular com uso da tecnologia Cell Broadcast para alertar os moradores sobre a situação. O recurso permite o envio rápido e abrangente de mensagens diretamente aos aparelhos, sem necessidade de internet ou aplicativos específicos. A ferramenta entrou em operação em 4 de dezembro do ano passado.

O objetivo do alerta é informar a população sobre o risco iminente, garantindo tempo à adoção de medidas preventivas e, consequentemente, redução de possíveis danos. O sistema também contribui para o alinhamento entre a Defesa Civil, autoridades locais e comunidade.

FONTE:G1 SANTOS









POSTAGEM RECOMENDADA: O RIO PRETO SERÁ DRAGADO?


MARCADORES: ENCHENTE EM PERUÍBE, FORTES CHUVAS NO LITORAL SUL PAULISTA, JANEIRO, 2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário